Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 11-10-2008, 00:09
Tecnicista Tecnicista encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2008
Mensagens: 184
Por Defeito O momento da verdade

Boa noite,

Hoje tivemos um dia que considero de capitulação ao contrário do muita gente pensa, mas cada um tem a sua opinião mas a minha experiência de mercados diz-me que hoje assistimos a mais um.

Na minha experiência já passei por vários períodos destes, tais como a crise económica no México em 1994/95, a crise financeira da Ásia em 1997/98, a crise financeira em 98 também, a crise económica da Argentina em 2001 seguido do crash das tecnológicas e foram vários os erros e ensinamentos que levo delas todas. Desses erros destaco uma venda de 5500 acções do BPSM a cair 25% e passado alguns minutos o tempo apenas de pensar na minha vida estava a subir 13% e outra que me ficou marcada foi abertura de uma conta de futuros entrada longa num índice que caía 9% rebenta-me a conta e logo de seguida sobe 7%.

Um dos ensinamentos foi que os mercados recuperam muito antes do que a economia real ou seja iniciam a inversão de tendência depois de uma capitulação, como hoje, onde o pânico é total e quando as piores noticias saem, o que se verifica no momento de novo.

Outro dos ensinamentos é que independentemente das crises os mercados vão até onde devem de ir, ou seja tocar pontos antigos que ficaram por tocar durante anos e isso prolonga a queda mais do que todo pensam, o que se verifica no momento.

As inversões dão-se quando o pessimismo é tanto que ninguém acredita nela e dizem que é impossível, quando a maior parte das pessoas perderam as suas poupanças na bolsa vendendo ao desbarato, quando só houve falar em crise nos media e quando se começa a dizer tanta coisa que não faz sentido, verifica-se no momento.

Outras lições é nunca vender nestes momentos e manter sangue frio, eu já fiz duas vezes e as duas bati com a cabeça na parede porque tudo recuperou no mesmo dia e se estivesse quieto tinha sido o melhor ou então reforçar mesmo.

Outra lição e quanto a mim a mais importante é apenas ler os gráficos porque antes de acontecer esta capitulação o mercado deu sinal, ou seja ele antecipa todos os movimentos por isso limito-me à leitura dos mesmos e vejo o resto por curiosidade mas posso dizer que os telejornais já aborrecem de tanto falar em crise, mas é o que temos.

Outra lição foi começar a confiar naquilo que eu via e não me preocupar com o que os outros dizem mesmo que seja o único mas mudar logo que a leitura do gráfico indique mas nunca ser influenciado por outras opiniões e para isso evito mesmo de as ler porque quer queiramos quer não acabam por influenciar.


Este fim de semana vou fazer uma reanalise de alguns títulos, porque devido ao ruído, podem ter posto em causa alguma analise mas as zonas de compra mantém-se intactas e os sinais estão dados.

No mercado Americano existem tantas oportunidades que os próprias administrações andam ás compras em força, claro há que fazer uma escolha selectiva.

Já agora atendendo aos ciclos dos mercados arrisco-me a dizer que em 2010 deveremos estar em máximos, mas claro isso é apenas a minha humilde opinião e não passa disso, depois actualizarei alguns índices mundiais.

Tecnicista
Responder com Quote
  #2  
Velho 11-10-2008, 00:37
mat1983 mat1983 encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 27
Por Defeito

Tecnicista seria interessante uma análise tecnica as acções do mercado americano que por estarem tão baixas, poderão ser uma mais valia no futuro.

abraço
Responder com Quote
  #3  
Velho 11-10-2008, 01:40
Lion_Heart Lion_Heart encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2008
Localidade: Braga
Mensagens: 99
Por Defeito

É muito possivel que hoje tivessemos assistido a uma capitulação.
Mas a volatidade foi gigantesca , 1000 !! pontos no dow , uma coisa de loucos num indice que conta com apenas 30 acçoes.
As reuniões do G7 e da UE este fim semana mais a compra parcial de bancos por parte de algubs Estados (USA por ex) pode levar a uma acalmia dos mercados
Responder com Quote
  #4  
Velho 11-10-2008, 09:30
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Viva,

Venho aqui deixar mais uma vez a minha opinião mais pessimista.

Nenhum de nós a meu ver passou por isto antes, ao contrário do que está dito aí. As crises faladas anteriormente não se comparam a esta.

Vejamos alguns títulos de notícias para exemplo do que quero dizer:

"US to buy stake in banks, first since Depression"
"Bolsas dos EUA registam pior semana desde 1933" em [url=http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=335286]Jornal de Negócios[/url]
As primeiras notícias do JN:
"Taxas Euribor descem e aliviam de máximos históricos"
"Bolsas mundiais registam a pior semana de sempre"
"Bolsas da Rússia, Indonésia, Tailândia, Áustria e Islândia suspensas"
"Bolsas mundiais vivem pior semana desde 1970" - 1970 porque o índice MSCI World foi criado em 1970 lol (ou seja pior semana de sempre)
"Bolsas europeias afundam pela quinta sessão consecutiva"
Outras:
"Dow below 10000 in biggest loss ever - Business - Starbulletin.com"

Vejam bem! Primeira vez que os USA compram participações em bancos desde a grande Recessão! Pior semana de desde 1933. No fundo desde sempre mas há que dar ênfase à Depressão. Euribor máximos históricos. Bolsas mundiais a registarem as maiores quebras de sempre. Bolsas como a Rússia, Indonésia, Tailândia, Áustria, Islândia, entre outras, suspensas. Bolsas mundiais na pior semana de sempre da história do índice MSCI. O Dow JOnes a ter a maior perda de sempre (sim, de sempre, não há cá anos 20 ou 30 para ninguém). Um banco com 160 anos o Lehman, que passou pela Depressão, a falir. Freddie Mac, Fanny Mae, AIG, etc etc de rastos. Montes de bancos falidos nos USA. 1400 bancos pediram ajuda ao BCE e há 5000 que o podem fazer (ainda só 400 receberam ajuda). Os 700 biliões dados pelo FED não chegam para corrigir a situação (estimam-se que 5 mil biliões seriam o mínimo necessário). Quem paga a factura? O povo que viverá pior, paga mais impostos, menos dinheiro tem para investir, mais desemprego, mais falências, círculo vicioso. Economias no mínimo a estagnar.

Já tinham visto mesmo isto? Eu se tivesse passado pela grande Depressão, não teria visto isto. E não passei mas não preciso, pois estou a ver pela primeira vez na História algumas destas coisas acontecerem.

Por isso, lamento dizer, mas não, isto não é igual às crises por que muitos passaram já. Isto não é apenas uma crise, não é apenas um crash, é uma Recessão, que se tornará pelo que muitos dizem, numa grande Depressão.

Acham estranho o grande Alan Greenspan dizer que nunca existiu uma crise assim em toda a História mundial, nem mesmo a Depressão dos anos 30? Será que ele, o homem que mandou na economia mundial tanto tempo, perdeu o juízo??? Quem seremos nós para duvidar dele?

Querem ver melhor a dura realidade? Vejam isto:


Já repararam no título do vídeo? "New World Order"? (escolhido por alguém, mas não vos faz pensar?)

Não só não é apenas um crash ou crise, ou Recessão, poderá ser uma grande Depressão, uma nova ordem mundial, uma revolução no sistema económico mundial.

As inversões costumam-se dar quando o pessimismo é tanto que já não há ninguém para vender sim, e o pessoal volta a entrar. Mas poderemos em breve chegar a um ponto em que não só o pessoal deixará de ter coragem para entrar nos mercados, como deixará de ter dinheiro para o fazer.

Quanto falam em nunca vender num momento e manter o sangue frio, digam-me com sinceridade: Na grande Depressão, teriam aguentado estar sem vender e manter o sangue frio o tempo todo? Se soubessem com certezas há meses que este tombo iria dar, teriam evitado vender? Não me parece. Quem está já com acções é uma coisa, mas cuidado se acreditarem piamente que agora o caminho é "all the way up".

Quanto ao: "quando a maior parte das pessoas perderam as suas poupanças na bolsa vendendo ao desbarato, quando só houve falar em crise nos media e quando se começa a dizer tanta coisa que não faz sentido, verifica-se no momento", eu digo: a maioria das pessoas mantem as acções em sua posse por recomendação dos bancos e media, e pensam em recuperar um dia. Conheço muita gente que não quis vender e as tem na mão com esperança no futuro. E as coisas que se têm dito fazem todo o sentido a meu ver. São notícias reais. São factos reais.

Agora sejam-me sinceros... Vendo tudo isto que se está a passar, e cuidado que o vídeo tem notícias reais, tudo isto é real, e está a acontecer precisamente neste momento.

Isto faz-me lembrar uma frase do "Bourne Identity": «This is not a drill Soldier!»

O que está a acontecer à economia mundial não é aquilo que temos vivido, podemos comparar isso que vivemos antes com um ensaio para nos prepararmos para algo, e o que estamos a viver agora, para essa prova de fogo real onde iremos ver aquilo que realmente somos capazes de fazer para salvar o mundo.

A melhor das probabilidades, a melhor mesmo, seria o facto de o Dow ter fechado a perder pouco e o Nasdaq a ganhar, um sinal de indecisão e abrandamento nas vendas e poder provocar um ressalto fazendo subir os preços mais um pouco. Mas a meu ver teria de inevitavelmente voltar às quedas posteriormente. Daria para ganhos rápidos mas, como podemos esperar com o estado actual de tudo isto, que o pessoal volte a comprar e andar a fazer isto subir por ali acima?

Com a Economia mundial neste estado, acreditam mesmo que tudo irá correr bem e teremos um bull market lindo com máximos em 2010, e que essa subida se dará durante este ano e meio que vem aí, subidas incríveis, enquanto todo o mundo afunda?

O que eu acho que está a falhar é o optimismo que temos tendência a ter, energias positivas, pensar positivo, que tudo irá melhorar, etc. Eu próprio sou optimista e queria que tudo melhorasse, só que o problema é que temos de encarar sempre as piores alternativas também, e acho que é isso que está a falhar. Acho que é esse optimismo que pode levar-nos a cometer riscos.

Durante este ano que vem aí, mais bancos irão estar em dificuldade, empresas, pessoas sem pagar empréstimos, desemprego, economia mundial vai sem dúvida estagnar e mesmo regredir), e acreditem que não é esta a altura ideal para pessoal com dinheiro não se sabe vindo de onde, começar a comprar desalmadamente para daqui a 1 ou 2 anos estarmos em máximos.

O que vamos viver será grave. Até podiam não afundar mais os índices e acho que quem tem já acções, que as pode muito be manter uns anos que sim elas voltarão a subir um dia mas, daí a dizer que vêm aí novas subidas, eu acho que seria ignorar o estado actual das coisas, e pensar nisto como "apenas mais um crash".

Conclusão:

O mundo vai sofrer brevemente, empresas, países, população, desemprego, falta de dinheiro, etc. Não é minimamente a altura para se pensar que agora é só subir até máximos em 2010. A economia vai estagnar/inverter, e as bolsas acompanharão isso. Se este fosse já o fundo, o que aconteceria seria lateralização de preços ou queda ligeira e prolongada até daqui a mais tempo voltar a subir aos poucos quando recuperarmos, mas falta muito para voltarmos a ter economia saudável, e duvido muito que as medidas deles dêm para algo.

Isto até pode subir uns dias, mas a médio prazo irá continuar em baixo ou a afundar, mas o que garanto, é que não há-de ir a máximos em 2010. Não estamos em estado económico para conseguir isso. Seria uma sorte enorme mantermo-nos assim sem cair mais...

Mas claro está, é apenas uma opinião minha na qual acredito, e eu não vejo o futuro com uma bola de cristal (ou seja, posso estar errado), mas como faz falta sempre pessoas com opiniões diferentes, acho que a minha opinião será bem vinda nevertheless.
Responder com Quote
  #5  
Velho 11-10-2008, 18:26
Tecnicista Tecnicista encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2008
Mensagens: 184
Por Defeito

Olá crashh,

Tu o que acabas de descrever é verdade mas um mercado que cai 40% num mês já desconta muita coisa tal como todos esse problemas que referes.

Outra coisa que te deves lembrar é que muitos títulos já deterioravam muito antes deste sell off, tendo muitas delas desvalorizado 75% ou mais por isso é muito provável que o pior esteja descontado.

Outro pormenor e que acho que isto é mais preocupante no sector financeiro e que os outros sectores embora com algum abrandamento não estão assim tão maus com esta crise financeira tem levado por tabela e isso pode outro factor para ajudar na inversão.

Tecnicista
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 19:11.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters