Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 27-04-2009, 22:04
ruifar ruifar encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2009
Mensagens: 1
Por Defeito Leilão Abertura/Fecho

Boa Noite,

Como se pode verificar sou novato.

Gostaria de receber informação de como funcionam os leilões de fecho e abertura, bem como qual a melhor estrtégia para tirar o melhor resultado dos mesmos.

Podem ajudar-me?

Obrigado

Rui R
Responder com Quote
  #2  
Velho 28-04-2009, 00:20
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por ruifar Ver Mensagem
Boa Noite,

Como se pode verificar sou novato.

Gostaria de receber informação de como funcionam os leilões de fecho e abertura, bem como qual a melhor estrtégia para tirar o melhor resultado dos mesmos.

Podem ajudar-me?

Obrigado

Rui R
Perto do fim da sessão dos mercados acontece o período de pré-fecho em que não existe negociação apenas acontece a entrada de ordens, e nesse período de tempo tenta-se achar um preço de equilíbrio, aliás não se tenta, acha-se mesmo de acordo com os algorítmos do sistema.

Esse algorítmo verifica os preços a que estão as ordens de compra e as de venda, os seus volumes, e verifica em que valor seriam compradas e vendidas mais acções, e escolherá esse volume para o preço final. Se a 10.01 fossem vendidas 1.000 acções, a 10.02 3.000, a 10.04 1.500 e a 10.05 500, o sistema iria colocar escolher o preço de 10.02, pois era aí que seriam efectuadas mais transacções. Claro que isto não obriga a que estejam essas acções em ordens a esse preço fixo, podem estar imaginem, à venda a 10.00 ou mesmo a 9.50 que seriam vendidas a 10.02 (melhor preço que o da ordem), e o mesmo se passa com as da compra. Ou seja, o sistema vê pura e simplesmente a que preço seriam transaccionadas mais acções e escolhe-o.

Nesse período não se transaccionam acções, não podemos andar a comprar e vender acções em tempo real como no horário normal. Esse período é salvoerro (estou meio desactualizado pois ando mais em câmbios) de uns 5 minutos.

Depois há em vários mercados do mundo uns mais tempo que outros os chamados "after hours" onde se fazem transacções de acções adicionais, negócios adicionais, ao preço calculado no leilão pelo sistema.

O leilão de abertura é parecido mas dura muito mais tempo, lembro-me que há muitos anos atrás era de 1 hora entre as 07:00 e as 08:00, hoje em dia ando desinformado sobre a hora certa mas, será certamente perto de uma hora, e às 08:00 o mercado abrirá com o preço de abertura definido com esse período de pré-abertura. Isto no nosso sistema, claro, pois noutros lugares do mundo o cenário muda.

No passado:

No passado, anos 90, e nos primeiros anos deste milénio, isto não acontecia. O mercado funcionava de forma normal até às 16:30, e podíamos influenciar o sistema até ao último minuto.

Eu, tal como muitos milhares de traders, preparam-se para tentar mandar ordens de 1 acção ao melhor preço nos últimos segundos da sessão, na esperança de fazer subir o preço.

Hoje em dia, temos de pagar ou uns 7 ou 10 ou etc euros por cada negócio feito, por isso não podemos andar a mandar ordens de 1 acção ao melhor preço porque nos faria perder o dinheiro, além de que não teria qualquer efeito no actual sistema de período de pré-fecho dos mercados.

Mas antigamente? Era uma maravilha. Imaginem que detínhamos acções de uma empresa cuja cotação tivesse um spread de 10 cêntimos, entre os 2.00€ e os 2.10€, um spread de 5%, e estivesse a 2.00€ pronta para fechar com subida de 2% (imaginem 1.97€ para 2.00€). O que eu faria nessa situação, há anos atrás quando não existia o período de pré-fecho, era preparar-me para nos últimos segundos (algo muito preciso com relógios acertados e alguns segundos antes a prever o delay da Internet na altura e até sistemas das corretoras), enviar uma ordem ao melhor preço de uma acção dessa empresa, uma compra ao melhor preço, algo ajudado por na altura não existirem encargos com as ordens de compra, tendo apenas uma comissão de 0.25% por cada ordem, o que numa acção de 2€ me faria pagar uns abaixo de um cêntimo!

Com sorte, essa ordem seria a última a entrar, e a acção fecharia não a 2.00€ mas sim a 2.10€, e fechando o dia com subida não de 2% mas sim de uns 12%. E os custos? 0.25% dos 2€ que tinha dado.

Muitas pessoas no passado com estas brincadeiras, acabaram por influenciar, por vezes sem saberem (pois deviam ser milhares de acções a entrar nos últimos segundos por muitas pessoas umas a comprar outras a venderem), o preço de fecho de uma acção.

Por vezes uma só pessoa fazia a acção fechar com 10% a mais do que era suposto caso existisse o período de pré fecho, e isto "sem custos".

Escusado será dizer que isto teria uma visibilidade muito grande para aqueles que chegam a casa e lêem o jornal e vêem que uma acção subiu 12% e pensariam que há rumores de algo e desatariam a comprar, etc.

Actualmente:

Actualmente uma "manipulação" com tostões das acções que cada um detinha, é impossível, quem o quiser fazer terá de ser com muito dinheiro, e o leilão de pré-fecho será mesmo uma arma muito eficaz contra este tipo de ataques nos últimos segundos. O ter-se de pagar comissões fixas de x€ por cada ordem é outra arma eficaz, ninguém vai andar a gastar rios de dinheiro em comissões a brincar com ordens de um acção, e mesmo que o fizesse, não funcionaria.

Agora como se pode ganhar com isso? Não estou a ver de momento, talvez apenas se a pessoa quiser mesmo comprar, e tiver a sorte de o preço ter ficado abaixo do que tinha em período de negociação e ter o negócio feito mais barato mas, de resto não estou a ver que grandes vantagens há hoje em dia em tirar proveito desse sistema, antigamente sim havia muitas.

Claro que não estou habituado hoje em dia a estar de olho nesse período por isso também me faltariam ideias mas duvido que haja algo que se possa ganhar com o dito cujo.

Quanto ao de pré-abertura, como na grande maioria das velas podemos ver que há sempre uma pequena descida antes de cada subida, e vice-versa, ou seja, que a grande maioria das velas tem sombras para os dois lados da vela, acho que também será raro haver vantagens em se darem ordens nos períodos de pré-abertura, acho que só o tenta fazer quem acha que será um dia sempre a subir e saiba algo mais que os outros.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 19:37.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters