O BES foi o vencedor da sondagem semanal, novamente por maioria absoluta. No último update que lhe foi feito, em finais de Outubro, tive oportunidade de alertar para a possibilidade de se vir a gerar um congestionamento antes do ataque à zona de resistência. Dois meses depois, a lateralização mantém-se... tal como a minha confiança na quebra desta zona no médio prazo.
Não seria de estranhar se após um movimento ascendente de 90% em 3 meses assistíssemos à consolidação após tomada de mais-valias mais abaixo, junto ao suporte. Mas o actual congestionamento junto da zona de resistência é um salutar sinal técnico de força, provavelmente o melhor que se poderia esperar tendo em conta o contexto. Há que distinguir neste momento o comportamento expectável para o curto e médio prazo, pela relativa diferença nas perspectivas.
Numa análise ao curto prazo, é provável que venhamos em breve a assistir a nova retracção ao congestionamento nos 0,97-1€. A zona de resistência situada entre os 1,05-1,15 é muitíssimo forte (os 1,15 foram um ponto de inflexão responsável pela quebra de 55% em menos de meio ano) e não será realista pensar que a quebra aconteça já nos próximos dias.
No médio prazo espera-se que a tendência de alta se mantenha inalterada, já que não existe ainda qualquer sinal de inversão. Para que tal se verifique, a zona de resistência terá obrigatoriamente de ser quebrada em alta, o que não se afigurará como uma missão fácil!
Tem-me sido perguntado nos últimos dias qual a minha opinião relativamente à possibilidade de se estar a formar um duplo topo nos 1,08€. Esta teoria não chega ainda sequer a aproximar-se de uma possibilidade, de tão longe que se encontra. Para se poder começar a pensar nessa hipótese teríamos de assistir primeiro à quebra em baixa do congestionamento e só se poderia considerar a sua efectivação na quebra em baixa dos 0,9€. Muito longe, portanto. Mais depressa falaríamos no raro padrão Batman, mas nem essa teoria se aproxima ainda de uma possibilidade.
Como sempre, também neste caso não há certezas, apenas probabilidades. E a probabilidade de no médio prazo o caminho ascendente se manter é significativamente superior à probabilidade de estarmos prestes a assistir a uma inversão de tendência.