Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 05-12-2009, 20:11
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Thumbs down Assalto à mão desarmada

Descobri algo pela Internet que me custa a acreditar mas que terei de partilhar com todos, pois se tal for verdade, o país continua a saque, e será impossível se desenvolver...

Estava a passear pela Internet, quando me deparo com isto, que poderá ser outro esbanjamento pelo nosso Estado:

Citar:
99 500 euros por um site

No passado mês de Julho foi colocado online o portal oficial das celebrações do centenário da República Portuguesa. Um trabalho feito pelo atelier de design Henrique Cayatte, por ajuste directo, ou seja, sem concurso e que custou ao estado 99 500 euros, como pode ser verificado no Base, um site de informações sobre contratos públicos.

Nome:  centenario.jpg
Vistos: 5
Area:  52,2 KB

O portal tem como base o Drupal, uma plataforma pré-construida para gerir conteúdos e que é open source (gratuita) e utiliza o tema “Zen” (também gratuito), que define a maior parte das opções estéticas do site. Estas ferramentas minimizam uma grande parte do trabalho estrutural e de design de qualquer tipo de site, uma vez que a carroçaria está praticamente feita. Dá-se uma de mão na cor escolhida e entrega-se a chave ao cliente.

O mesmo designer também criou (já a titulo individual) o estacionário do mesmo evento – o papel de carta, cartões e envelopes – por um valor mais reduzido: 90 000 euros.
(JL Andrade 30/11/2009)
In [url=http://diario2.com/99-500-euros-por-um-site-3656/comment-page-2]Diário 2[/url]

Já aconteceu a alguns pedir um orçamento para um website, e a pessoa dizer que fica em 500€, e depois dizermos "por amor de Deus, isso é feito numa plataforma open source (gratuita) é só instalar e querem-me cobrar tanto? Para isso instalo eu", e depois levarmos uma resposta "ok faço-lhe isso por 100€" (mesmo assim acho muito pagar 100€.

Agora vejamos. Há uns tempos fiquei pasmado por terem sido gastos 45.000€ a 50.000€ por um portal básico para o governo, que um estudante do 1º ano de Informática conseguiria fazer. Não apenas isso, como depois apareceu no Diário da República a filha de uma certa pessoa, a ser escolhida para um cargo de manutenção do sítio web com salário de perto de 5.000€ ao mês. Sabem como se poderia por uma criança de 5 anos a fazer manutenção de um sítio web? Basta dizer-lhe "é muito raro mas um vez por mês pode acontecer o sítio web deixar de responder, aí desligas o servidor e voltas a ligar que ao arrancar estará tudo em cima". Claro que a tarefa terá mais do que isso (ou não? vai na volta serão invocadas prestações de serviços de 3ºs para essas tarefas).

Após esse sítio web de uns 50K€, com um salário mensal para alguém tomar conta dele num valor anual ainda maior, acabo de ler isto acima.

Se for verdade o que leio acima (com todo o respeito pelo autor, apenas não tenho acesso às fontes), então continuarei pessimista em relação ao futuro do nosso país.

Não seria suficiente pagar a um daqueles programadores da China ou Indianos que nos fazem um site assim por 100€? É que o Portal nem foi programado de origem, usa o Drupal que é algo gratuito, com as falhas de segurança que literalmente TODO O MUNDO conhece, sendo assim como poderá custar um sítio destes 95.000€ ao Estado?

E porquê ser dado por adjudicação directa a alguém que, a ser confirmada a história, teria feito um design para papeis e envelopes por um valor de 90.000€?

Não terá o Estado noção de que haveriam milhares de estudantes de Marketing e Design, ou Informática que dariam tudo para fazer isso gratuitamente, só para o poderem colocar no currículo? Ou empresas que o fariam por preços 100 vezes inferiores? Trata-se de um portal gratuito com um tema gratuito, o que é que o faz valer 95.000€, são os pequenos desenhos que tem?

Também o que são 185.000€? Basta subir mais um pouquito o preço dos medicamentos aos nossos idosos, talvez subir 10 cêntimos a um medicamento qualquer que venda 1.850.000 num ano e o site está pago. Ou deixai-me ver. Basta cortar 10 médicos normais (daqueles novos), e o que pouparíamos dos seus salários daria para fazer este site.

E porque não cortarmos os empregos a 20 médicos e termos dois portais gratuitos Drupal para o Governo?

Ah esqueci-me. O Estado deve-se preocupar com os seus cidadãos e não subir o preço às coisas das quais estes dependem para viver, nem cortar-lhes médicos, ou centros de saúde para pagar a alguém 185.000€ por um site e envelopes.

Mas por outro lado até nos podemos dar ao luxo, continuamos com um PIB per capita um pouco acima da metade dos nuestros hermanos Espanhóis, e com um PIB apenas 7 vezes inferior a eles. Podemos dar-nos ao luxo de gastar mais dinheiro a fazer sites que eles para o Governo, e usando portais gratuitos! Mas o usar portais gratuitos até compreendo, talvez se fossem programados do zero custassem 1 milhão por site e não "apenas" 95.000€.

Porquê os ajustes directos? Façam um concurso público que alguém decerto teria lá colocado que faria o site por 1.000€ e o site ficaria feito quase de graça, e até poderiam dar a chance a alunos de Universidades em concurso a possibilidade de ganharem a chance de fazerem um portal para o Governo. E de graça!

Ah mas já é tarde. Mas ei! Eu gosto mais de Bolsa, mas se o Governo me pagar 15 dias nas Maldivas, pouparia largas dezenas de milhares e eu faria um site do 0. Agora a sério, um simples Drupal? Faría-o de graça. Ahh esqueci do design, eu sou terrível a design. Acho que nem com 5 anos de curso universitário conseguiria fazer algo do género:

http://www.rbe.min-edu.pt/np4/?newsI...as_escolas.JPG

Mas sei lá, acho que conheço pessoal que faria coisas giras de graça só para por no CV que fez algo para um portal do Governo!

Bem para que estou aqui a brincar haha. Eu sou uma pessoa séria nunca na vida iria cobrar dinheiro por um portal gratuito com um tema gratuito. Eu faria-o de graça em nome da Nação, ou diria a eles que ficaria a 1/10 do preço e eles que dessem esse valor a uma instituição de caridade. Afinal seria algo que eu faria em algumas horas ou mesmo que dias em part time? Ajudaria a aumentar em 185.000€ os cofres do Estado. Dava para fazer um dormitório para os desalojados de Lisboa, etc.

Ou seja nunca pediria esse dinheiro todo ao Estado pois seria tirar dinheiro a muitos Portugueses que precisam.

O pior é que coisas destas há aos montes. É uma vergonha.

Gastam-se milhões mal gastos em tachos, em carros, em negócios estranhos, em obras, e agora em sites, é a Era da Informática...

Agora expliquem-me, para quê pagar impostos. É assim que querem convencer o "Zé Povinho" a pagar?

Pagar impostos, para serem mal gastos, e outros espertos mandarem o dinheiro para off-shores? Sinceramente então mais vale fugir aos impostos, é este o caminho que levamos, mais vale fugir aos impostos e dar esse dinheiro directamente a instituições e ajudar os pobres. Ao menos sabemos que é bem aproveitado e quando o Governo estiver na falência pode ser que peça a um das dezenas de milhares de Técnicos de Informática e Programadores que perca uns diazitos a instalar um portal gratuito já pré-feito. Há tantas possibilidades gratuitas.

Agora andar a pagar impostos para estes esbanjamentos é que enfim...

Deviam haver limites para os gastos do Estado e auditorias a esses gastos e decisões. Uma espécie de ASAE política.

Se esta notícia acima é real (pois é baseado apenas num website, e no facto de já ter visto websites a 45.000€ com manutenção de 5.000€ ao mês no passado), então o país vai continuar a afundar muito. E é triste eu, tão patriota que sou, dizer isto: Espanha salva-nos!

__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 18:25.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters