Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 02-01-2010, 21:36
L.Bento L.Bento encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jan 2010
Mensagens: 1
Por Defeito Duvida Alavamcagem

Boas, sou novo no forum e neste mundo do trading. Estou a começar a "estudar" para poder comecar com o trading.

A minha questão é:
Se eu investir em alavancagem de 10/1, implica que ao comprar 20€, estou na realidade a comprar 200€ e se tiver lucro este lucro tambem vai ser 10x superior, certo?
Então se eu apenas tiver 20€ na conta, e perder nessa trade, fico em divida para com a plataforma, certo?
Responder com Quote
  #2  
Velho 02-01-2010, 22:34
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por L.Bento Ver Mensagem
Boas, sou novo no forum e neste mundo do trading. Estou a começar a "estudar" para poder comecar com o trading.

A minha questão é:
Se eu investir em alavancagem de 10/1, implica que ao comprar 20€, estou na realidade a comprar 200€ e se tiver lucro este lucro tambem vai ser 10x superior, certo?
Então se eu apenas tiver 20€ na conta, e perder nessa trade, fico em divida para com a plataforma, certo?
Olá L Bento,

A primeira parte do raciocínio está correcta. Se tiveres lucro, o lucro será 10x superior. A segunda parte não. Só perdes o que tens (a menos que tenhas um tipo de contrato que te permita disponibilizar crédito ou algo do género, ou se fores apanhado em gap up/down desfavorável entre sessões). A questão é: Se investisses em acções, para perderes esse 20€, o título teria de falir. Se estiveres alavancado, e segundo o teu exemplo, basta uma movimentação de 10% para te fazer ter uma perda de 100%. Neste caso nem seria muito mau,já que o teu exemplo é com uma alavancagem relativamente ligeira. Em Forex, por exemplo, podes ter alavancagens superiores a 500x, o que significa que, com 20€ investidos ao máximo, qualquer movimentação do mercado te atiraria para fora com perda total.
O meu conselho é que não utilizes alavancagens superiores a 3 ou 4x em relação ao que queres perder.
Senão, mais vale apostar os 20€ no euromilhões. Tenho um artigo que um dia escrevi sobre alavancagem, se o encontrar depois posto aqui.
Espero ter ajudado.

Abraço,
Tiago
__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Responder com Quote
  #3  
Velho 08-01-2010, 00:46
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por L.Bento Ver Mensagem
Boas, sou novo no forum e neste mundo do trading. Estou a começar a "estudar" para poder comecar com o trading.

A minha questão é:
Se eu investir em alavancagem de 10/1, implica que ao comprar 20€, estou na realidade a comprar 200€ e se tiver lucro este lucro tambem vai ser 10x superior, certo?
Então se eu apenas tiver 20€ na conta, e perder nessa trade, fico em divida para com a plataforma, certo?
Bem vindo,

Eu concordo com o TiagoPT, alavancar a mais do que 3 ou 4X é muito mau. Eu costumo dizer que, se mesmo sem alavancagem é possível fazer na Bolsa uns 100% num mês, e se quem fizesse 10% ao mês seria um Bill Gates em poucos anos, então teóricamente, investir a 1/1 já poderá ser difícil para muitos, quanto mais a 4/1 ou 10/1 ou 20/1 etc. Quanto mais alavancarem mais rápido perdem o dinheiro, pois todos falham e mais cedo ou mais tarde, vem a falha, e quanto maior a alavancagem, mais rápido ficamos sem o dinheiro.

Antigamente, nas acções, não havia total segurança, e já me aconteceu a mim ter contratos de futuros PT, na altura a uma alavancagem de uns 13 para um (PT a 13€ em contratos de 100 acções a 100€, dando 1300€ para 100€ de alavancagem), e eu não dei stop loss na altura (stops que poderiam não ser executados bem se não houvesse liquidez). Um dia não pedi para ficar quadrado (fechar posições) a tempo, e perdi mais do que lá tinha na ordem ou seja, perdi perto de 160%, ou seja todo o dinheiro da ordem e algum de fora.

Hoje em dia as corretoras têm seguranças (convém é informarmo-nos de como são, se são stops garantidos etc), mas se os mercados não forem líquidos o suficiente os stops poderiam não ser executados bem, daí convém alavancar só em mercados mais líquidos. Claro que as corretoras têm protecções como o TiagoPT falou acima. Hoje em dia ninguém anda a perder mais do que investe devido a essas protecções.

Se forem em mercados como o Forex, com triliões de Volume, então mesmo que queiramos fechar centenas de milhares de euros numa ordem, é fechado de forma rápida e sem nos fazer perder dinheiro por ser um mercado líquido. Por norma as corretoras de Forex estabelecem uma margin-call, ou 50% ou 80% algumas vão aos 90%, quer dizer que se as perdas chegarem à margin call, eles fecham a ordem e ficamos com o dinheiro que sobra na mão, ou seja, se tivermos 1.000€ investidos a 10/1 de alavancagem, com margin call de 50%, e o câmbio cai 5% de repente (muito difícil no Forex hehe), perderíamos nesse momento não 5% mas sim 5%*10 ou seja 50%, mas como atingiríamos a margin-call de 50%, ela seria executada, a ordem fechada. Assim ficaríamos com a ordem fechada, 500€ na mão e 500€ perdidos. Teríamos de voltar a investir esses 500€ e ganhar 100% (500€) para voltarmos aos 1.000€ iniciais, ou seja perdemos 50% temos de ganhar 100% para recuperar o dinheiro inicial.

Escusado será dizer que se a margin call for por exemplo de 80%, e as perdas chegarem aos 79% mas não aos 80%, a margin call não é executada, e se o câmbio recuperar, tivemos sorte e pode ser que recuperemos o dinheiro, mas se tocar nos 80% a posição é fechada.

Claro que tal como o TiagoPT bem disse, não se deve investir com alavancagens tão altas, por isso quem andar com 80% de prejuízo é porque se anda a arriscar demasiado.

Bom Ano
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Dúvida sobre TAE zetorres Banca e Créditos 5 20-04-2015 09:07
Alguma dúvida perguntem-me :-) vset Análise Técnica 12 05-03-2010 15:23
Dúvida lsilva04 Dúvidas & Ajuda sobre o Portal 1 05-01-2010 00:10
dúvida sobre dividendos xyax Fórum Geral 2 15-05-2009 08:13
duvida na bolsa x_dragoner Dúvidas & Ajuda sobre o Portal 1 21-11-2007 20:53


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 17:01.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters