Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!
Análise TécnicaÁrea destinada aos estudiosos da Análise Técnica, ferramenta essencial a todos os traders. Se precisarem de alguma Análise Técnica actualizada peçam que pode ser que algum dos nossos utilizadores a queira partilhar...
O BCP foi dos títulos do PSI-20 que mais sofreu com a crise do subprime, caindo 97% em apenas 4 anos. Mas se o seu valor poderia estar em 2007 bastante inflacionado, ao longo destes 4 anos descontou-se de tudo um pouco nas cotações, desde escândalos internos, a exposição à dívida grega e mesmo uma eventual nacionalização. Um caso de estudo para aplicações da Lei de Murphy, tudo o que havia para acontecer aconteceu a este banco.
Nos últimos anos analisei este título por diversas vezes e tive várias entradas, algumas em falso, outras com lucros de pouco relevo. Neste momento pode estar a dar mais um sinal de eventual inversão e por isso entrarei nela em breve. Depois de meio ano de quedas acompanhadas por uma linha de tendência descendente, atingiu novo mínimo histórico nos 10 cêntimos. A quebra em alta dessa LT permitiu às cotações tomar algum fôlego, dando lugar a uma rápida subida de 95% em apenas 3 meses! Quando um rally tão intenso acontece num curto período de tempo, o suporte que lhe dá origem torna-se extremamente poderoso. Todos os que compraram no mínimo não esquecerão durante anos o valor que lhes consagrou tamanho lucro, todos os que venderam nesse mínimo ficaram profundamente arrependidos pelo momentum e todos os que hesitaram em entrar ficaram a desejar que lá voltasse uma vez mais para poderem ainda apanhar o comboio.
É disto que são feitos os suportes, marcos psicológicos. E temos nos 10 cêntimos um tremendo marco psicológico, que poderá alimentar uma nova investida em alta. Quem costuma seguir as minhas análises sabe que eu não gosto de entradas precipitadas, e o mais correcto tecnicamente seria esperar pela eventual activação de um duplo fundo. Mas quando estamos a falar de um rácio P/L de 20/1, o risco é justificado.
O que esperar então? Como já disse, na minha opinião a proximidade ao suporte deve ser aproveitada para uma entrada. A quebra do suporte em baixa será um sinal de saída, e deve ser respeitado. Sendo extremista, quem entrar agora pode perder 95% exactamente como quem entrou quando cada título valia 4€!
Mais perigoso do que uma quebra de suporte seria, na minha opinião, um reverse stock split. Aí os suportes perderiam toda a utilidade e, se tal viesse a acontecer, não haveria psicologia que lhe valesse.
Para finalizar, um disclaimer personalizado. Não gosto de analisar penny stocks (ao que o BCP chegou) porque todas as opiniões parecem suspeitas e qualquer movimento é um vendaval. Quero deixar bem clara a minha posição, não tenho actualmente acções desta empresa nem qualquer tipo de interesse na sua subida ou descida.
Sou completamente novato neste campo mas desde há algum tempo que me interesso pelo assunto. Gostei do teu post, achei-o muito elucidativo, cauteloso e concordo plenamente com o que disseste. Resta saber "SE" e a que preço o segundo mínimo será criado. De acordo com o que leio, este último pode ter uma variação na cotação de até 3% relativamente ao primeiro (atingido em Novembro passado nos 0,098). Ao dia de hoje a cotação fechou nos 0,098 portanto poderá - tendo em conta apenas este raciocínio puramente teórico - ultrapassar a curto prazo os 0,095.
Com um subida de 95% em apenas 3 Meses depois do primeiro mínimo e um intervalo entre os 2 mínimos largo o suficiente, fico com grande expectativa sobre futuros desenvolvimentos. Será possível ter a muito curto prazo um grande aumento no volume e assistir a um breakout (quebra da linha de resistência) daqui a poucos Meses dando origem a um período "bulish"?
Sou completamente novato neste campo mas desde há algum tempo que me interesso pelo assunto. Gostei do teu post, achei-o muito elucidativo, cauteloso e concordo plenamente com o que disseste. Resta saber "SE" e a que preço o segundo mínimo será criado. De acordo com o que leio, este último pode ter uma variação na cotação de até 3% relativamente ao primeiro (atingido em Novembro passado nos 0,098). Ao dia de hoje a cotação fechou nos 0,098 portanto poderá - tendo em conta apenas este raciocínio puramente teórico - ultrapassar a curto prazo os 0,095.
Com um subida de 95% em apenas 3 Meses depois do primeiro mínimo e um intervalo entre os 2 mínimos largo o suficiente, fico com grande expectativa sobre futuros desenvolvimentos. Será possível ter a muito curto prazo um grande aumento no volume e assistir a um breakout (quebra da linha de resistência) daqui a poucos Meses dando origem a um período "bulish"?
Abcs
Olá Araujo,
Sim, esse breakout pode acontecer. Mas se analisarmos friamente a situação teremos de concluir que a probabilidade disso acontecer é muito inferior à de uma quebra em baixa. Num suporte tão forte como este, já deveria ter havido uma reacção, mesmo que ligeira. Verdade que o suporte continua a aguentar-se de forma bastante razoável, mas esperava-se mais...
Talvez esse tardar da recuperação possa de alguma maneira estar relacionado com a expectativa que existe em torno das opções que a administração vai tomar relativamente aos meios de recapitalização assim como à assembleia geral que aí vem, que por seu lado poderá também gerar um período de estabilização do preço onde a maioria da liquidez existente poderá advir apenas da tentativa de accionistas reunirem direitos de voto..
obrigado lokd, essa calculadora é muito útil, mas vejo que já é do ano passado... os parâmetros continuarão os mesmos?
o plano de recapitalização foi ontem anunciado, mas as research apontam todas para que o bcp não consiga pagar o empréstimo do estado nos 5 anos que é suposto...
tenho uma pequena participação, da qual me deveria ter desfeito em fevereiro, mas já que confiei no banco e me dei mal, gostava da vossa opinião na melhor forma de rentabilizar a minha participação, se acham que realmente o banco vai recuperar.
a minha ideia neste momento é aproveitar os direitos de subscrição de que irei dispor e assim que a recapitalização se efectuar aumentar a minha participação de forma a diluir o capital que já tenho investido.
suponho que não faça sentido adquirir mais acções antes da recapitalização para aumentar os direitos de subscrição que teria... ? (se é que ainda estamos dentro do prazo de negociação com direitos de subscrição)
ola, aconselho toda a gente a nao subscrever direitos , ou comprar mais acçoes para ter mais direitos .
mas sim vender os direitos que se têm no segundo dia de negociaçao desses direitos que ja se têm. é aì que eles estao mais altos ,para venda.
apos essa recapitalizaçao , deixar acertar a cotaçao ( 1 a 2 meses) e depois entrar a valer.
Possuo 2000 acções que comprei a 0,97, agora com esta recapitalização ouvi falar nos direitos de subscrição, que implicam a perda total do meu capital se não o fizer.
Alguém pode informar-me como isto tudo funciona e como devo proceder?