Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 26-08-2009, 11:26
Avatar de psychopath
psychopath psychopath encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2009
Mensagens: 24
Por Defeito Novo Investidor na Bolsa, Preciso de Ajuda, Obrigado!

Olá a todos!

Fui hoje ao meu banco CGD para criar uma conta de investimentos financeiros para poder comprar ações.

Dentro de 1 mês tenho 15.000€ disponiveis para investir em 2 ou 3 diferentes titulos na bolsa, tenho muitas duvidas porque realmente não sei como funciona este mundo das açoes e agradecia a vossa ajuda para me tentar "integrar" da melhor forma possivel.

Não necessito do dinheiro a curto prazo, pretendo conseguir obter um melhor lucro que tendo a dinheiro numa conta a prazo.

Neste mês que falta vou tentar investigar, tirar duvidas, tentar perceber isto melhor, seguidamente vou colocar as duvidas de momento.


Ao comprar açoes pago uma taxa para o banco que é variavel conforme o montante adquirido, ao vender o valor da taxa é exactamente igual ao valor da compra?

O que é o PSI20 ?

ha sempre ações disponiveis de qualquer empresa? ou podem estar esgotadas algumas?

posso comprar ou vender ações a qualquer hora e minuto presiso? ou quando dou a ordem de compra e venda ainda demora algum tempo?

Quando dou ordem de compra de 500 açoes duma empresa, mas apenas ha 250 disponiveis o que acontece? o meu pedido é satisfeito? pago a taxa por inteiro? ou so metade?

Quando ha 50 pessoas a querer comprar umas determinadas açoes mas apenas ha 10 pessoas a vender, como funciona o sistema de prioridades? o banco dá prioridade a quem? quem é satisfeito primeiro?

Quem vende pode pedir para vender com valor acima da cotaçao actual? ou abaixo?

Quem compra pode pedir para comprar a valor abaixo da cotaçao actual?

Depois de termos comprado 500 açoes podemos criar um "agendamento" para o caso das açoes atingirem um determinado valor automaticamente vender?

ou podemos definir se umas açoes atintirem um determinado valor automaticamente comprar?

onde posso ver em tempo real os preços das ações e da disponiblidade de cada? qual é o site oficial? ou oficiais?

quando faço uma compra imediatamente sei se a quantidade que eu pedi foi comprada? ou se havia em stock?

se comprar agora 50 açoes da empresa A e daqui a 10 minutos comprar mais 50 açoes da mesma empresa, isto fica tudo junto? ou fica em "compras" separadas?

quando eu dou ordem de venda sou eu que escolho o preço que quero vender? ou são vendidas ao preço actual que a ação estiver?

o preço de compra é sempre igual ao preço de venda?

os preços de venda e compra que se vê nos sites sao mesmo os preços reais? ou é como os juros que por exemplo sao 2% mas se formos fazer contas nao é 2%?

exixte arredondamentos nas compras ou vendas?

compro 5000€ de açoes da EDP, e deixo estar uns tempos, isto rende alguns juros? por ter açoes paradas x tempo?

se eu tenho 5000€ em açoes duma empresa e essa empresa feixa ou faliu ou é comprada por outra empresa o que acontece as minhas açoes?

eu se vir umas açoes que me interessem e que andem nos 0.90€
se eu disser que quero comprar 5000 açoes por 0.85€ terei sorte? ou tenho que oferecer os 0.90€ no minimo?

uma pessoa mete a venda 50 açoes a 0.50 centimos, eu dou ordem de compra de 100 açoes a 0.55 centimos, para onde vai o dinheiro de diferença entre quem vende e quem compra? fica para a bolsa?

a bolsa dá prioridade a negocios que rendam mais dinheiro para ela?

e se eu quero comprar por exemplo 100 açoes que estao cotadas a 0.90€ por 0.90€ e a outra pessoa a seguir a mim que quer comprar 200 açoes e oferece 0.91€ quem de nós dois é satisfeito primeiro?

andei a simular uma compra a ver o preço de varias quantidades e compras ate 2500€ custa 7€, compras 10.000€ custa 10€, 40.000€ custa 30€

nao percebi muito bem ao comprar tenho a opçao: "ao melhor de" "com limite de" "valor stop" ?

em que site ou sitio posso ver o preço de todos os meses das ações nos ultimos 5 anos por exemplo?

---

[URL=http://img329.imageshack.us/i/semttulozk.png/][/URL]

o que quer dizer esses dados? Ultima? Variação? Maximo? Minimo? Abertura? Volume? e os Valores ( / ) ?

Última edição de psychopath : 26-08-2009 às 11:37.
Responder com Quote
  #2  
Velho 26-08-2009, 15:51
Avatar de psychopath
psychopath psychopath encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2009
Mensagens: 24
Por Defeito

Boas
Mudei de ideias, vou investir desde já 7.000€ apenas num titulo, estou a pensar em comprar 7000€ em açoes do BCP, alguem me pode dar a sua opiniao?

farei bem? devo investir nesta ou noutras açoes? ja sei que voçes nao podem prever o futuro, mas devem ter melhores intuiçoes que eu..
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #3  
Velho 26-08-2009, 19:13
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Olá a todos!

Fui hoje ao meu banco CGD para criar uma conta de investimentos financeiros para poder comprar ações.

Dentro de 1 mês tenho 15.000€ disponiveis para investir em 2 ou 3 diferentes titulos na bolsa, tenho muitas duvidas porque realmente não sei como funciona este mundo das açoes e agradecia a vossa ajuda para me tentar "integrar" da melhor forma possivel.

Não necessito do dinheiro a curto prazo, pretendo conseguir obter um melhor lucro que tendo a dinheiro numa conta a prazo.

Neste mês que falta vou tentar investigar, tirar duvidas, tentar perceber isto melhor, seguidamente vou colocar as duvidas de momento.


Ao comprar açoes pago uma taxa para o banco que é variavel conforme o montante adquirido, ao vender o valor da taxa é exactamente igual ao valor da compra?
Como foi dito em: [url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=772]Dúvidas em começo de trading[/url], hoje em dia pratica-se mais as comissões fixas. Convém serem vistos exemplos como [url]www.bigonline.pt[/url] e outras para se ver que tipo de preços se costuma cobrar por norma. Fica um excerto do tópico referido acima:

Citar:
Criado Inicialmente por crashhpt Ver Mensagem
É assim, antes usava-se muito uma taxa com base na percentagem, em que pagávamos como comissão um valor tipo 0,25% do total da ordem. Ou seja se comprássemos 100.000€ de acções pagaríamos 250€ na compra e mais 250€ na venda, o que era mau em valores grandes, mas bom em valores pequenos (poderíamos comprar uma acção de um euro e pagar assim só menos de um cêntimo de comissão).

Hoje em dia é mais usado a taxa fixa, que varia de corretora para corretora. Imaginemos que a taxa é de 10€, com compra + venda de 100.000€ pagaríamos assim não 500€ em comissões (250€ + 250€) mas sim 20€ (10€ + 10€) e compensaria mais em ordens grandes. Em ordens pequenas, contudo, é mau.

Quem invista 100€ paga logo 10€ na compra e mais 10€ na venda, e perde assim 20€ (20%) dos 100€. Se a acção não subir, fica com perda de 20% quando as vende. Se subir 20%, o ganho ficaria a 0% anulado pelos 20% das comissões. Quem comprasse e vendesse uma acção de 1€ pagaria 20€ de comissões e 1€ pela acção (). Assim compensa só investir em ordens de pelo menos 3 ou 4 mil euros que só nesses níveis estaríamos a pagar em taxa fixa o equivalente às comissões percentuais de 0,25% por trade de antes.

O lucro do banco é essa taxa (chamada de comissão) que é o que ele cobra em cada ordem dada.

As compras podemos fazê-las nos bancos ou corretoras, sendo que há corretoras/bancos em simultâneo, e são essas lado a lado com as corretoras normais que são os melhores meios para investirmos e não os bancos vulgares em si. Antigamente havia bancos (hoje em dia não sei), em que só poderíamos vender as acções x dias após as comprarmos, que seria quando nos entravam na conta, as corretoras já nos anos 90 eram instantâneas, ou seja, compramos e no segundo depois podemos vender com lucro ou prejuízo. Isso terá de ser visto antes de se abrir uma conta, como funcionam.

Assim o ideal é ter-se uma corretora, ou banco-corretora.
Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
O que é o PSI20 ?
Citar:
PSI-20 é o principal índice da Euronext Lisboa. Este índice é composto pelas maiores empresas portuguesas no mercado de capitais.

O PSI20 é o Portuguese Stock Index, ou seja, o principal índice de referência do mercado de capitais português. O valor base deste índice remonta a 31 de Dezembro de 1992 - 3 000 pontos.

O PSI20 é o índice de referência do mercado de bolsa nacional, reflectindo a evolução dos preços das 20 emissões de acções de maior dimensão e liquidez seleccionadas do universo das empresas admitidas à negociação no Mercado de Cotações Oficiais. A capitalização bolsista das emissões que compõem o índice PSI-20 é ajustada pelo Free Float, não podendo cada emissão ter uma ponderação superior a 20% nas datas de revisão periódica da carteira. O PSI-20 foi lançado com uma dupla finalidade: servir de indicador da evolução do mercado accionista português; e servir de suporte à negociação de contratos de futuros e opções. Devido às suas características, o índice PSI-20 tem vindo a ser seleccionado pelo mercado para servir de subjacente a produtos estruturados, cuja rentabilidade depende, de uma ou de outra forma, do comportamento do mercado bolsista português.
In [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/PSI-20]Wikipedia[/url]

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
ha sempre ações disponiveis de qualquer empresa? ou podem estar esgotadas algumas?
Desde que hajam compradores ou vendedores, há ordens colocadas no mercado. Se há ordens de venda, conseguimos comprar essas acções, se há ordens de compra, conseguimos vender a essas pessoas as acções. Acções grandes têm por norma sempre acções no mercado à venda e compra, algumas muito muito pequenas têm tão poucas no mercado que se comprarmos meia dúzia delas o preço sobe e cai muito e não compensam tanto.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
posso comprar ou vender ações a qualquer hora e minuto presiso? ou quando dou a ordem de compra e venda ainda demora algum tempo?
Dentro do horário do mercado as ordens são executadas em poucos segundos mas isso depende do banco ou corretora. Corretora deverá ser usada, se for banco normal já se sabe que por norma não correrá tão bem.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Quando dou ordem de compra de 500 açoes duma empresa, mas apenas ha 250 disponiveis o que acontece? o meu pedido é satisfeito? pago a taxa por inteiro? ou so metade?
Se a ordem é dada ao melhor preço, são compradas as 250 do mercado e as outras não seriam compradas no momento pois nada haveria à venda. Se for dado preço fixo, são compradas todas as que estão à venda no limite por nós imposto e se não houver mais a ordem das restantes fica em execução até que apareçam mais à venda e sejam compradas a esse preço ou nós as cancelemos.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Quando ha 50 pessoas a querer comprar umas determinadas açoes mas apenas ha 10 pessoas a vender, como funciona o sistema de prioridades? o banco dá prioridade a quem? quem é satisfeito primeiro?
First Come, First Served. Se chegam 2 ordens, uma de 1000 acções e outra de 5000, a primeira de 1000 é executada, quer seja ao melhor preço ou preço fixo, e só depois será a dos 5000. Como o sistema trabalha em tempo real e não adivinha o futuro não saberá se existirão melhores ordens a chegar logo não iria esperar pelas melhores, e como as ordens não chegarão ao mesmo tempo por norma, há umas diferenças de segundos ou milésimos de segundo (a própria base de dados encarrega-se de decidir que query de SQL executar primeiro para inserir um novo registo numa base de dados por isso chegarem 2 em simultâneo nunca se põe em questão por norma), por isso não há problemas.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Quem vende pode pedir para vender com valor acima da cotaçao actual? ou abaixo?
Sim pode estar a cotação a 10 e pedirmos para vender a valores doidos de 100€. A Reditus em Março de 2000 tinha ordens num dia antes de sair para negociação de 400 e tal euros quando a cotação era de perto de 10 e abriu a uns 30. Agora se subirmos muito o preço ninguém nos iria comprar por norma.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Quem compra pode pedir para comprar a valor abaixo da cotaçao actual?
Sim da mesma forma como podemos por ordens à venda acima do preço, podemos por ordens de compra abaixo do preço a ver se temos a sorte de as comprar mais baratas um dia que lá possa chegar.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Depois de termos comprado 500 açoes podemos criar um "agendamento" para o caso das açoes atingirem um determinado valor automaticamente vender?
Sim podemos após comprar dar uma ordem de venda logo mais alta, compramos a 10€ e colocamos logo ordem de venda a 20€ para o caso de um dia chegar lá.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
ou podemos definir se umas açoes atintirem um determinado valor automaticamente comprar?
Sim, chamados de take profits. Se atingir o preço que queremos seriam automaticamente vendidas as acções dando-nos o lucro que queremos.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
onde posso ver em tempo real os preços das ações e da disponiblidade de cada? qual é o site oficial? ou oficiais?
Em corretoras, e nunca são 100% em tempo real há delays de pelo menos segundos, e em muitos locais, minutos.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
quando faço uma compra imediatamente sei se a quantidade que eu pedi foi comprada? ou se havia em stock?
Depende da corretora, etc etc. Por norma sim levamos pouco tempo a saber que temos, depende da plataforma que usamos.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
se comprar agora 50 açoes da empresa A e daqui a 10 minutos comprar mais 50 açoes da mesma empresa, isto fica tudo junto? ou fica em "compras" separadas?
É como comprar ovos. Ficam todos misturados no mesmo saco. Podemos comprar 10 + 10 + 10 e depois vender 15 + 15, ou vender 30 vezes 1 cada, etc.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
quando eu dou ordem de venda sou eu que escolho o preço que quero vender? ou são vendidas ao preço actual que a ação estiver?
Sim escolhemos o preço a que queremos vender se for preço fixo, ou será ditado pelo mercado se vendermos ao melhor preço (vende a quaisquer preços que hajam no mercado).

Aqui noutro tópico está uma explicação sobre como isso funciona e até stop losses e take profits:

[url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=464]Stop Loss/Stop Limit/Ordens Fixas, etc[/url]

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
o preço de compra é sempre igual ao preço de venda?
Há um espaço que pode ser grande ou curto, um spread, entre o preço de compra e o de venda, pois quando aparecem ordens ao preço de compra ou venda são executadas e resta depois um espaço entre elas, explicado no tópico referido acima.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
os preços de venda e compra que se vê nos sites sao mesmo os preços reais? ou é como os juros que por exemplo sao 2% mas se formos fazer contas nao é 2%?
São preços reais. Se a fruta está a 1€ num dia, no outro se estiver a 1,01€ e no outro a 1,02€ é isso que aparece nas tabelas. As acções são da mesma forma.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
exixte arredondamentos nas compras ou vendas?
Isso é difícil de responder aqui, mas basicamente falando paga-se o preço da acção e a comissão. Os arredondamentos feitos às comissões só vendo.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
compro 5000€ de açoes da EDP, e deixo estar uns tempos, isto rende alguns juros? por ter açoes paradas x tempo?
Elas ou valirizam ou desvalorizam, e podem dar os dividendos anualmente (podem).

Citar:
Dividendos é a parcela do lucro apurado pela empresa, que é distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social (balanço). Pelo § 2º, do art. 202 da Lei das Sociedades Anônimas[1], deverá ser distribuído um dividendo de no mínimo 25% do lucro líquido apurado, e sempre em dinheiro (moeda corrente). Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, trimestral, semestral, anual, etc., desde que conste no estatuto da empresa o período determinado. A Assembléia Geral Ordinária (AGO) é quem determina a parcela a ser distribuído como dividendo, de acordo com os interesses da empresa, através da manifestação de seus acionistas. O montante a ser distribuído deverá ser dividido pelo número de ações emitidas pela empresa, de forma a garantir a proporcionalidade da distribuição.

O principal indicador para o investidor que quer apostar nessa categoria de renda variável é o chamado dividend yield, que mostra o retorno em dividendos frente ao preço da ação. Quanto mais alto esse índice, maior o valor do dividendo pago. No Brasil, o índice foi de 4,75% em 2005. O professor Ari Ferreira de Abreu, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da USP diz que: "o investimento em dividendos pode ser uma boa opção para quem quer diversificar o portfólio com papéis de menor volatilidade e que funcionem como uma poupança"[2].

A vantagem de investir em papéis de empresas com o fito de obter bons dividendos é que além desses proventos, os papéis tendem a se valorizar ao longo dos anos, como um efeito normal do setor produtivo. Mesmo no caso de haver uma iminente queda nas bolsas, a rentabilidade destas aplicações não tende a ser muito penalizada, apesar de ocorrer uma possível desvalorização no preço das ações. Neste caso, o dividend yield aumenta, mas por conta da queda do preço da ação e não pelo aumento na distribuição dos lucros. Além disso, para o investidor, a diferença básica é que ao receber dividendos ele não é tributado, pois a empresa já o foi quando da apuração de seu lucro líquido. Outra forma de distribuir o lucro entre os acionistas é através de juros sobre capital próprio. Esse pagamento é tratado como despesa no resultado da empresa, enquanto o dividendo não. Neste caso, o investidor terá que pagar o Imposto de Renda sobre o capital recebido. Essa questão fiscal é justamente o benefício da companhia, como esse pagamento é contabilizado como despesa da empresa, antes do lucro, ela não arca com os tributos repassando este ônus ao investidor. A opção entre dividendos e juros sobre capital próprio compete à assembléia geral, ao conselho de administração ou à diretoria da empresa.
Mais em [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Dividendo]Wikipedia[/url]

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
se eu tenho 5000€ em açoes duma empresa e essa empresa feixa ou faliu ou é comprada por outra empresa o que acontece as minhas açoes?
Só vendo no momento, a pessoa pode ficar sem tudo o que tem, e passarem a valer 0, mas só vendo há situações especiais, em caso de falência, e se é comprada por outra a acção continua a existir e poderá ser vendida na mesma.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
eu se vir umas açoes que me interessem e que andem nos 0.90€
se eu disser que quero comprar 5000 açoes por 0.85€ terei sorte? ou tenho que oferecer os 0.90€ no minimo?
Sorte? Só vendo. Faz parte da dificuldade em prever movimentos de preços, será que ela cai? Ou não? etc.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
uma pessoa mete a venda 50 açoes a 0.50 centimos, eu dou ordem de compra de 100 açoes a 0.55 centimos, para onde vai o dinheiro de diferença entre quem vende e quem compra? fica para a bolsa?
Está explicado num tópico que pús acima. As 100 vão consumindo tudo o que apaham à frente até aos 0.55, incluindo as 50 que estavam a 0.50 cêntimos.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
a bolsa dá prioridade a negocios que rendam mais dinheiro para ela?
É automatizado mas por vezes há certas jogadas estranhas (ou existiram) por parte de corretoras, etc. Só vendo, aconselho leitura de livros sobre o assunto, pois é complexo e conspirativo, etc.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
e se eu quero comprar por exemplo 100 açoes que estao cotadas a 0.90€ por 0.90€ e a outra pessoa a seguir a mim que quer comprar 200 açoes e oferece 0.91€ quem de nós dois é satisfeito primeiro?
Quando houver uma venda, vai descendo, e só após venderem a 0.91 e não existirem mais a 0.91 é que ordens ao melhor preço iriam aos 0.90 e mais abaixo. Explicado no tópico mostrado acima.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
andei a simular uma compra a ver o preço de varias quantidades e compras ate 2500€ custa 7€, compras 10.000€ custa 10€, 40.000€ custa 30€
Com comissões fixas, não alteram as comissões. É preciso ver como a corretora negoceia e poderá ser sempre uma tarifa fixa. Comprar muitas acções (muito dinheiro) com comissões em base percentual não compensa.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
nao percebi muito bem ao comprar tenho a opçao: "ao melhor de" "com limite de" "valor stop" ?
Explicado no tópico dado acima.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
em que site ou sitio posso ver o preço de todos os meses das ações nos ultimos 5 anos por exemplo?
No nosso por exemplo: [url=http://www.bolsapt.com/cotacoes/]Cotações[/url]

---

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
[URL=http://img329.imageshack.us/i/semttulozk.png/][/URL]

o que quer dizer esses dados? Ultima? Variação? Maximo? Minimo? Abertura? Volume? e os Valores ( / ) ?
Última cotação, variação percentual (ou em pontos) em relação ao fecho da sessão anterior, preço de abertura a que foi aberta a sessão, volume de transaccionadas no fim do dia, etc.

Aconselho vivamente, a leitura de livros sobre Bolsa.

O perguntado aqui não chega a talvez um centésimo do que é necessário saber. E explicar num fórum em 2 ou 3 linhas não é o mesmo que ler 2 ou 3 páginas ou mais só dedicadas a essa pergunta.

Por isso aconselho vivamente a compra de livros de bolsa (são baratos), a sua leitura, e em casos de haverem dúvidas não explícitas nos livros aí sim talvez compense perguntar no fórum, mas quem não aprender a sério como isto funciona não se poderia safar neste mundo.

Quanto a conselhos eu prefiro não dar (eu pessoalmente sou assim) pois isso iria sem dúvida afectar o meu desempenho na vida real (é difícil explicar porquê), mas a leitura de análises na Internet ajuda muito.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #4  
Velho 26-08-2009, 20:52
Avatar de psychopath
psychopath psychopath encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2009
Mensagens: 24
Por Defeito

Viva,
mais uma vez obrigado por tantas duvidas esclarecidas, tenho vindo a ler algumas coisas e com o tempo vou lendo cada vez mais.

quando faço um pedido no site do banco, ou altero os valores as vezes que eu quizer no site os valores dos pedidos conforme as açoes forem subindo ou descendo, eu não pago nada pois não? só pago mesmo a taxa dos 10€ quando o meu pedido é satisfeito e realizado na totalidade das açoes pedidas estou certo ou errado?


Tenho neste momento dois pedidos, 3500€ no BCP e outros 3500€ na sonae SGPS, ainda estou a tempo de cancelar os pedidos.. podem me dar a vossa opinião?
devo manter? devo alterar? corro riscos elevados ou moderados?

se me derem uma opiniao que corra mal eu não vos vou culpar nao se preocupem...

Última edição de psychopath : 26-08-2009 às 21:12.
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #5  
Velho 27-08-2009, 11:31
Avatar de Gekko
Gekko Gekko encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2009
Mensagens: 58
Por Defeito

Olá psychopath, está certo, se as ordens não estão concluídas podes tentar anular mas, permita-me que faça uma pergunta.

Como e porque teve a ideia de ser investidor de bolsa?

A bolsa é um negócio, não conhecendo o motivo porque se toma as decisões, a pessoa tem poucas hipóteses de ser bem sucedido.
Quero ter um negócio de automóveis, mas nada percebo de automóveis nem de gestão, que hipóteses tenho de ser bem sucedido? poucas.
Quero ter um negócio com produtos de surf porque está na moda, mas não percebo nada de surf, nem de vestuário, nem de gestão, que hipóteses tenho de ser bem sucedido? poucas.
Quero ter um negócio de produtos de limpeza, mas não percebo nada de limpeza nem de gestão, que hipóteses tenho de ser bem sucedido? poucas.
O que pretendo dizer é que tudo o que escreveu foi sobre como são executados os negócios, isso é uma coisa que podemos dizer a uma criança de 4 anos e ela faz, não é isso que importa, o que importa é saber analisar o negócio, não só o negócio da bolsa, mas o negócio da empresa em que vamos investir.
Deve estudar a empresa através de análise fundamental, ou através de análise técnica, ou ambas.
Para ganhar dinheiro na bolsa consistentemente no longo prazo deve ser muito empenhado, e estudar constantemente, são poucos os que conseguem ganhar dinheiro na bolsa a longo prazo. A maioria acaba por perder dinheiro no longo prazo e por desistir, alguns continuam mesmo perdendo consistemente.
O motivo porque continuam mesmo perdendo, é por fazerem da bolsa um vicio, um jogo, outro perdem por desconhecimento, outros por preguiça, outros porque a bolsa é mais difícil do que aparenta. Como a bolsa é um negócio, e como em qualquer outro negócio, deve conhecê-lo antes de entrar.
__________________
jduinvest at gmail.com

Última edição de Gekko : 27-08-2009 às 13:05.
Responder com Quote
  #6  
Velho 28-08-2009, 11:31
Avatar de psychopath
psychopath psychopath encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2009
Mensagens: 24
Por Defeito

Olá
eu sei que tens razão, mas eu tenho de momento cerca de 15.000€ que nao preciso a longo prazo.

os juros anuais em contas poupança nao rende quase nada.. eu decidi entrar no mundo da bolça porque quero arriscar, individado sei que nao vou ficar, pois nunca se fica a dever dinheiro à bolsa, como tal surgiu-me a ideia de apostar, investir, arriscar e acreditar.

tenho vindo a analizar as cotaçoes de agora e de à 3 anos atraz, as subidas e decidadas, e tento sempre comprar por baixo e vender um pouco por cima do valor da cotaçao actual.

sei que corro muitos riscos em me meter nisto assim de para-quedas mas eu gosto de riscos, gostos de jogos e acredito que tenho algumas possiblidades de ter sucesso.

a minha prioridade é saber como funciona a bolsa, como funciona as compras e vendas, nao ter duvidas das regras etc..


de momento estou perto de fazer um bom negocio, estou apenas com algumas duvidas de interpretaçao de portugês e da bolça..

Quando dou uma ordem de compra ao melhor de 0.90€ o que acontece?
Quando dou uma ordem de compra ao limite de: 0.90€ o que acontece?

Quando dou uma ordem de venda ao melhor de 0.90€ o que acontece?
Quando dou uma ordem de venda ao limite de: 0.90€ o que acontece?


ja efectuei duas compras ao melhor de x valor e pelas minhas contas comprei a esse preço exacto que defini, e o estranho é que devia ter pago 10€ de taxa e nao pagei, só se paga a taxa de compra e venda quando se faz a venda?

agora dei ordem de venda ao limite de x valor (5 centimos mais caro que comprei)

estou a fazer bem? isto de ao melhor de e ao limite de anda me a confundir todo!! help

agradecia que apenas responde-se quem tiver 100% certeza do que estiver a falar para eu nao cair em erros

presiso agora de ajuda no inicio.
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #7  
Velho 28-08-2009, 12:14
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Olá
eu sei que tens razão, mas eu tenho de momento cerca de 15.000€ que nao preciso a longo prazo.

os juros anuais em contas poupança nao rende quase nada.. eu decidi entrar no mundo da bolça porque quero arriscar, individado sei que nao vou ficar, pois nunca se fica a dever dinheiro à bolsa, como tal surgiu-me a ideia de apostar, investir, arriscar e acreditar.

tenho vindo a analizar as cotaçoes de agora e de à 3 anos atraz, as subidas e decidadas, e tento sempre comprar por baixo e vender um pouco por cima do valor da cotaçao actual.

sei que corro muitos riscos em me meter nisto assim de para-quedas mas eu gosto de riscos, gostos de jogos e acredito que tenho algumas possiblidades de ter sucesso.

a minha prioridade é saber como funciona a bolsa, como funciona as compras e vendas, nao ter duvidas das regras etc..


de momento estou perto de fazer um bom negocio, estou apenas com algumas duvidas de interpretaçao de portugês e da bolça..

Quando dou uma ordem de compra ao melhor de 0.90€ o que acontece?
Quando dou uma ordem de compra ao limite de: 0.90€ o que acontece?

Quando dou uma ordem de venda ao melhor de 0.90€ o que acontece?
Quando dou uma ordem de venda ao limite de: 0.90€ o que acontece?


ja efectuei duas compras ao melhor de x valor e pelas minhas contas comprei a esse preço exacto que defini, e o estranho é que devia ter pago 10€ de taxa e nao pagei, só se paga a taxa de compra e venda quando se faz a venda?

agora dei ordem de venda ao limite de x valor (5 centimos mais caro que comprei)

estou a fazer bem? isto de ao melhor de e ao limite de anda me a confundir todo!! help

agradecia que apenas responde-se quem tiver 100% certeza do que estiver a falar para eu nao cair em erros

presiso agora de ajuda no inicio.
Mas há que lembrar que mais vale ganhar só 1% em depósitos a prazo do que perder 5%, 10%, 50% etc.

De qualquer das formas pode-se sim fazer dinheiro na bolsa, e para alguns é fácil fazer, para outros não, depende do "jeito" de cada um, mas é obrigatório o estudo prévio da matéria para sabermos sempre o que fazemos e estarmos seguros.

Atenção ao:

Citar:
tenho vindo a analizar as cotaçoes de agora e de à 3 anos atraz, as subidas e decidadas, e tento sempre comprar por baixo e vender um pouco por cima do valor da cotaçao actual.
Porque o "comprar abaixo" para "vender acima" é muito relativo. Por vezes pensamos que as coisas estão "em baixo", e caem mais, e depois mais, e mais... Ou seja, o que parece barato hoje, amanhã pode parecer caro, e vice versa.

Recomendo por isso jogar-se um pouco no [url=http://www.bolsapt.com/sobre-chart-game/]Chart Game[/url], um jogo muito bom (feito por terceiros), e muito útil para aprenderem algo sobre o que é investir em tempo real. Lá se descobre que às vezes o barato estava caro, e vice versa. Recomendo tentar-se fazer lucro nesse jogo só para se ter ideia de como é a realidade.

Citar:
Quando dou uma ordem de compra ao melhor de 0.90€ o que acontece?
Se a ordem for ao melhor preço, não haverá limite, a ordem irá comendo tudo o que esteja à venda até ser executada na totalidade, nem que termine nos 1.00 ou 1.10 1.20 etc. Agora uma ordem dada a 0.90 de compra, como eu falei no tal tópico que referi acima (aconselho a leitura que lá explica como funciona esse processo), ficará pelos 0.90 e não subirá desse valor, pode é não ser executada na totalidade. Sobre isto aconselho vivamente a leitura de [url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=464]Stop Loss/Stop Limit/Ordens Fixas, etc[/url] (o título engana).

E as comissões vêm incluidas no preço da compra e venda por norma.

Mas aconselho vivamente a leitura dos tópicos que referi pois muita coisa vem respondida lá. Ninguém conseguirá ser um bom trader sem no mínimo ter alguma motivação que o faça ler aquilo que precisa para ter sucesso. E algo obrigatório é ler livros. Há livros recomendados em outros tópicos que são baratos (em relação aos 15.000€ pelo menos, uma perda de 1% são 150€ e com 50€ compramos 2 ou 3 livros para começar).

Aconselho vivamente a compra de 2 ou 3 livros para se aprender mais sobre o assunto.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #8  
Velho 28-08-2009, 16:13
Avatar de Gekko
Gekko Gekko encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2009
Mensagens: 58
Por Defeito

olá psychopath, parece estar convencido que é apenas comprar e que mais cedo ou mais tarde, daqui a 5 ou 10 anos ganhará e ganhará mais do que um depósito a prazo. Correcto?

Mas já colocou a hipótese de as coisas não funcionarem assim?

A Bolsa Portuguesa em 2007 não teve um máximo superior ao que se verificou em 2000.

Durante os períodos de crise, algumas empresas degradam-se, no PSI-20 algumas empresas perdem a importância e vão sendo substituídas.
As acções em Portugal há muitos anos atrás valiam muito mais e provavelmente muitas nunca mais vão atingir os preços que já tiveram.
Algumas empresas faliram.

A Bolsa do Japão apesar de ter períodos em que subiu, desce há 20 anos,...,
__________________
jduinvest at gmail.com

Última edição de Gekko : 28-08-2009 às 17:59.
Responder com Quote
  #9  
Velho 28-08-2009, 16:17
Avatar de psychopath
psychopath psychopath encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2009
Mensagens: 24
Por Defeito

aconteceu-me hoje um caso que n sei como se processará agora

dei ordem para comprar 500 açoes duma empresa e as 16:30 estava em realização e apenas comprou 350, o que se vai passar na segunda feira? isto vai automaticamente terminar o pedido e continuar a comprar ate completar a totalidade pedida?

vou pagar quantas taxas ao banco de compra ate completar o pedido de 500 açoes? 1 ou 2 ou mais?


as açoes que tinha a venda e não foram vendidas diz que estão "em bolsa", mas com data de ordem de venda para dia 28
eu tento criar uma nova ordem de venda para dia 31 (segunda feira), e aparece 0 açoes, logo não posso criar ordem sem açoes.. é normal?
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #10  
Velho 28-08-2009, 16:42
Avatar de Gekko
Gekko Gekko encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2009
Mensagens: 58
Por Defeito

olá psychopath, se consultar o histórico da conta, ordens pendentes, vai ter a resposta.

Para ter acontecido isso deu a ordem a um determinado preço e não existiu o numero suficiente de acções a vender a esse preço.
Deve ter de pagar mais comissões para realizar o total da operação.

Quando tem dúvidas desse tipo, o melhor é perguntar ao serviço de apoio a clientes do seu banco ou corretora.

Boa sorte para as suas decisões. :-)
__________________
jduinvest at gmail.com

Última edição de Gekko : 28-08-2009 às 17:32.
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Novo Livro para iniciados na bolsa mpcgomes Livros, Ferramentas e Corretoras 9 22-12-2017 03:58
O investidor inteligente Engenheiro Livros, Ferramentas e Corretoras 2 05-05-2015 07:51
Falência do BCP..preciso saber.. mpcgomes Fórum Geral 23 24-07-2014 09:19
Novo sistema de alertas de Bolsa BolsaPT Fórum Geral 0 19-07-2009 19:58
preciso ajuda captain Fórum Geral 1 03-11-2008 04:40


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 17:12.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters