Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Análise Técnica Área destinada aos estudiosos da Análise Técnica, ferramenta essencial a todos os traders. Se precisarem de alguma Análise Técnica actualizada peçam que pode ser que algum dos nossos utilizadores a queira partilhar...

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 19-02-2009, 18:10
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Talking Os meus pilares na negociação

Este artigo foi retirado do blogue [URL="http://surfaratendencia.blogspot.com"]Surfar a Tendência[/URL]

Citar:
Sempre que realizamos um negócio, baseamo-nos em algo para o fazer. Seja em price targets, dicas, esperança... tem de existir um trigger, uma fonte de motivação que nos impulsione a escolher um título em detrimento de outro, aquela zona para entrar e não outra. Quando encerramos esse negócio, a mesma coisa. Tem de haver uma razão para o encerrarmos, por mais leviana que pareça.
É sobre isso que eu vou hoje reflectir, sobre a minha forma de negociar e sobre os aspectos que mais valorizo num determinado trade. Quem costuma acompanhar o que escrevo sabe que sempre que faço uma análise falo sobre isso, embora de forma pouco organizada.

Vou falar sobre cinco factores essenciais na minha actuação como trader, são esses os meus pilares. Como referi acima, não são nenhuma novidade para quem acompanha as análises semanais. De qualquer forma é prático e, quem sabe, útil agregar tudo isso num só tópico.

Análise Técnica

A análise técnica é o meu motor de arranque, o ponto de partida para todos os trades que faço. A minha relação com os gráficos foi de amor à primeira vista, desde aí nunca mais os consegui largar. Apesar de toda a subjectividade que os mais críticos lhe apontam, acredito que se pode ser objectivo utilizando a AT. Fácil não é, certamente! Mas se deixarmos de seguir padrões "forçados" e nos dedicarmos apenas aos mais concretos e fidedignos, teremos grandes probabilidades de sucesso.
Claro que a nossa tendência de jogadores e a raridade dos "bons" movimentos nos impelirão para ver aquilo que queremos ver e negociar os tais padrões forçados.
Existem milhares e milhares de activos por todo o mundo, centenas de boas oportunidades aparecem diariamente. É só uma questão de procurarmos. Quem disse que era fácil? Sucesso sem esforço, só aliado a muita sorte. E o problema da sorte é que, mais cedo ou mais tarde, acaba por se esgotar.

Entradas a favor da tendência

Esta é outra das minhas máximas. Se sabemos que num momento de indecisão as probabilidades estão do lado da tendência, fará sentido tentarmos combater os números? Claro que por vezes as cotações contrariam a tendência, por isso mesmo é que falamos em probabilidades e não em certezas! Um significativo número de traders que bate o mercado, consegue ter sucesso utilizando apenas a estratégia de seguir a tendência dominante. Eu, na minha pequenez, só quero ser mais um.

Position/swing trading

Antes de mais, vamos esclarecer alguns conceitos. Um daytrader é alguém que abre uma posição e a fecha antes do final do dia. Um swing trader abre uma posição e aguenta-a por alguns dias ou semanas. Um position trader aguenta a sua posição por um período entre 3 meses a um ano.
Comecei, como tantos outros, como daytrader. Depressa descobri que não era para mim, não tenho nem o tempo nem a paciência para estar todo o dia agarrado ao computador a ver as cotações mexerem. Além de ser física e psicologicamente mais desgastante, duvido que os resultados no longo prazo sejam melhores.
Actualmente alterno entre swing e position trading. Raramente olho para os mercados no intraday, mesmo quando tenho posições abertas. Basta-me monitorizar o seu comportamento depois do fecho, preparando as posições para o dia seguinte. Os stop-loss estão lá, os stop profit também, não tenho razões para estar preocupado.
Seja o que for que aconteça, já foi planeado previamente. E isso dá uma tranquilidade...
Foi por essa tranquilidade que eu deixei de ser daytrader. Os padrões podem ser os mesmos, tal como a sua validade. Podemos entrar igualmente a favor da tendência. Mas não temos tempo para planear antecipadamente todos os movimentos. E quando digo planear, refiro-me a [URL="http://surfaratendencia.blogspot.com/2008/12/plano-de-trading.html"]colocar no papel todo o plano[/URL] . Planear de cabeça não tem a mesma validade, a menos que sejamos já muuuito batidos nos mercados.

Money Management

Ora aqui está mais uma parte fundamental da minha estratégia. Talvez a mais importante, sem sombra de dúvidas. O money management evita que um bom trader, com uma boa estratégia, caia em ruína se a coisa der para o torto. E há sempre trades que parecem perfeitos e depois azedam, geralmente aqueles em que depositamos maiores esperanças de sucesso.
Seguir regras básicas como o tamanho da posição, a distância aos pontos de saída, o grau de risco que se corre... são passos essenciais para o sucesso duradouro.
Muito haveria para dizer neste ponto, por toda a sua importância e relevo. Mantenho a promessa de escrever unicamente sobre money management quando tiver algum tempo livre.

Psicologia de trading

Deixei esta para o fim, por passar muitas vezes despercebida. É esta a razão de ser da análise técnica, a base de todos os padrões, dos suportes, das resistências dos aumentos de volume. Tudo tem a ver com a psicologia, a psicologia dos intervenientes no mercado. Pequenos, grandes investidores. Todos seres humanos, e a comportarem-se como tal. São esses comportamentos que se reflectem nos gráficos, deixando as suas marcas. Mas não era disso que eu queria falar, já que essa parte está mais relacionada com a AT. Eu quero falar sobre os meus próprios comportamentos e sentimentos e a forma de os gerir/manipular.

Quando disse acima que planeio os movimentos de véspera e os deixo correr livremente, não referi porque o faço. Se observasse os mercados durante o seu livre funcionamento, alteraria muitos dos planos traçados. Por medo de perder, ambição de querer ganhar mais... por todos os sentimentos que nos fazem palpitar o coração no intraday e provocam os disparos de adrenalina que mexem com a nossa parte racional.
Eu não gosto de adrenalina, de emoção. Gosto de sentir as coisas sob controlo, sem surpresas. Daí agir de forma a minimizar tudo o que possa causar surpresas, criando o plano B o plano C, até o plano D, se necessário.
Tudo tem de ser previsto antecipadamente, com calma, tempo e cautela. Quando isso não acontece, prefiro perder um movimento promissor. Atrás dele virá outro e outro e outro. Já com o dinheiro não é bem assim, atrás deste não há muito mais para perder de forma precipitada. E custou tanto a ganhar...
Responder com Quote
  #2  
Velho 24-02-2009, 10:51
aguia5 aguia5 encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 27
Por Defeito glintt

bom dia, podes de alguma maneira fazer uma previsao da GLINTT
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Análises actualizadas e sugestões de negociação! tiagopt Fórum Geral 3 19-02-2009 02:26


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 08:31.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters