Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa

Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa (http://www.bolsapt.com/forum/index.html)
-   Fórum Geral (http://www.bolsapt.com/forum/forumdisplay.html?f=2)
-   -   Mercados ainda em chamas (http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=305)

Crashh 09-10-2008 20:23

Mercados ainda em chamas
 
2 Ficheiro(s) em Anexo
Quebra no fim da sessão de hoje novamente...

Dow Jones Industrial Average (^DJI) 8.579,19 21:07 -678,91 -7.33%
S&P/TSX Composite (^GSPTSE) 9.480,72 20:55 -575,59 -5.72% 10.282,72
NASDAQ COMPOSITE (^IXIC) 1.645,12 21:10 -95,21 -5.47% 1.766,25 1.787,41
NASDAQ-100 (DRM) (^NDX) 1.275,10 21:10 -55,51 -4.17% 1.349,55 1.369,77

E assim terminou mais uma sessão.

Claro que pareço muito pessimista por estar sempre a dizer "isto vai arder tudo", mas continuo a achar que as coisas são piores do que o pessoal pensa. Isto não é o crashito que houve no início do milénio, é o início de uma recessão que poderá ser muito grave, e considerada por muitos como pior que a dos anos 20 e 30 que está a nascer.

Não digo que brevemente não tenhamos algumas subidas de recuperação mas voltarão a caír no futuro a meu ver. Abro este tópico para alertar o pessoal de que encarem estas quedas não como um pequeno crashh mas como uma crise à qual ainda não saberemos as consequências da mesma.

Reparem também que apenas deu a queda-mor após os mercados Europeus fecharem. Amanhã logo se verá as consequências por cá. Noto que não houve força por parte dos bulls do mercado para puxar tudo para cima, e pelos vistos falta de confiança em voltar a comprar novas acções.

A história do "quando está tudo pessimista os mercados sobem pois vira tudo bull" nem sempre resulta, porque há alturas que o pessoal fica pessimista e com medo de entrar novamente. Acho que com os avisos de uma crise grande às portas, começam a ficar todos com medo de voltar a apostar nas subidas mesmo que pareça que vá tudo subir. Começa a ficar arriscado apostar nos ressaltos, se virem as poucas subidas a meio das quebras que temos tido, não têm sido muito fortes ou duradouras...

Reparem nas quebras de já mais de 20% em 2 semanas. Com as restrições do short selling incluídas.

Quebras em Gráficos Intraday (fechos a mínimos do dia):

mpcgomes 09-10-2008 21:15

Não sou tão pessimista...
 
Que está mau é um facto, mas será que o mundo da finança e economia não aprendeu nada nestes últimos 100 anos ? :ybatty: Vão ter de agir forte e feio, tem de haver uma consertação de esforços financeiros a nível mundial para segurar o barco, se assim não for acaba-se com um modelo económico que irá ter grandes repercussões a nível social, isso é que é assustador...suícidios, homicidios em consequência dos desiquilibrios sociais e económicos cada vez mais acentuados, ainda a semana passada nos EUA um gestor matou toda a familia e suicidou-se de seguida por estava falido....espero que estejas errado na tua projecção , agora que está a ficar feio,muito feio é uma realidade...mas isto é mais um ciclo da história ...pode ser é o pior de sempre...esperemos que não,

é preciso é calma e saúde,

thanks pelas análises sempre preciosas de alguém mais experiente,

Crashh 09-10-2008 22:06

Citar:

Criado Inicialmente por mpcgomes (Mensagem 917)
Que está mau é um facto, mas será que o mundo da finança e economia não aprendeu nada nestes últimos 100 anos ? :ybatty: Vão ter de agir forte e feio, tem de haver uma consertação de esforços financeiros a nível mundial para segurar o barco, se assim não for acaba-se com um modelo económico que irá ter grandes repercussões a nível social, isso é que é assustador...suícidios, homicidios em consequência dos desiquilibrios sociais e económicos cada vez mais acentuados, ainda a semana passada nos EUA um gestor matou toda a familia e suicidou-se de seguida por estava falido....espero que estejas errado na tua projecção , agora que está a ficar feio,muito feio é uma realidade...mas isto é mais um ciclo da história ...pode ser é o pior de sempre...esperemos que não,

é preciso é calma e saúde,

thanks pelas análises sempre preciosas de alguém mais experiente,

Viva,

É assim é óbvio que não desejo nada que isto aconteça, mas é preciso sempre haver um pessimista em cada fórum, alguém que olhe para o lado negro das coisas e avise o pessoal de que ele existe. ;)

Os suicídios ainda hoje ou ontém abri um post a falar sobre o aumento dos suicídios que já está a existir no Japão, mas também os coitados trabalham 7 dias por semana, 2 semanas de férias por ano, mais de 12 horas ao dia, ninguém aguenta viver feliz assim muito tempo.

Claro que hoje em dia o mundo é muito mais unido, temos já aprendido com lições do passado, e estamos a tomar medidas para contornar a situação, e faremos isso melhor do que na grande recessão, esperemos que corra tudo bem. E é preciso optimismo (quando falo em optimismo não me refiro a comprarem muitas acções agora hehe) e esperar que tudo melhor, energia positiva é que é preciso. Eu espero que isto melhore tudo, só que, claro está, acho que é melhor haver sempre uma "ovelha negra" como eu a falar que isto vai cair, ou seja, ainda para mais se for mesmo isso que penso e ser sincero comigo mesmo, pois acho que isto é muito grave há já uns tempos.

Mesmo que se tomem medidas e resultem, vamos demorar um bom bocado de tempo para voltar ao que éramos, e acho bem que o sistema mude, capitalismo sim mas não selvagem, deverá ser um mais do género que temos em Portugal (não se riam), apenas no sentido de ser com intervenção do Estado, mas claro, melhor que o nosso.

Agora e se não resultarem as medidas?

Imaginem cada vez mais pessoas no desemprego (está a acontecer), cada vez mais empresas a falir, por isso cada vez mais pessoas a não pagar os empréstimos (vejamos as subidas da Euribor, a descida da taxa de juros de referência não irá pressionar a Euribor a baixar né, foi mais tipo exemplo), pessoas a ficarem sem casas, bancos a executarem hipotecas, as casas já não valem 1/2 ou 1/3 do que valiam antes, pessoas ficam sem casas e os bancos não recuperem o que perderam nem conseguirão nunca vender as casas, bancos não emprestam dinheiro, empresas e particulares sem dinheiro, em Portugal a nossa taxa de endividamento é bem superior aos 100% per capita, bancos a falir, e voltamos ao início, empresas a falir, mais desemprego, menos pessoas a pagar empréstimos, etc...

Acho que basta que a situação seja má durante um tempo suficiente sem que nenhuma medida faça efeito, para que seja uma bola de neve enorme que se tornará cada vez maior até chegar ao fundo.

Claro que isto é uma hipótese pessimista. Pode tudo correr bem. ;)

Mas fica na mesma o meu aviso como "ave de agoiro" que estou a ser aqui no fórum, faz sempre falta uma. :lol:

Crashh 09-10-2008 22:30

Bolsa de Nova Iorque fecha em clima de «pânico total»
 
Já agora:

Citar:

Bolsa de Nova Iorque fecha em clima de «pânico total»

Pela sétima sessão consecutiva, Wall Street encerrou no vermelho, com o Dow Jones, principal índice da bolsa nova-iorquina, a perder 7,33 por cento, atingindo o nível mais baixo desde 2003, enquanto o Nasdaq perdeu 5,47 por cento.
Um corretor, citado pela agência de notícias France Press, limitou-se a dizer que estes resultados demonstram o clima de «pânico total», vivido esta quinta-feira em Wall Street.

A sétima descida consecutiva registada na Bolsa de Nova Iorque acontece no mesmo dia em que a administração Bush anunciou um reforço do plano Paulson, revelando a intenção de comprar participações em diversos bancos norte-americanos.
In [url=http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1025246]TSF[/url]

Citar:

Administração Bush vai reforçar medidas para apoiar bancos

A administração Bush anunciou, esta quinta-feira, que vai comprar participações em vários bancos para conseguir aliviar, de uma forma mais rápida, a situação dos bancos penalizados pela crise financeira que o país atravessa.
Apesar de não se enquadrar Plano Paulson, que prevê injectar 700 mil milhões de dólares nas instituições financeiras, esta medida permite reforçar esse plano de salvamento.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos deixou a garantia que o plano de resgate não vai impedir novos avanços em instituições bancárias.

Henry Paulson defendeu ainda que os governos devem continuar a trabalhar em conjunto para aumentar a liquidez do mercado. Uma ideia que também foi defendida, esta quinta-feira, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
In [url=http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1025185]TSF[/url]

Crashh 10-10-2008 07:57

O mercado continua a arder...

Mais uma vez, comecem a ver isto não como um Crash mas sim como uma RECESSÃO. Continuo a ver o pessoal optimista com as subidas etc e a ouvir conselhos maus na TV a dizer para comprar acções aos montes.

Isto não é um Crash como no início do Milénio. É uma grande Recessão que vem aí. Volto a repetir, o mercado está a arder, e vai continuar a arder mais uns tempos até tudo estabilizar. Poderá levar largos anos a tudo ficar bom. Podem ganhar dinheiro com pequenas subidas mas tenham muito cuidado com isto.

Comecem a ver isto como uma Recessão e não um Crash.

O Japão hoje caíu mais 10% e eles não estão tão expostos ao subprime como nós...


Concluíndo, encarem isto como uma Recessão, e nas Recessões todo o cuidado é pouco. Como disse em tempos por aqui, poderá ser tão mau ou pior que os anos 20/30.

berrio 10-10-2008 10:53

Já agora, uma palavra aos que estão a tentar entrar.

Não querendo dizer que isto não é um fundo (ainda não conseguimos encontrar um fundo devido à brincadeira do ban do short selling, que tirou uma porca da engrenagem), só umas notas de cautela e atenção:

1. Nesta semana, suas excelências do Tesouro, como se não tivessem já feito porcaria o suficiente, decidiram correr com a malta que tinha obrigações. E quando eu digo correr, é mesmo correr: encher o mercado de obrigações com uma hora de aviso. Duas vezes (Quarta e Quinta). Resultado prático? Se os mercados já estavam "enquinados" ainda mais ficaram. As obrigações do tesouro cairam a pique, mas muitos fundos, companhias de seguros e bancos usam estes instrumentos como cobertura de risco. As obrigações do Tesouro mandaram um mortal encarpado em direcção ao chão, forçando ainda mais perdas num sistema que já está saturado.

2. O ban ao short selling fez-se sentir esta semana em peso. Graças ao ban, houve um banho de sangue em Setembro, entre os hedge funds. Resultado: os investidores fugiram, e na última semana estes tiveram de devolver o dinheiro. Ou seja, vender activos num mercado sem fundo. Foram 350 mil milhões que foram literalmente "despejados".

3. A garantia de Fed ao mercado de papel comercial fez o mercado pensar que agora eram os EUA que tinham o risco, logo, começaram a fugir das obrigações e outros activos (isto no inicio da semana, depois na quarta fazem a "piada" descrita em 1.)

4. Não suspenderam o mercado de Credit Default Swaps. Hoje é o leilão destes seguros sobre as obrigações da Lehman Brothers. Se correr como previsto - preço 0,12 centimos por seguro - quer dizer que muitos bancos vão sofrer uma sangria de 400 mil milhões de euros em dinheiro (nota de rodapé: este é uma das principais razões para os bancos não emprestarem dinheiro uns aos outros: ninguém sabe a quem bai calhar a fava).

5. Um falhanço total das operações de Repo ontem. Operações de Repo são operações onde a Fed troca Tresuries por cash, ou o mercado entre si faz o mesmo. Normalmente, existe um indicador (failures) que deve andar a rondar o zero. Ontem, esse indicador chegou aos 2,5 biliões (12 zeros), ou seja, os bancos estão a agarrar-se a activos liquidos, cash e equivalentes (OTs) como se a vida deles dependesse disso! É provável que a Libor hoje abra a 5+%.

Isto foi na semana que está a acabar. O show de incompetência do último ano é ainda pior... e ainda nem financiaram o "bailout Paulson" - o que vai ser bonito de ver, dado que se o mercado já estava saturado de obrigações agora está tudo desconfiado por causa das brincadeiras do Tesouro ontem e hoje. E, pelos movimentos do Yen e do euro, suspeito que os asiáticos e europeus estão a tirar as suas poupanças dos EUA... o que retira mais um pé ao mercado.

Ou seja, em pouco mais dum mês, entre o Plano Paulson e outras ideias "brilhantes", transformou-se mercados liquidos e funcionais em shows de terror com o sangue para acompanhar...alguma cautela é aconselhavel, para os "bottom fishers".

[E para os mais "apocalipticos": não, o mundo ainda não vai acabar!]

Crashh 10-10-2008 11:53

Curti o mortal encarpado das obrigações :lol:. Mas é mesmo essa a verdade tou plenamente de acordo, os bancos têm medo de emprestar dinheiro aos outros porque não sabem mesmo a quem calha a fava.

Os bottom-fishers acabarão por encontrar de vez em quando alguns pontos de entrada, mas ainda falta para o bottom grande que será o fim disto tudo, pois não imagino numa recessão andar pessoal a comprar acções e valorizá-las. Por isso não antevejo subidas nos próximos tempos continuadas, tirando pequenos ressaltos a grandes quedas (todas as quedas tem as suas subidas de ressalto).

Agora também acho que não é o fim do mundo, e duvido que venha aí um Mad-Max, mas tenham cuidado. :lol:

mat1983 10-10-2008 11:55

Bérrio o mundo não vai acabar, isso é verdade...Mas vamos deixar de o conhecer, como o conheciamos.

Nada mais voltará a ser igual!

abraço

berrio 10-10-2008 11:59

A questão é que falta uma porca fundamental para o "bottom fishing": os especuladores

Neste ambiente quem é que compra? Os investidores de longo prazo não são. Esses pensam em retorno do capital, não em retorno sobre o capital. Os pequenos traders também começam a ter medo. Contas reduzidas a 1/2 introduzem grande conservadorismo num trader.

Quem sobra? Os short sellers e os especuladores profissionais (hedge funds).

Mas onde é que eles "andem"?

Com o ban ao short selling, os hedge funds perderam 150 mil milhões (que é que dizes a um gestor de hedge fund que não consegue shortar? "Um big mac, sff"!). Essas perdas induziram redempções dos investidores. Ao todo, a sangria chegou aos 500 mil milhões. São 500 mil milhões que seriam utilizados por estes especuladores para ir à procura de "acções baratas, cheias de medo e bem coladinhas ao chão". Os short sellers iam tomando lucros, e isto abrandava o preço, o short sellers começavam a cobrir mais depressa, os hedge funds entravam mais e induzias um"short squezze" (aqueles rallies de 1000 pontos no dow). Ai, os investidores mais tradicionais pensavam "uff...ainda bem que alguem [que não eu] apanhou a faca...agora vamos lá ver os saldos"...e voilá: metes um fundo....

Problema tecnico: as autoridades e os politicos partiram a espinha ao agente errado: os especuladores!!!! Faltam as sanguessugas que adoram medo. Ou não têm dinheiro ou estão tao queimadas que tao cedo nao voltam a meter os pés...

Entretanto, enquanto não limpares os medo no mercado de papel comercial, não resolves nada. Alguém conhece algo mais contagioso que o Medo num mercado?

A única solução para um bounce - ainda que com vida curta, e não entrando na questão das acções que deveriam ser tomadas pelas autoridades, que já bati o suficiente nisso - era uma sexta-feira de expiração de opções com shorts ao barulho. A próxima é dia 19 (próxima sexta-feira). Agora, se tu conseguires que os shorts entrem nesta carruagem e fiquem até sexta, e se tu anunciares, no pre-open de sexta feira uma acção "convicente" (nem tem que ser muito realista), e se tu tiveres shorts suficientes, tu induzes um short squezze!
Ai, se os investidores comerem, entram, e o short squezze vira bear market rally.

O problema é que há aqui muitos "ses". A outra opção, que já começa a ser falada, é uma "bank holiday" de uma semana e fechar mercados. Mas ai, é bom que a SEC, a Fed e o Tresury atinem duma vez! Senão, voltamos à mesma lenga lenga...

Filfangio 10-10-2008 13:24

Boas Berrio,

Gosto muito dos seus comentários, penso que tem toda a razão quanto à situação económica actual. Penso que uns dias de férias faría bem a todos..será que todos querem parar com as perdas? ..hum parece-me que haverá sempre alguém a ganhar com a queda..

Mas este governo dos EUA que parece que mete sempre o pé na poça, cada vez que intervém no mercado, podería de uma vez por todas apoderar-se da bolsa(s) e assumir de uma vez por todas, com as melhores das intencções e tomar uma posição SÉRIA quanto a esta crise.

Não é para isso que governam??
Se nos meteram a todos nisto vão ter que nos tirar, pois foi este governo que levou ao fundo (ainda que não teha chegado) a ecónomia mais forte do mundo! :eek:

berrio 10-10-2008 14:37

Começou o leilão das CDS da Lehman Brothers:

Recovery: 9.75
Net Open Interest: $4.92 billion to sell
Source Creditex/Markit

Lembrem-se que o recovery price da FNM e da FRE, rondou os 92. A 9,75 na LEH, estamos a falar de uma perda acima de 90% para os obrigacionistas, e esse dinheiro vai ser coberto pelos originadores das default swaps (Com um recovery de 12, estamos a falar de 400 mil milhões de euros a "saltar" e ninguém sabe quem vão ser os "felizes contemplados" até ao acerto de contas).

Leilão termina às 19h (GMT)

Crashh 10-10-2008 15:21

Há site para acompanhar? :)

berrio 10-10-2008 15:24

Nop, tens de ter conta paga na Markit.

Mas podem tentar acompanhar no blog [URL="http://www.aleablog.com/"]Alea[/URL]. Ele costuma fazer updates.

E para quem não percebeu o "net open interest", este tipo de coisas funciona por leilão. Há um bid inicial, e isso dá-vos um preço, e um net open interest (longos - curtos). Para o leilão liquidar é preciso net open interest de zero (longos = curtos), logo o "leiloeiro" vai anunciando vários preços sucessivamente até termos net open interest = 0.

No caso, temos net open interest negativo. Há mais curtos que longos, logo o preço terá de ser acertado abaixo... o que neste caso não é muito bom.

Crashh 10-10-2008 18:41

Parece recente mas parece muito útil.

berrio 10-10-2008 18:51

Já agora, os resultados finais do leilão da LEH:
Recovery: 8.625
The seller of protection pays (100-R) = 91.375
Source Creditex/Markit

Esperava-se um recovery ratio muito baixo de 12 centimos (o que implica 400 bln USD), mas não tão baixo. Viva o Level III accounting? :voodoo: [Por norma, uma empresa como a LEH deveria ter um Recovery a rondar os 60 a 80].

megATrader 15-10-2008 01:19

Pessoal, neste momento muito sinceramente nem sei no ke acreditar, não há análise tecnica ou fundamental ke valhe...:yrolleyes:

as bolsas estão completamente à deriva...:yfrown:.

Crashh 15-10-2008 01:46

Citar:

Criado Inicialmente por megATrader (Mensagem 1050)
Pessoal, neste momento muito sinceramente nem sei no ke acreditar, não há análise tecnica ou fundamental ke valhe...:yrolleyes:

as bolsas estão completamente à deriva...:yfrown:

Desde já as boas vindas.

Estava a postar uma resposta no tópico [url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=1051&posted=1#post1051[/url], onde até referi um outro tópico sobre [url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=342]Comparação da Crise actual com outras[/url], que fala do que penso.

Sem querer continuar a dizer "isto vai arder tudo" como tenho feito há semanas, especialmente por já termos caído o suficiente para se poder pensar que o fundo poderia estar aí, eu continuo a acreditar fortemente que iremos ter mais quebras. A minha convicção era tanta que me levava a dizer na 2ª Feira que terça o Nasdaq iria fechar o gap e se ficaria por ali, apesar das euforias das compras. Mas posso estar super errado, não aconselho ninguém a agir consoante a opinião de uma pessoa apenas.

O estado em que estamos é de certa forma a meu ver pior do que o dos anos 20/30 nos USA (em que estamos, refiro-me aos USA, e nós por arrasto, etc), e nem caímos ainda metade do que naqueles anos.

Só que eu tenho apenas uma opinião como qualquer outra, quem disser que poderá começar a subir tudo, até poderá estar certo, ou seja, como ninguém consegue prever o futuro, só nos restam hipóteses e saber lidar com elas.

É aqui que entra em funcionamento a ideia de que "duas cabeças pensam melhor que uma" e a troca de opiniões poderá levar-nos a algum lado, mas pelo menos um apoiante das quedas têm aqui, defendo que os mercados irão cair mais no futuro. Talvez não tão rápido, e mais devagar, irem "morrendo" leve e calmamente com o suave afastar dos investidores, ou com alguma força, mas que não ficaria por aqui eu acho que não fica.

A minha opinião está expressa na minha primeira resposta deste tópico [url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=978]O Momento da Verdade[/url].

Aqui podemos ver o que penso disto tudo. Aquele vídeo parece sensionalista, mas lembrem-se que são factos reais, aconselho a sua visualização.

Estamos com tudo muito mal mesmo, a grande diferença é que desta vez eles estão a tomar medidas em força para evitar outra Grande Depressão, mas... Será que conseguem? A minha opinião é não. E como pode haver um bull market cheio de subidas com as pessoas sem dinheiro, economias a ruir, Islândia em corridas aos supermercados pois dependiam muito de importações e a sua moeda já não vale nada, etc. Na melhor das hipóteses lateralizavamos uns belos tempos, mas eu sou mais pessimista, acho que o caminho será mais para baixo, apesar de poder ser mais lento.

Agora a meu ver, a A.T. a longo prazo ainda não deu um sinal forte de compra (não me refiro a curto prazo), ou seja, ainda nada nos gráficos me faria apostar forte numa inversão. A curto prazo em dias ou semanas era possível sim. Agora em Fundamentais temos esse tópico com esse vídeo que aconselho a ser visto. Fundamentalmente o que temos de bom? Acho que ambas as análises são pessimistas.

Resta saber se conseguem voltar a trazer confiança às empresas, bancos, especialmente aos investidores, pois um mercado destes sem confiança não vale nada, e é como estamos.

Crashh 15-10-2008 20:06

4 Ficheiro(s) em Anexo
Conforme esperado, as subidas dos últimos dias não passaram de um pequeno ressalto, no NDX não serviu para mais do que fechar um gap milimétricamente no gráfico, e os efeitos reais da crise já se começam a notar nos mercados. Como seria de esperar, os mercados voltam a cair, e a verdade é que, na melhor das hipóteses não cairiam muito a meu ver, e não existiriam hipóteses super optimistas de começar a subir tudo sem parar e começar um novo bull market.

A pior das hipóteses, claro está, é o crash ser maior que o dos anos 20/30.

Tal como é óbvio, de que serve os bancos terem mais confiança uns nos outros e já poderem emprestar dinheiro novamente, se já ninguém pode comportar mais empréstimos? As pessoas estão sobre-envididadas, as vendas vão cair, casas cairem, hipotecas aumentarem, desemprego subir, etc. Acho que levaremos uns tempos até a economia estar de novo em forma.

Até lá continuo a achar, novamente, que ou isto fica por aqui e cai ligeiramente, ou voltamos a quedas mais fortes. Subidas para tão cedo, não.

Há pouco distrai-me e abri novo tópico sobre isto mas acho que o melhor seria eu ter falado por aqui para não me dispersar muito, de qualquer das formas o outro tópico era o [url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=1055#post1055]Recessão começa hoje oficialmente nos USA[/url].

Fica aqui mais uma notícia:


A JP Morgam com a sua queda de lucros de 84% lá continua a mostrar o estado muito débil dos bancos em geral.

Enfim continuo a achar que está tudo muito mau, e que não existem bull markets com as pessoas sem dinheiro, a viver mal, e a pouparem tudo o que podem para a crise, e muito menos sem confiança ou optimismo nos mercados. O velho dizer de que "quando tudo está já pessimismo não há lugar para novos pessimistas e os preços só podem subir", só funciona quando, as pessoas realmente querem voltar aos mercados, e eu acho que com esta crise, as pessoas durante uns tempos não vão ter vontade de andar a investir em força e criar um bull market.

Aliás, acho que não faz qualquer sentido um bull market em tempos de crise global. Seria contra-natura. Mas é como digo, na melhor das hipóteses, acho que isto pode tudo lateralizar um pouco (mas caindo ligeiramente), ou na pior, nem quero pensar. Mas acho que devemos ser um pouco realistas novamente.

Algumas cotações do dia:

S&P 500 INDEX - [Ticker: ^GSPC] Variação -90,35 (-9.05%)
[url=http://www.bolsapt.com/resumo/%5EGSPC/intraday/]Gráfico S&P500 Intraday[/url]

NASDAQ-100 (DRM) - [Ticker: ^NDX] Variação -120,36 (-8.82%)
[url=http://www.bolsapt.com/resumo/%5ENDX/intraday/]Gráfico Nasdaq Intraday[/url]

Dow Jones Industrial Average - [Ticker: ^DJI] Variação -733,48 (-7.88%)
[url=http://www.bolsapt.com/resumo/%5EDJI/intraday/]Gráfico Dow Jones Intraday[/url]

Cotações ordenadas por variação ascendente:
[url=http://www.bolsapt.com/cotacoes/indices/ordenadas-por/variacao-percentual-ascendente/]Cotações Índices[/url]

A já sabem, continua os mercados continuam em chamas e ainda existe muita matéria para arder, vamos a ver se os bombeiros conseguem evitar que arda tudo. ;)

Amanhã já sabem... o que acontece...

Crashh 15-10-2008 21:11

Estava no Google à procura de coisas que me demonstrassem o sentimento de muitos neste momento, e procurei por:

"new great depression", e vi isto:
Resultados 11 - 20 de cerca de 40.100 para "new great depression". (0,33 segundos)
([url]http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=%22new+great+depression%22&start=10&sa=N[/url])

Sem aspas:
Resultados 1 - 10 de cerca de 6.470.000 para new great depression. (0,08 segundos)
([url]http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=new+great+depression&meta=[/url])

Já há 40.000 sites que contém os termos completos "new world depression".

É já algo aceite de forma generalizada no mundo, a de que esta poderá ser a nova grande depressão.


Fica aqui uma notícia da Russia Today chamado de "Great Depression v2.0?" ("Market Mayhem"):


É engraçado neste vídeo acima, ver já um jovem a vender maçãs a 1 dólar, vestido da mesma forma que na Grande Depressão dos anos 30. Claro que ele não é obrigado a estar ali, e vende assim como forma de marketing pessoal também mas, é engraçada a associação inevitável que tiro dela.

Outro intitulado de "The Great Depression 2.0":


É como tenho dito, se com a economia como esteve nos últimos anos não fomos muito longe, duvido muito virmos a ter um bull market nestas condições em breve, agora que estamos pior que nunca.

:cool:

Crashh 16-10-2008 04:12

1 Ficheiro(s) em Anexo
Mais um dia de queda brutal no Nikkei.

Não esperem um belo dia de sol nos mercados. ;)

Crashh 16-10-2008 12:40

Bolsa cai mais 4,5% com todos os títulos em queda
 
1 Ficheiro(s) em Anexo
Citar:

Criado Inicialmente por Crashh (Mensagem 1066)
Mais um dia de queda brutal no Nikkei.

Não esperem um belo dia de sol nos mercados. ;)

Citar:

A bolsa nacional mantém a tendência de queda da sessão de ontem seguindo a negociar com todos os títulos em terreno negativo. O PSI-20 desvaloriza 4,59% liderando as perdas entre as praças europeias.

O principal índice da bolsa portuguesa negoceia nos 6.687,11 pontos com os 20 títulos a desvalorizar. Na Europa, as principais praças voltam a negociar em queda pressionadas pelos receios de recessão prolongada a nível global. Ontem as bolsas norte-americanas fecharam em forte queda (o Dow Jones sofreu a segunda maior queda em pontos de sempre) e já hoje as bolsas asiáticas terminaram o dia em forte queda.

No mercado português 19 das 20 cotadas perdem mais de 1%, sendo os títulos da Portugal Telecom (PT) e da Galp Energia os que mais estão a pressionar.

A empresa de telecomunicações perde mais de 5% para os 5,377 euros, tendência que é aliás seguida pelas restantes empresas do sector. A Zon Multimédia, que ontem contrariou os restantes títulos do PSI-20 ao ganhar mais de 3%, está hoje a perder 7,23% para os 4,62 euros. A Sonaecom negoceia nos 1,33 euros ao cair 3,62%.

A Galp Energia segue a desvalorizar 9,68% para os 7,415 euros, acompanhando a tendência das petrolíferas europeias que estão a ser pressionadas pela desvalorização dos preços do petróleo, que hoje já transacciona nos 67 dólares em Londres.

No restante sector energético, a EDP Renováveis cai 6,97% para os 4,27 euros, a EDP desvaloriza 4,47% para os 2,52 euros e a REN negoceia nos 2,53 euros ao recuar 7,66%.

Entre a banca portuguesa, os títulos do Banco Comercial Portugueses (BCP) são os que mais caem ao recuarem 5,67% para os 0,999 euros, seguidos das acções do Banco Espírito Santo (BES) que desvalorizam 3,21% para os 7,888 euros. O BPI também negoceia em forte queda ao perder 2,30% para os 1,866 euros.

A perder menos de 1% está a Jerónimo Martins que, ainda assim, cai mais de 0,9% para os 5,099 euros.

No grupo Sonae, tal como a Sonaecom, a Sonae Indústria cai mais de 3% para os 2,047 euros, enquanto a Sonae SGPS afunda 5,75% para os 0,508 euros. Já a Sonae Capital, fora do PSI-20, avança 1,35% para os 0,75 euros.
In [url=http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=336296]Jornal de Negócios[/url]

PSI20 num número bíblico (o número da Besta: - 6.666,6) :lol:

Crashh 16-10-2008 20:22

Conforme esperado hoje foi um dia de quedas para os mercados Europeus, e conforme se desconfiava, sempre houve o tal duplo fundo no Nasdaq (^NDX) que o impulsionou para cima.

Amanhã será outro dia. Claro que mantenho a opinião de que continuará tudo mal nos próximos tempos mas nada invalida que hajam boas oportunidades de negócio o tempo todo. ;)

Crashh 17-10-2008 00:45

Apropriado a este tema, acho que deveriam consultar o seguinte tópico sobre o ^VIX, um indicador do Medo que passou as nossas expectativas nos últimos tempos:

[url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=1094]VIX - Indicador do Medo[/url]

Crashh 18-10-2008 00:00

1 Ficheiro(s) em Anexo
Hoje foi mais um dia que correu conforme se pensava, houve a tal subida Intraday, não muito, pois não estamos em época de euforias bolsistas, mas o suficiente para fazer outro topo que podemos ver no gráfico, e acabou por fechar ligeiramente negativo. Parece que a força das primeiras grandes quebras estabilizou por momentos.

Vamos ver o que virá nas próximas semanas. :D

Crashh 18-10-2008 13:05


Imperdível. O Famoso Peter Schiff contra um bear.


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 21:11.

Powered by vBulletin Version 3.6.7
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.