Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 15-10-2009, 23:08
jmarques jmarques encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2009
Mensagens: 2
Por Defeito Principiante

Boa noite,
Como o título do tópico indica sou um principiante na Bolsa, tendo descoberto este fórum por pesquisa na Internet no qual tenho conseguido tirar muitas das minhas duvidas relativas a este tema.
Acabei há poucos dias de ler o livro "A Bolsa para Iniciados" (recomendação tirada de um tópico existem-te no fórum) e achei muito bom especialmente para quem (como eu) não tem qualquer noção sobre bolsa/mercados/investimentos..., comprei agora um outro livro "Ganhar na Bolsa" (do mesmo autor) que penso que me ajudará a aprofundar um pouco os meus conhecimentos, pois este também foi mencionado e recomendado num tópico deste fórum.
Ainda não me sinto, e sei que não estou, preparado para investir dinheiro em Acções, mas gostaria de começar a dar uns primeiros passos com dinheiro fictício, li algures um tópico onde se falava sobre isso mas não o estou a conseguir encontrar, alguém me poderia dizer como posso fazer isso? existem corretoras ou programas que permitem simular investimentos mas que não sejam pagas e tenha informação sobre a valorização/desvalorização das acções?

Eu apenas tenho conta no meu Banco mas este apenas permite transacções em dinheiro real e como já li os bancos não a melhor opção devido ás comissões que cobram de futuro irei abrir uma conta numa corretora para a minha carteira e vou me iniciar apenas no índices de Portugal e Espanha até ganhar alguma experiência.

Por ultimo estou com duvidas relativamente aos os sites que deva frequentar, pois no livro que li são feitas algumas recomendações e apresentados alguns, mas ainda não consegui obter informação deles, para por exemplo retirar indicadores correctos (PER, EPS,...)

Obrigado
Responder com Quote
  #2  
Velho 16-10-2009, 01:02
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por jmarques Ver Mensagem
Boa noite,
Como o título do tópico indica sou um principiante na Bolsa, tendo descoberto este fórum por pesquisa na Internet no qual tenho conseguido tirar muitas das minhas duvidas relativas a este tema.
Acabei há poucos dias de ler o livro "A Bolsa para Iniciados" (recomendação tirada de um tópico existem-te no fórum) e achei muito bom especialmente para quem (como eu) não tem qualquer noção sobre bolsa/mercados/investimentos..., comprei agora um outro livro "Ganhar na Bolsa" (do mesmo autor) que penso que me ajudará a aprofundar um pouco os meus conhecimentos, pois este também foi mencionado e recomendado num tópico deste fórum.
Ainda não me sinto, e sei que não estou, preparado para investir dinheiro em Acções, mas gostaria de começar a dar uns primeiros passos com dinheiro fictício, li algures um tópico onde se falava sobre isso mas não o estou a conseguir encontrar, alguém me poderia dizer como posso fazer isso? existem corretoras ou programas que permitem simular investimentos mas que não sejam pagas e tenha informação sobre a valorização/desvalorização das acções?

Eu apenas tenho conta no meu Banco mas este apenas permite transacções em dinheiro real e como já li os bancos não a melhor opção devido ás comissões que cobram de futuro irei abrir uma conta numa corretora para a minha carteira e vou me iniciar apenas no índices de Portugal e Espanha até ganhar alguma experiência.

Por ultimo estou com duvidas relativamente aos os sites que deva frequentar, pois no livro que li são feitas algumas recomendações e apresentados alguns, mas ainda não consegui obter informação deles, para por exemplo retirar indicadores correctos (PER, EPS,...)

Obrigado
Bem vindo,

Sim há melhores opções para investir do que em Bancos normais, há corretoras com custos e comissões bem mais apetecíveis e velocidade e sistemas e plataformas, etc.

Mas para testar, há muitas corretoras quer nacionais quer estrangeiras que permitem a abertura de contas demo para o cliente ver se gosta da corretora antes de investir dinheiro real.

Mas o cliente antes sequer de abrir uma conta dessas pode fazer algo mais simples. Levar o termo "paper trading" à letra. Nós estávamos a pensar em criar um sistema de simulação de carteiras aqui mas tal ainda não foi feito. Mas o paper trading é muito fácil de fazer.

Basta pegarmos num bloco de notas qualquer, ou melhor, numa folha de cálculo qualquer (como o Excel) e imaginarmos que começamos com uma quantia virtual como 10.000€ (abaixo de 3.000 4.000 euros não compensa tanto devido às comissões fixas). E a partir daí começar a simular ordens.

Queremos investir tudo em . Vemos o preço a que ela está no momento a que a vamos comprar, imaginemos 10€, vamos assim comprar umas 999 acções da PT a 10€ cada (9.990€) e juntamos uns 10€ de comissão fixa virtual e já está. Colocamos compra de 999 acções PT no dia X ao preço Y e com comissões Z. Passado uns dias queremos vender para partir para outra, colocamos o preço de venda, de X acções ao preço Y com comissão Z e ficamos com um total, e vamos simulando.

Ao fim de algum tempo (mínimo meses e com um mínimo de x ordens), poderão ver se se estão a safar nesse mundo, e com lucro. E se tiverem já várias ordens com um lucro mais ou menos constante será sinal de que já estarão a saber melhor o que fazem e aí já poderão procurar uma corretora para colocar dinheiro.

Mas apenas se já souberem algo de Análise Técnica de gráficos, analisar empresas, etc. Se virem que no paper trading ainda perdem dinheiro, é porque algo necessita ser corrigido ou necessitam de aprender ou praticar mais, e ficarão contentes por essas perdas serem virtuais e não reais.

Agora simulações em corretoras podem ser sim em tempo real, e mais realistas, mas a verdade é que servem mais para adaptação do futuro cliente à plataforma da corretora, porque no fundo o cliente está a fazer apenas o que faria num simples bloco de notas ou folha de cálculo, com a diferença que aprendeu a mexer na plataforma da corretora. É melhor para aprender a mexer na plataforma da corretora que gostámos mais mas não é preciso tanto trabalho inicialmente para praticar.

Aconselho no início uma simples folha de Excel. Até poderão fazer lá gráficos diários da evolução das vossas carteiras, etc.

O [url=http://www.canalforex.com/]Forex[/url] nisso é o ideal porque tem muitos softwares que nos permitem sem qualquer associação a qualquer corretora, simular compras e vendas em tempo real em câmbios, como o software [url=http://www.metaquotes.net/download/]Metatrader[/url], 100% gratuito e não tem associação a qualquer corretora. Mas a maioria das corretoras nacionais deverá ter contas demo, mas talvez seja útil um teste primeiro em puro paper trading.

Quanto aos indicadores EPS e PER, serão mesmo necessários? Esses indicadores são usados por quem investe mais a longo prazo, porque para ganhar dinheiro a curto prazo ou médio, mesmo que meses, o importante é mesmo a Análise Técnica, já que uma empresa pode estar quase falida e subir muito na Bolsa, e vice versa. Mas quem investir em mais longo prazo, já terá de apostar nas empresas com bons fundamentais, daí a Análise Fundamental das mesmas, e aí já interessarão mais os EPS, PER, etc.

Eu sou purista da AT e para mim tudo o que aconteceu no mercado já vem descontado nos gráficos, e o que acontecerá será possível de prever mais ou menos bem nos mesmos, e dispenso a 100% a Análise Fundamental. Ela só é usada a quem investe a mais longo prazo.

Agora a pergunta que se coloca é, serão mesmo necessários no caso em específico? Se sim há muitos sites sim mas essas informações poderão variar um pouco de site para site, e poderão alterar com o tempo, são valores que podem mudar muito e não serem bem exactos.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #3  
Velho 16-10-2009, 10:12
jmarques jmarques encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2009
Mensagens: 2
Por Defeito

Obrigado pela resposta, foi-me bastante útil.

Seguindo os conselhos indicados, vou então começar por realizar paper tradings numa folha em Excel, irei prestar então mais atenção á AT de forma a compreender melhor os seus conceitos e a sua aplicação, só mais uma questão relativamente á analise dos gráficos, sei que existe uma área neste fórum dedicada a analises técnicas (com bastante informação), mas a nível de softwares que sirvam de auxilio para eu realizar as minhas próprias analises (crias linhas tendência, suporte, resistência,etc) o Prorealtime?? será um site é indicado para estas analises?
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 12-11-2009, 10:15
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por jmarques Ver Mensagem
Obrigado pela resposta, foi-me bastante útil.

Seguindo os conselhos indicados, vou então começar por realizar paper tradings numa folha em Excel, irei prestar então mais atenção á AT de forma a compreender melhor os seus conceitos e a sua aplicação, só mais uma questão relativamente á analise dos gráficos, sei que existe uma área neste fórum dedicada a analises técnicas (com bastante informação), mas a nível de softwares que sirvam de auxilio para eu realizar as minhas próprias analises (crias linhas tendência, suporte, resistência,etc) o Prorealtime?? será um site é indicado para estas analises?
De nada, mas sim o paper trading é o ideal. E que tal (em termos de puro jogo) têm corrido os jogos no "Chart Game" que temos neste portal? Deu para se ter ideia do quão imprevisível é analisar mercados em tempo real?

Em termos de softwares há muitos, eu sou mais de [url=http://www.canalforex.com/]Forex[/url] (onde usamos coisas como o [url=http://www.metaquotes.net/]Metatrader[/url]) mas há locais online para análise técnica rápida. Por exemplo aqui, tal como em outros sites, temos um sistema que permite Análise Técnica interactiva, por exemplo: [url=http://www.bolsapt.com/analise-tecnica/MSFT/]Análise Interactiva Microsoft[/url].

Basta irem à nossa página de [url=http://www.bolsapt.com/cotacoes/]cotações[/url], escolhermos um índice, um activo, e clicarmos no seu ícone que iremos parar à página onde nos basta termos o Java da Sun instalado para podermos fazer análises técnicas interactivas online. Mas há muitos sites com sistemas parecidos.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Muitas Dúvidas - Principiante marcocosta Dúvidas & Ajuda sobre o Portal 12 05-11-2010 01:41
Dúvida de principiante: bolsa, pontos, euros..? cidadao Fórum Geral 4 15-09-2009 00:10
Ajuda para principiante hugpat Fórum Geral 3 07-11-2008 13:04
Principiante Exciliknite Fórum Geral 3 17-09-2008 21:44


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 12:02.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters