Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 25-04-2009, 02:15
xyax xyax encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2009
Mensagens: 3
Por Defeito dúvida sobre dividendos

Ola a todos.

Nas ultimas duas semanas tenho andado a informar-me sobre a bolsa de valores, pois procuro investir a minha primeira vez num futuro próximo.

Vamos supor que compro 100 acções de uma empresa X no dia 1/1/10.

Dúvidas:

-Irei receber os dividendos relativos às 100 acções exactamente 1 ano depois?(fora feriados e fins-de-semana)

-É comum atrasos no pagamento dos dividendos?

-Depois de dividida a minha parte, irei receber automaticamente na minha conta bancária na qual fiz a compra das acções?(e se essa conta bancária já não existir?)

-Se eu acrescentar ao meu investimento, mais 100 acções da mesma empresa passados 6meses(1/7/10 por ex) da minha primeira compra. Poderei receber os dividendos associados a esta segunda compra no mesmo dia que a primeira compra? De igual valor?

Agradecia imenso que me esclarecessem estas dúvidas.
Obrigado

<Off-topic:
vi as acções da zon a darem 12% ao ano comprando as acções com os dividendos que tem. estou a fazer bem as contas???>

Última edição de xyax : 25-04-2009 às 02:28.
Responder com Quote
  #2  
Velho 27-04-2009, 20:31
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito Dia de Ex-Dividendo

Citar:
Criado Inicialmente por xyax Ver Mensagem
Ola a todos.

Nas ultimas duas semanas tenho andado a informar-me sobre a bolsa de valores, pois procuro investir a minha primeira vez num futuro próximo.

Vamos supor que compro 100 acções de uma empresa X no dia 1/1/10.

Dúvidas:

-Irei receber os dividendos relativos às 100 acções exactamente 1 ano depois?(fora feriados e fins-de-semana)

-É comum atrasos no pagamento dos dividendos?

-Depois de dividida a minha parte, irei receber automaticamente na minha conta bancária na qual fiz a compra das acções?(e se essa conta bancária já não existir?)

-Se eu acrescentar ao meu investimento, mais 100 acções da mesma empresa passados 6meses(1/7/10 por ex) da minha primeira compra. Poderei receber os dividendos associados a esta segunda compra no mesmo dia que a primeira compra? De igual valor?

Agradecia imenso que me esclarecessem estas dúvidas.
Obrigado

<Off-topic:
vi as acções da zon a darem 12% ao ano comprando as acções com os dividendos que tem. estou a fazer bem as contas???>
Bem vindo,

É assim, os dividendos são dados não com base em quem está com acções durante um ano, mas com base num levantamento que é feito dos detentores de acções numa certa data.

Como uma empresa como por exemplo a poderia ter dezenas ou centenas de milhares de accionistas diferentes, seria impossível fazer esse cálculo ao dia, para dar dividendos depois.

O que é feito, é a empresa fazer o levantamento numa certa data de todos os que têm acções nessa data, para dar os dividendos.

Assim, existe uma data de ex-dividendo, que é a data a partir da qual quem compre acções deixa de ter direito aos dividendos do ano anterior que serão dados nesse ano, e a data em que o dividendo é dado.

Exemplo:

Agora é assim, imaginemos que a data em que os dividendos fossem dados fosse a de 2009-04-20 e que a data ex-dividendo fosse por exemplo a 2009-04-15 (valores inventados por mim agora). Isto quereria dizer que a empresa iria ver todos os accionistas que teriam acções da Zon em sua posse no dia 2009-04-14, e quantas acções detinham cada um, e com base nesses números iriam dar os dividendos aos mesmos.

Como o levantamento seria feito após o fim de sessão de Bolsa do dia 14, no dia seguinte, o dia 15, quem comprasse as acções da Zon, já não iria a tempo de receber dividendos como os outros, pois já não teria sido incluido no levantamento do dia anterior, daí ser chamado de dia de ex-dividendo, pois é o primeiro dia desse ano a partir do qual quem comprasse acções já não teria direito ao dividendo.

Agora, para se receber os dividendos, basta comprar até esse dia anterior ao do ex-dividendo, para se ter direito. Ou seja, se o ex-dividendo fosse no dia 15, quem comprasse 1.000 acções no dia 14, irá receber dias depois dividendos referentes aos lucros do ano anterior da empresa sobre as 1.000 acções, mesmo que a pessoa só detenha as acções um dia. Se por outro lado uma pessoa detiver 1.000 acções, anos a fio, mas vender as acções no dia 14, o dia anterior ao ex-dividendo, essa pessoa já não fará parte das pessoas que terão direito a receber dividendos, e apesar de estar com as acções durante o ano todo, não receberá nada.

Em contra partida, as acções por norma costumam corrigir o equivalente que se ganha em dividendos. Pois a empresa estará a dar dinheiro aos seus accionistas, dinheiro que desaparece dos seus cofres, perde assim a empresa valor, e por norma corrige essa percentagem nos mercados, por vezes até mais do que o valor dado pelos dividendos, por isso por vezes o comprar os dividendos anula a perda que se tem depois de os ganhar e a acção cair.

Mas para quem quer ter acções consigo durante vários anos, ou que as veja a meio de uma subida forte e que duvide que elas vão a cair após os dividendos, pode ser boa opção.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #3  
Velho 15-05-2009, 08:13
bofia bofia encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jan 2009
Mensagens: 1
Por Defeito

a son sgps hoje ainda negoceia com direito a dividendo????
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Dúvida sobre TAE zetorres Banca e Créditos 5 20-04-2015 09:07
Alguma dúvida perguntem-me :-) vset Análise Técnica 12 05-03-2010 15:23
dividendos pt ? aguia5 Fórum Geral 4 20-04-2009 17:47
Dividendos PT LPM Fórum Geral 1 27-02-2009 23:17
duvida na bolsa x_dragoner Dúvidas & Ajuda sobre o Portal 1 21-11-2007 20:53


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 23:17.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters