Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 08-03-2009, 16:50
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Smile Análise Semanal - EDP

A análise desta semana tem como protagonista a EDP. Curiosamente, a EDP também foi uma das protagonistas da "semana económica", após ter anunciado resultados acima do esperado e um dividendo de 14 cêntimos.
Quem costuma ler o que eu escrevo, sabe que sou um acérrimo defensor da política de não distribuição de dividendos, porque considero que o benefício potencial que daí advém é mínimo. Quando uma empresa distribui dividendos aos accionistas, o seu valor corrige na sessão seguinte de forma automática. Imaginemos que a distribuição de dividendos é feita hoje, com a cotação a 2,44€. Na segunda-feira, a cotação abriria a 2,30€, corrigindo automaticamente os 14 cêntimos que foram distribuídos aos accionistas! E o que acontece a esses 14 cêntimos? São distribuídos depois de sujeitos a uma taxação de 20%. Como sabemos, as mais-valias em bolsa são taxadas a 10%. Nos dividendos, sofremos o dobro da taxação! Então, o que ganha o accionista com a distribuição de dividendos? Na minha modesta opinião, nada... O grande beneficiado com essa política é mesmo o Estado.
Se o capital produzido pela empresa não tem onde ser reinvestido de forma a criar mais-valias para os accionistas (eu tenho sérias dúvidas, neste caso concreto), então que se proceda à recompra de acções próprias com esses excedentes, beneficiando assim muito mais os accionistas.
Perdoem-me esta pequena palestra sobre dividendos, é que eu continuo sem entender muito bem o porquê das entradas especulativas para a caça ao dividendo...
Sigamos então para a análise técnica!

Mais uma vez optei por fazer a análise desta semana no gráfico semanal. Tem sido uma prática regular nas últimas análises, já que o período de lateralização traz poucas novidades e tende a fazer-nos esquecer que estamos em pleno bear market.
Como é visível na imagem, também na EDP se tem vindo a formar um triângulo simétrico nos últimos meses. A falta de força ascendente durante a sua constituição foi notória pelas poucas abordagens à linha limite superior. Também os volumes foram concisos durante a consolidação, sempre decrescentes.
Estes factos permitiam antever uma quebra em baixa. Infelizmente não quebrou antes dos 3/4, o que lhe retira alguma fiabilidade. No entanto, a literatura é clara neste aspecto. Se um triângulo simétrico não quebrar antes do último 1/4 mantém a validade, apenas a projecção não é tão rigorosa já que o movimento perde fulgor.

Após a quebra, produziu 4 velas negras, com volumes crescentes. As últimas três produziram longas sombras inferiores, o que nos mostra a força compradora abaixo destes valores. Mesmo assim as cotações continuam a cair, e estas velas têm-se regido por lower-lows e lower highs. Até que esse padrão bearish seja contrariado, não podemos sequer pensar num ressalto.
Esse ressalto pode aparecerem em breve (a notícia da distribuição de dividendos pode ajudar a um ressalto, à semelhança do que aconteceu com a REN), mas não deverá ser esquecido que estamos em pleno bear market e todas as subidas são oportunidades para shortar. Uma subida até ao vértice deste triângulo constituiria uma óptima oportunidade de entrada curta, já que fica imediatamente antes do último máximo relativo. Este factor, aliado à resistência que o vértice dos triângulos simétricos proporciona, prometeria uma entrada com muito potencial. Quanto a entradas longas, ainda me parece muito cedo para falar sobre isso. Nada do que vejo actualmente me leva a pensar que estejamos perto de um ponto de viragem. Aguardemos, chegará o dia, mais cedo ou mais tarde.
Imagem Anexada
File Type: png EDP.png‎ (19,2 KB, 5 vistos)
__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias

Última edição de tiagopt : 08-03-2009 às 18:05.
Responder com Quote
  #2  
Velho 11-03-2009, 02:24
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Também sou da opinião que em pleno Bear Market as pessoas deveriam ter cuidado antes de se aventurarem na caça ao lucro fácil, e para as que planeiam entrar a longo prazo, estar com acções a vários anos, a análise aos fundamentais das empresas é importante também, e já no tópico do goldie [url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=2171#post2171[/url] em que já damos uma espreitadela pelos ganhos e dívidas das empresas também, podemos ver que a empresa não está tão bem assim. É tal como a PT, mais uma vítima dos bancos, eles preferem ganhar dividendos da EDP, e a EDP se quiser algo que peça empréstimos, e os bancos ganham com dividendos e juros todos os anos, já são centenas de milhões que a EDP paga ao ano de juros, e os bancos a alimentarem-se cada vez mais.

Se estamos num Bear Market, se a empresa não está tão saudável assim, e se a A.T. (aquela pela qual me guio a 100% sem mais nada para ganhos a curto e médio prazo) não dá sinais, para quê arriscar? E mesmo que desse, concordo, em tempos de perigo, todo o cuidado é pouco.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Análise Semanal - BCP tiagopt Fórum Geral 0 28-02-2009 19:54
Análise Semanal - Galp tiagopt Fórum Geral 0 22-02-2009 19:36
Análise Semanal - Sonae SGPS tiagopt Fórum Geral 0 16-02-2009 16:08


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 20:02.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters