Sou da mesma opinião, o fundo do mercado nunca será algo em V mas sim em U, mas um U bem alargado, o mercado precisa de assentar após parar de cair, após acabar o pânico (temos o e a níveis doidos), a poeira assentar, e mais tarde quando a economia estiver melhor, voltarmos a subir.
Qualquer entrada a matar agora será uma espécie de suicídio. Os que entraram e não queiram fechar posições, poderão reforçá-las posteriormente a níveis mais baixos, tenho pena é dos que foram levados pelos analistas na televisão que diziam para se comprar tudo o que se podia porque estava tudo barato.
Barato? O que é barato? Barato é algo relativo. Para mim um pacote de leite pode estar barato a 500€ o pacote, se souber que alguém me dará depois 600€ por ele. O barato é relativo. O que agora pode parecer barato, daqui a 6 meses será possivelmente caro, e quem comprou algo barato, acabou por o comprar caro. É caso para se dizer "o barato sai caro".
E os mercados são como bolas de ténis, deixam-se cair devagar, e têm pequenos ressaltos até estabilizar, atiramos essas bolas com força contra o chão, e terão ressaltos bem fortes, com o mesmo nível de fúria que as atirarão bem alto novamente, mas acabarão por cair e ficar lá em baixo.
O que se passa hoje em dia é basicamente isso, uma bola de ténis atirada com muita força ao chão de forma contínua e com as reacções igualmente bruscas. Mas um dia essa fúria tenderá a terminar, com o fim do pânico, e as reacções/ressaltos serão mais suaves, e por fim irá tudo estabilizar e acontecer o tal fundo num U bem largo antes de começar um novo bull market.
Uma crise não se resolve de um dia para o outro, e da mesma forma uma recessão nos mercados não terá um fim marcado por uma inversão brusca de preços de um dia para o outro, irá levar tempo, quem sonha em entrar a cada novo ressalto que apareça, irá ver que não passam de pesadelos.
E cá para mim estas subidas acabam por ser apenas fechos de shorts, e depois eventuais accionamentos de stop-losses, e até a psicologia de massas a fazer efeito, as pessoas verem as subidas, e como boas ovelhas que são, seguirem o rebanho e desatarem a comprar também, algumas iludidas a pensar que "vem aí o novo bull market", ou "é agora o fundo do mercado!!!", ou "o Buffet e até comentadores na televisão dizem que isto está barato", etc, acabam por ajudar na subida. Só espero é que esses srs. acabem por sair a tempo dessas subidas.
Acho que por isso, especialmente por fechos de shorts e stops, e até os traders que aproveitam os ressaltos para mais uns lucros ou mesmo os patos que acabam por ser apanhados nesta verdadeira caça aos patos, é que acabam por provocar estas subidas enormes a meio destas quedas, e também explicado nas velhas leis de momentum do grande Isaac Newton aplicadas acima a uma bola de ténis.
É engraçado assim que as maiores subidas de sempre aconteçam nas maiores quebras de sempre, e na possivelmente maior depressão que venhamos a ter (não se assustem, disse possivelmente, ainda há esperanças), mas nada é mais esperado que essas subidas enormes de ressaltos que temos tido face a tão grandes quebras, não deixa de ser engraçado, contudo. Quanto tempo irão os mercados continuar a arder?