Viva,
Venho aqui deixar mais uma vez a minha opinião mais pessimista.
Nenhum de nós a meu ver passou por isto antes, ao contrário do que está dito aí. As crises faladas anteriormente não se comparam a esta.
Vejamos alguns títulos de notícias para exemplo do que quero dizer:
"US to buy stake in banks, first since Depression"
"Bolsas dos EUA registam pior semana desde 1933" em [url=http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=335286]Jornal de Negócios[/url]
As primeiras notícias do JN:
"Taxas Euribor descem e aliviam de máximos históricos"
"Bolsas mundiais registam a pior semana de sempre"
"Bolsas da Rússia, Indonésia, Tailândia, Áustria e Islândia suspensas"
"Bolsas mundiais vivem pior semana desde 1970" - 1970 porque o índice MSCI World foi criado em 1970 lol (ou seja pior semana de sempre)
"Bolsas europeias afundam pela quinta sessão consecutiva"
Outras:
"Dow below 10000 in biggest loss ever - Business - Starbulletin.com"
Vejam bem! Primeira vez que os USA compram participações em bancos desde a grande Recessão! Pior semana de desde 1933. No fundo desde sempre mas há que dar ênfase à Depressão. Euribor máximos históricos. Bolsas mundiais a registarem as maiores quebras de sempre. Bolsas como a Rússia, Indonésia, Tailândia, Áustria, Islândia, entre outras, suspensas. Bolsas mundiais na pior semana de sempre da história do índice MSCI. O Dow JOnes a ter a maior perda de sempre (sim, de sempre, não há cá anos 20 ou 30 para ninguém). Um banco com 160 anos o Lehman, que passou pela Depressão, a falir. Freddie Mac, Fanny Mae, AIG, etc etc de rastos. Montes de bancos falidos nos USA. 1400 bancos pediram ajuda ao BCE e há 5000 que o podem fazer (ainda só 400 receberam ajuda). Os 700 biliões dados pelo FED não chegam para corrigir a situação (estimam-se que 5 mil biliões seriam o mínimo necessário). Quem paga a factura? O povo que viverá pior, paga mais impostos, menos dinheiro tem para investir, mais desemprego, mais falências, círculo vicioso. Economias no mínimo a estagnar.
Já tinham visto mesmo isto? Eu se tivesse passado pela grande Depressão, não teria visto isto. E não passei mas não preciso, pois estou a ver pela primeira vez na História algumas destas coisas acontecerem.
Por isso, lamento dizer, mas não, isto não é igual às crises por que muitos passaram já. Isto não é apenas uma crise, não é apenas um crash, é uma Recessão, que se tornará pelo que muitos dizem, numa grande Depressão.
Acham estranho o grande Alan Greenspan dizer que nunca existiu uma crise assim em toda a História mundial, nem mesmo a Depressão dos anos 30? Será que ele, o homem que mandou na economia mundial tanto tempo, perdeu o juízo??? Quem seremos nós para duvidar dele?
Querem ver melhor a dura realidade? Vejam isto:
Já repararam no título do vídeo? "New World Order"? (escolhido por alguém, mas não vos faz pensar?)
Não só não é apenas um crash ou crise, ou Recessão, poderá ser uma grande Depressão, uma nova ordem mundial, uma revolução no sistema económico mundial.
As inversões costumam-se dar quando o pessimismo é tanto que já não há ninguém para vender sim, e o pessoal volta a entrar. Mas poderemos em breve chegar a um ponto em que não só o pessoal deixará de ter coragem para entrar nos mercados, como deixará de ter dinheiro para o fazer.
Quanto falam em nunca vender num momento e manter o sangue frio, digam-me com sinceridade: Na grande Depressão, teriam aguentado estar sem vender e manter o sangue frio o tempo todo? Se soubessem com certezas há meses que este tombo iria dar, teriam evitado vender? Não me parece. Quem está já com acções é uma coisa, mas cuidado se acreditarem piamente que agora o caminho é "all the way up".
Quanto ao: "quando a maior parte das pessoas perderam as suas poupanças na bolsa vendendo ao desbarato, quando só houve falar em crise nos media e quando se começa a dizer tanta coisa que não faz sentido, verifica-se no momento", eu digo: a maioria das pessoas mantem as acções em sua posse por recomendação dos bancos e media, e pensam em recuperar um dia. Conheço muita gente que não quis vender e as tem na mão com esperança no futuro. E as coisas que se têm dito fazem todo o sentido a meu ver. São notícias reais. São factos reais.
Agora sejam-me sinceros... Vendo tudo isto que se está a passar, e cuidado que o vídeo tem notícias reais, tudo isto é real, e está a acontecer precisamente neste momento.
Isto faz-me lembrar uma frase do "Bourne Identity": «This is not a drill Soldier!»
O que está a acontecer à economia mundial não é aquilo que temos vivido, podemos comparar isso que vivemos antes com um ensaio para nos prepararmos para algo, e o que estamos a viver agora, para essa prova de fogo real onde iremos ver aquilo que realmente somos capazes de fazer para salvar o mundo.
A melhor das probabilidades, a melhor mesmo, seria o facto de o Dow ter fechado a perder pouco e o Nasdaq a ganhar, um sinal de indecisão e abrandamento nas vendas e poder provocar um ressalto fazendo subir os preços mais um pouco. Mas a meu ver teria de inevitavelmente voltar às quedas posteriormente. Daria para ganhos rápidos mas, como podemos esperar com o estado actual de tudo isto, que o pessoal volte a comprar e andar a fazer isto subir por ali acima?
Com a Economia mundial neste estado, acreditam mesmo que tudo irá correr bem e teremos um bull market lindo com máximos em 2010, e que essa subida se dará durante este ano e meio que vem aí, subidas incríveis, enquanto todo o mundo afunda?
O que eu acho que está a falhar é o optimismo que temos tendência a ter, energias positivas, pensar positivo, que tudo irá melhorar, etc. Eu próprio sou optimista e queria que tudo melhorasse, só que o problema é que temos de encarar sempre as piores alternativas também, e acho que é isso que está a falhar. Acho que é esse optimismo que pode levar-nos a cometer riscos.
Durante este ano que vem aí, mais bancos irão estar em dificuldade, empresas, pessoas sem pagar empréstimos, desemprego, economia mundial vai sem dúvida estagnar e mesmo regredir), e acreditem que não é esta a altura ideal para pessoal com dinheiro não se sabe vindo de onde, começar a comprar desalmadamente para daqui a 1 ou 2 anos estarmos em máximos.
O que vamos viver será grave. Até podiam não afundar mais os índices e acho que quem tem já acções, que as pode muito be manter uns anos que sim elas voltarão a subir um dia mas, daí a dizer que vêm aí novas subidas, eu acho que seria ignorar o estado actual das coisas, e pensar nisto como "apenas mais um crash".
Conclusão:
O mundo vai sofrer brevemente, empresas, países, população, desemprego, falta de dinheiro, etc. Não é minimamente a altura para se pensar que agora é só subir até máximos em 2010. A economia vai estagnar/inverter, e as bolsas acompanharão isso. Se este fosse já o fundo, o que aconteceria seria lateralização de preços ou queda ligeira e prolongada até daqui a mais tempo voltar a subir aos poucos quando recuperarmos, mas falta muito para voltarmos a ter economia saudável, e duvido muito que as medidas deles dêm para algo.
Isto até pode subir uns dias, mas a médio prazo irá continuar em baixo ou a afundar, mas o que garanto, é que não há-de ir a máximos em 2010. Não estamos em estado económico para conseguir isso. Seria uma sorte enorme mantermo-nos assim sem cair mais...
Mas claro está, é apenas uma opinião minha na qual acredito, e eu não vejo o futuro com uma bola de cristal (ou seja, posso estar errado), mas como faz falta sempre pessoas com opiniões diferentes, acho que a minha opinião será bem vinda nevertheless.