Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Dúvidas & Ajuda sobre o Portal Todas as dúvidas que possam ter em relação ao funcionamento deste portal ou ajuda necessária, poderão colocar neste espaço.
Nota: não-inscritos podem colocar mensagens neste fórum.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 11-08-2008, 13:33
Beat Beat encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2008
Mensagens: 3
Arrow Valor intrinseco

Como devem saber...o valor intrinseco e provavelmente um dos valores mais importantes na bolsa:

Indicanos o valor certo da acçao, sem a influencia da procura e da oferta...logo podemos saber se os resultados e devido a ma gestao, ou simplesmente a "nao preferencia" dos accionistas...


A minha pergunta e:

Existe alguma maneira de o calcular/saber o valor intrinceco de uma acção?
Responder com Quote
  #2  
Velho 11-08-2008, 17:34
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Beat Ver Mensagem
Como devem saber...o valor intrinseco e provavelmente um dos valores mais importantes na bolsa:

Indicanos o valor certo da acçao, sem a influencia da procura e da oferta...logo podemos saber se os resultados e devido a ma gestao, ou simplesmente a "nao preferencia" dos accionistas...


A minha pergunta e:

Existe alguma maneira de o calcular/saber o valor intrinceco de uma acção?
Eu apesar de ser mais adepto de Análise Técnica pura, tenho a noção de que para investidores de longo prazo Análise Fundamental é também importante para alguns traders.

Não é um método de avaliação que eu costumo usar, devido a basear-me puramente e apenas em gráficos, mas:

Há vários métodos de avaliação, que nos levam a valores aos quais costumamos chamar de valor intrínseco de uma acção, ou outras coisas, mas há um que é um método que considera que o valor actual de uma acção será o resultado dos rendimentos futuros que se pensa que irão obter com um dado investimento, ou seja que dá ênfase à capacidade da empresa em gerar lucros no cálculo do valor das suas acções.

Para isso medem o valor obtido juntando a remuneração efectiva da acção com a remuneração potencial do investimento nessas acções, tornando o cálculo assim indicador, através de uma fórmula.

Há uma fórmula bastante simples, a fórmula de crescimento de Gordon-Shapiro, que se calcula assim:

Valor Intrínseco = d/(r-g)

Onde:

d = próximo dividendo estimado

r = percentagem do rendimento exigido pelo lucro de mercado

g = taxa de crescimento do dividendo ou lucros (em média anual, normalmente dividendos mas como nem sempre são dados, podemos usar os lucros)

O lucro é dado como opção em cima pois conforme explicado nem todas as empresas dão dividendos ou os dão na totalidade, (por vezes aplicam-nos nelas mesmas e aumentam ainda mais o seu valor com o tempo), pelo que podemos usar o lucro para o cálculo.

Se o lucro estimado para o próximo ano de uma acção fosse de 0,30 e a taxa de risco fosse 15%, e o crescimento de lucros uns 10%, seria:

Valor Final = 0,30 / (0,15 - 0,10) = 6 Euros.

Há formas mais complicadas de calcular esta fórmula, a que acabámos de ver acima é uma versão simplificada, vejamos esta: [url]http://www.beginnermoneyinvesting.com/html/basic_investment_formulas.htm[/url]

Agora a questão é, esta fórmula é apenas uma de várias usadas para este cálculo, e acho que é a mais conhecida, mas não é muito exacta para nós usarmos esta fórmula a meu ver, não é muito exacta, ainda por cima baseia-se em expectativas futuras.

Para uma Análise Fundamental bem feita deveriam ser analizadas também coisas como a conjuntura económica, políticas adoptadas pela empresa, o momentum de empresas similares nas bolsas, as empresas do mesmo sector de actividade e seus valores, etc. Há ainda por cima acções cujo futuro parece muito promissor e poderá dar bons valores e alterar o seu rumo de um momento para o outro devido a demasiados factores.

Basicamente, eu prefiro sempre usar gráficos a longo prazo do que este tipo de cálculos demasiado teoréticos, mas ficam aqui esta fórmula.

E não esquecer que isto não é uma forma de calcular o valor intrínseco de uma acção com exactidão, é uma forma desenvolvida por alguém na tentativa de tentar calcular esse valor. A única coisa boa que ela pode ter, é ao ser usada por muitos, acabar por ter algum efeito no mercado nas expectativas dos bulls, tirando isso não passa de uma fórmula de estimativas. Possivelmente eu até preferiria analizar o PER, valor contabilístico, as performances da empresa na bolsa, as suas políticas, etc, e mesmo assim acho que não resistiria a olhar para gráficos

Última edição de Crashh : 11-08-2008 às 18:44.
Responder com Quote
  #3  
Velho 11-08-2008, 18:51
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Esqueci de dizer uma coisa, esse é apenas um método que alguém criou para definir o tal valor valor que se considera ser o real de uma acção no futuro, mas existiam outros, a questão é que agora me deu na curiosidade de procurar alguns e foi só colocar "intrinsec value" e encontrei este website com termos relativos:

[url]http://www.finance-lib.com/financial-term-discounted-dividend-model-ddm.html[/url]

E quanto à DDM em si, não fiquemos por apenas por uma explicação ou modelo, fica aqui o DDM melhor explicado:

[url]http://www.investopedia.com/articles/fundamental/04/041404.asp[/url]

Aqui há uns quantos. Claro que mais uma vez eu não usaria nem nunca usei essas fórmulas por isso se alguém tem conseguido prever o valor real de determinadas acções dentro de certos prazos, dêem opiniões

A meu ver tudo o que se passou, passa e irá passar, está descontado nos gráficos, e a AT poderá prever ou fazer-nos sair a tempo.
Responder com Quote
  #4  
Velho 12-08-2008, 14:48
Beat Beat encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2008
Mensagens: 3
Por Defeito

Ok obrigado... mas eu ainda sou um bocado noob nisto...tipo onde e e qe e indicado a percentagem do rend. exigido pelo lucro de mercado?e a atxa de crescimento dos lucros?
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #5  
Velho 12-08-2008, 16:36
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Aí é que começa a confusão, todas essas fórmulas são baseadas em expectativas, alguém pode colocar um valor ou outro, a fórmula ajuda uma pessoa a fazer um rácio de expectativas para dar um valor final, e pode dar um valor diferente em várias pessoas, a não ser que hajam valores concretos para serem apresentados nesses locais, algo que não existe para nós consultarmos.

Daí eu achar que esse tipo de fórmulas teóricas não ajudam em praticamente nada quem queira investir, acho que mais valia uma análise a outros indicadores mais concretos e mesmo assim acho que nada é tão bom como uma boa análise a gráficos. Sempre no trading foi possível prever mais ou menos a evolução de preços pelos gráficos sem termos de recorrer a Análises Fundamentais e fórmulas desse género, esse tipo de fórmulas a meu ver são muito inexactas, muito baseadas em expectativas, com muita possibilidade de falharem, etc.

Um valor contabilístico de uma acção já seria uma diferença entre os activos e passivos de uma dada empresa que uma dada acção representa, dividindo-se essa diferença pelo número de acções emitidas, e dá-nos um valor muito real de cada acção na empresa nesse preciso momento. Mas este valor não é 100% real também, pois existem sempre vários contras, caso a empresa por exemplo tenha em circulação vários tipos de acções com diferentes direitos, etc. E ao mesmo tempo, não é uma empresa ter um valor contabilístico por acção alto que a fará subir em bolsa e dar lucros. Nem garantirá que a empresa esteja bem no futuro.

Por isso é que alguns tentam achar que valores prováveis a empresa irá dar de lucro no futuro, mas visto nunca passarem sempre de estimativas de cada um, os valores nunca serão bem iguais para cada duas pessoas diferentes, e nunca serão válidos, eu chego mesmo a preferir um valor contabilístico de cada acção e mais um ou dois indicadores, do que tentar fórmulas que prevejam valores futuros.

Uma taxa de crescimento de lucros, imaginemos que uma empresa tenha crescido durante 5 anos a fio 10% ao ano nos lucros, podemos estimar que vá crescer 10% nos próximos 5 anos, mas isso é o que torna (a par de outras coisas) este tipo de fórmulas nada mais do que estimativas muito falíveis, pois, o que é que nos garante que elas vão subir 10% ao ano durante os próximos 5 anos ainda?

Acho que o melhor mesmo é a análise gráfica em si.
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 10:59.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters