Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 11-08-2008, 08:27
Avatar de Mcmad
Mcmad Mcmad encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2008
Mensagens: 149
Por Defeito «Price targets e irritação»

Quem não leu o seu livro «ganhar em bolsa» deverá faze-lo em minha opinião


Citar:
Fernando Braga de Matos
"Price targets"e irritação




Estando em Moledo, em férias "super-absolutas" (julgava eu), a ler o Foreign Affairs e, principalmente, a olhar para as moscas, recebi um golpe de telemóvel. Ainda pensei em não atender, mas como podia ser a minha mulher em missão de controle, cogitei que a emenda podia ser pior que o soneto.


Estando em Moledo, em férias "super-absolutas" (julgava eu), a ler o Foreign Affairs e, principalmente, a olhar para as moscas, recebi um golpe de telemóvel. Ainda pensei em não atender, mas como podia ser a minha mulher em missão de controle, cogitei que a emenda podia ser pior que o soneto.

Agora que o suspense está criado, revelo que a chamada era da eficientíssima Elisabete, minha "controleira" do Jornal de Negócios, a informar, em voz Stasi e com síndrome Titanic, que a minha crónica não tinha chegado.

Fora de casa, fora de computador, sem uma ideia na cabeça, vi-me na contingência de escrever alguma coisa sem erros de ortografia e sintaxe em três horas. É verdade, irmãos, 3 horas! "Chuveirei-me" e corri para o "cybercafé", rezando.

Apesar do meu agnosticismo, para que o computador estivesse desocupado. (Nota. O suspense adensa-se: chegará F ao "cyber" e apanhará vaga? E se sim, que tirará da área nobre do seu cérebro?).

Enquanto eu ia proferindo palavrões mentais pelo caminho, a tentar arranjar o essencial de qualquer crónica - tema - ocorreu-me, num fulgor de língua de fogo, que assim, irritado, só podia escrever sobre coisas que me pusessem fora de mim.

Ainda pensei no famoso Allgarve, que o ministro Manuel Pinho inventou para "bifes" e "camones", mas depois veio ao de cima o tema que normalmente me deixa com urticária: "price targets", esse grande engodo do pobre investidor individual crédulo. So far so good!

Hoje em dia os "price targets" invadem as páginas dos jornais, mesmo não económicos, inclusive este insigne órgão informativo, o JN.

Lembro-me perfeitamente do primeiro comentário demolidor sobre os ditos "alvos", e era de Samuelson, O Samulson, O do Nobel, e ele aconselhava os que a tal tarefa se dedicavam a contribuir para o PIB, preferentemente, a ensinar grego - com mais uns comentários de igual jaez ácido. Já lá vão 20 anos e cá em Portugal nem se sabia o que era "price", quanto mais "target".

Mas eu andava em estudos e a curiosidade intelectual era enorme (aliás, daqui resultou o meu "Ganhar em Bolsa"), pelo que fui continuando. Samuelson era conhecido pelo seu mau feitio e escrita hiperbólica quando fora da zona académica. Por isso, procurei alguma coisa com mais "valium".

Ora, por essa altura passou-me pelas mãos o "Barron's" com uma entrevista a já não sei quem famoso, que iniciara a sua carreira de gestor de Fundos, como analista de uma conhecida casa financeira. Por falta do titular, incumbiram-no da análise nada mais nada menos que da IBM e a metodologia a seguir era a dos "cash flow" futuros, com um modelo que incluía um PER previsional de sofisticada fórmula de cálculo.

Ora, estando a IBM a 150 (se bem me recordo), o cálculo do nosso analista dava um preço previsional, a um ano, de 300, o que ele achou de todo impossível.

Lá fez aquele percurso penoso ao gabinete do "boss", contou-lhe o drama e, num ápice, recebeu a solução: "Olhe, ponha 200."

Como diria Octávio Machado, vocês, neófitos investidores que têm visto no último ano o deboche dos "price target", "vocês bem sabem do que eu estou a falar".

Advogado, autor de " Ganhar em Bolsa" (ed D Quixote) e "Bolsa para Iniciados" (ed, Presença, no prelo).
Jornal Negocios
__________________
"Em questões de ciência, a autoridade de um milhar de pessoas não vale a razão humilde de um único indivíduo."
Galileu
Responder com Quote
  #2  
Velho 11-08-2008, 15:58
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Nunca li esse livro mas pelo que vejo aqui parece ser bem mais interessante do que pensava. Pensava que era apenas algo que falava de Bolsa, algo mais técnico etc, por isso nunca tive curiosidade de o ler. O meu primeiro foi "Technical Analysis Explained" de Martin Pring, lá para 98 ou 99, mas este parece ser engraçado se for assim contado neste estilo. Agora se falar mais à base de teorias dispenso
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 11:26.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters