Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Bolsas Estrangeiras e Futuros Fórum destinado a troca de ideias sobre investimentos fora do nosso país, e mercados de derivados.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 04-03-2008, 19:18
nunoclaro nunoclaro encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Mar 2008
Mensagens: 2
Por Defeito

Boas

Sou novo nestas andanças mas gostava de ganhar conhecimentos neste tema.

Tenho ouvido falar de futuros e estou a ler algumas coisas que encontrei na net.

Gostava se possível que alguém desse umas dicas

Bons negócios

NC
Responder com Quote
  #2  
Velho 14-03-2008, 00:10
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por nunoclaro Ver Mensagem
Boas

Sou novo nestas andanças mas gostava de ganhar conhecimentos neste tema.

Tenho ouvido falar de futuros e estou a ler algumas coisas que encontrei na net.

Gostava se possível que alguém desse umas dicas

Bons negócios

NC
Que tipo de dica?

Em termos de funcionamento básico é aquela velha história da alavancagem e dos contratos etc.

Explicado de forma básica, um contrato de futuros permite-nos alavancar tanto apostando em subidas como em quedas facilmente.

Se um contrato de futuros da PT se referisse a 100 acções e custasse por exemplo 100€ (as coisas não são tão certas assim mas é para exemplo), se abrissemos uma posição longa (Long) em futuros PT a por exemplo 100€, seria o mesmo que estarmos a apostar na subida tendo 100 acções em mão e não as 10 do valor de 100€ (as do contrato de futuros).

Desta forma, se após algum tempo a PT estivesse não a 10€ mas a 12€, e os preços dos contratos de futuros também (para facilitar), ganharíamos não 20% de lucro (ou seja, 20€ de lucro para os 100€ gastos), mas sim 20% de lucro sobre as 100 acções referentes ao contrato, ou seja se na altura da compra estivessem a 10€, seriam 1.000€ de valor inicial, e após a valorização de 20% cada, estaria o total a 1.200€ após algum tempo.

Desta forma ganhar-se-ia 200€ de lucro, com apenas 100€ investido (200%).

Há assim por exemplo, neste caso (pode variar), uma alavancagem de 10/1, um lucro de 20% das acções, corresponde a um lucro de 200% neste caso para quem comprou os contratos de futuros referentes a estas acções.

Da mesma forma como se abrem posições longas (apostando na subida), também podemos shortar (abrir posições curtas, Short-Selling), e vender por exemplo PT a 10€, e após 2 meses se cair para os 8€, caindo 20%, ganharíamos não 20% de lucro mas 200%.

Ou seja, apostar na queda, haver queda de 20% e ganharmos assim 200% sobre o capital investindo (10 vezes mais, alavancagem de 10/1).

O contrato de 100€ equivaleria a um valor de 1.000€ (100 acções * 10€ iniciais), logo 20% de queda em posição short seria um lucro de 200% na carteira.

Resumindo, é mais ou menos assim os princípios básicos disto.

Qualquer coisa o pessoal aqui vai dando dicas sobre dúvidas que existam.
Responder com Quote
  #3  
Velho 22-05-2008, 22:03
Aifos Aifos encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: May 2008
Mensagens: 2
Question futuros / riscos

Olá.
Também sou 100% nova nestas andanças e por isso desculpem lá qualquer pergunta demasiado básica para os entendidos na matéria.
Em relação aos futuros ainda não percebi bem quais os riscos inerentes e quais os mecanismos de defesa que se podem utilizar.
Se eu pagar 100 euros por 1 contrato e posso ganhar 200, isso significa que também posso perder 200 certo? Não é possivel estabelecer um limite prévio para o valor das perdas? E havendo essa possibilidade estarei também a estabelecer um limite aos ganhos? Como funciona?
Obrigada e boa sorte para os investimentos que fizerem entretanto
[/font].
Responder com Quote
  #4  
Velho 23-05-2008, 02:52
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Aifos Ver Mensagem
Olá.
Também sou 100% nova nestas andanças e por isso desculpem lá qualquer pergunta demasiado básica para os entendidos na matéria.
Em relação aos futuros ainda não percebi bem quais os riscos inerentes e quais os mecanismos de defesa que se podem utilizar.
Se eu pagar 100 euros por 1 contrato e posso ganhar 200, isso significa que também posso perder 200 certo? Não é possivel estabelecer um limite prévio para o valor das perdas? E havendo essa possibilidade estarei também a estabelecer um limite aos ganhos? Como funciona?
Obrigada e boa sorte para os investimentos que fizerem entretanto
[/font].
Sim, quanto maior a alavancagem, maior o possível ganho, e maior a possível perda.

Se a alavancagem for de 10/1, ganha-se 10 vezes mais e podemos perder 10 vezes mais também.

No Forex é fácil definirmos a alavancagem que queremos pelas décimas até tipo alavancar 10,01/1 ou algo do género (dependendo do dinheiro que tenhamos), nos contratos de futuros era diferente, calculávamos a alavancagem a que estaríamos pelos preços dos contratos e pelas acções subjacentes que teriam (ou outros activos). Tipo se um contrato fosse de 100 acções PT a uns 100€ e cada acção estivesse com o valor de 13€, seriam 1300€ para 100€ investidos, alavancagem de 13/1.

Mas se investíssemos apenas metade do capital que tivessemos em conta, estaríamos a alavancar apenas a 6,5/1 e reduziríamos o risco, e os possíveis ganhos. Há sempre forma de manipular a alavancagem.

Acho que a melhor coisa que devemos espreitar para perceber as alavancagens seriam os câmbios, treinar um pouco em Forex. Lá podemos, em algumas corretoras, porque outras só nos permitem investir em lotes, investir uma quantidade qualquer de dinheiro e escolher a alavancagem que temos, como acontece com a [url]www.oanda.com[/url] onde podemos investir por exemplo 100€ a brincar e escolher se queremos alavancagem de 1/1, 10/1, 50/1, etc.

Investindo a 1/1, 1% de subida dariam só 1€ de lucro nesses 100€, a 50/1, 1% de subida dariam 50€ de lucro e ficaríamos com 150€. Mas 1% de quebra a 50/1 dar-nos-ia uma perda de 50%, passando a ficar com 50€ na conta, especialmente devido à margin call que se pratica nessa corretora, que era de 50%, e que nos fecharia a posição automáticamente.

A margin call é um desses mecanismos de defesa, mas é extremo, o outro é o stop-loss. Podemos dizer que após uma perda efectiva de 10% (definimos por exemplo isso no preço, calculamos que se for ao valor x é fechada posição, ou de outras formas), que a posição é fechada e não perdemos mais que isso. A margin call é uma defesa já extrema imposta pela corretora. As corretoras, sabendo que se perdermos mais de 2% quando estamos a 50/1 (perdendo assim mais de 100% da posição) ficaríamos sem o capital investido e ainda ficaríamos a dever, as corretoras não querem correr esse risco. Não é tanto por se preocuparem com os ganhos de quem investe, talvez seja mais para não terem prejuízo, mas impõem-no essas regras.

Assim, a 50/1, perderíamos 50% do que tínhamos com apenas 1% de variação cambial, e para a recuperar, teríamos de abrir outra posição por exemplo a 50/1, e tentar acertar num ganho de 2% (que nos dariam 100% de ganho) e passar assim novamente dos 50€ para os 100€ iniciais.

Após 4 perdas consecutivas de mais de 1% (travados por uma margin call de 50%) a quem investe a 50/1 em Forex, ficaríamos com 100€->50€->25€->12,5€->6,25€, e teríamos de ter um ganho de 1.500% para passar novamente dos 6,25€ depois para os 100€ iniciais.

Ou seja o risco pode ser enorme, é devido a essas coisas que há quem perca tudo em dias ou horas. Há corretoras que têm margin calls de 80% 90%.

Ou seja havia esses dois mecanismos de defesa, pelo menos, sendo os mais importantes.

Antigamente, lá para fins dos anos 90 inícios deste século, quando investi em futuros em Portugal, havia um contrato feito a três partes, nós, a corretora, e a Bolsa de Derivados do Porto (se não me engano), e em que a corretora se responsabilizava por cobrir diáriamente o saldo da nossa conta. Todos os dias era calculado o nosso ganho ou perda e colocado esse lucro (ou tirado) das nossas contas. Se não tivessemos dinheiro suficiente em conta, a corretora teria de ser ela a pagar esse valor à BDP, e nós ficaríamos a dever o dinheiro à corretora. Basicamente, a BDP sempre recebia o capital, mas se não pagássemos o dinheiro à corretora, acho que poderíamos ser banidos desse tipo de negociação.

Havia quem não tivesse margin calls (não era mandatória a existência de margin calls na época eu próprio nunca usei, era eu que as definia), e ficasse a perder mais do que investiu.

Quem investisse 100€ poderia ficar a dever 200€ sim, se a corretora não exigisse margin call nem o utilizador a definisse.

Hoje em dia não sei como é pois nunca mais investi em futuros em Portugal (nem imagino como isso anda), mas desde que definemos um stop loss, ou haja uma margin call, seria muito difícil perder o que investimos e ficar a dever, isto em mercados de futuros, mas não havendo liquidez no mercado (o nosso era muito pouco líquido), seria fácil os preços dos contratos caírem bastante e não podermos vender por não existir procura para os comprar e aí não teríamos segurança.

Agora em outros mercados como o Forex, em que são negociados por dia 300 vezes mais dinheiro do que todas as bolsas americanas juntas, em que podemos despejar sempre sempre sempre umas dezenas de milhões em que nunca falta procura (ou centenas), aí nunca há risco de falta de liquidez, definimos um valor aceitável para a margin call pela alavancagem ou um stop loss e ele é normalmente certo quando activado.

Mas não, não existiria limite aos ganhos. A pessoa podia na altura perder mais do que investiu, mas ganhar muito sem limites. Com stop losses e margin calls, podemos perder apenas um x definido pos nós ou pela corretora, mas os ganhos não têm limites, nós é que podemos definir take profits para se o preço chegar a certos níveis nós possamos obter lucro mesmo não estando atentos ao mercado (estarmos na praia por exemplo ).

E cuidado que o uso de stop losses e margin calls também nos podem fazer perder dinheiro facilmente sendo assim por vezes uma falsa segurança. Imaginemos que o mercado anda volátil e o activo varia constantemente dos -20 a + 20 ticks no mercado, e imaginemos que definemos um stop loss de 8 ticks. Logicamente, somos capazes de abrir umas 10 ordens, e serem as 10 fechadas por causa de um stop loss que não abrange a volatilidade possível do mercado. Da mesma forma podemos até definir um stop loss a 9,00€, entrar a 10,00€, e o mercado por acaso cair 10% certos, tocar nos 9,00€, fechar assim a nossa posição com o stop loss, e voltar a subir aos 10€, 11€ etc, e nós ficarmos com prejuízo de 10% quando podíamos ter ficado com lucro de 10% ou 20%, apenas devido a termos usado um stop loss!

Por essa razão nunca usei stop losses. Mas tinha de estar sempre de olho no mercado e confesso que não era muito disciplicado, e a pressão era maior. Não aconselho ao pessoal o "não uso" de stop losses, pois só funciona bem esse tipo de táctica com algumas pessoas. Há quem funcione muito melhor com stop losses

Aconselho a consulta do [url]www.canalforex.com[/url] que tem lá algum pessoal a falar do tema das alavancagens também, e é um mercado onde podemos treinar com dinheiro virtual a questão das alavancagens.

Eu talvez não seja muito directo ou simples a explicar algo que queira mas se houver mais dúvidas tou aqui para contribuir com a minha participação

Bons negócios

Última edição de Crashh : 23-05-2008 às 02:56.
Responder com Quote
  #5  
Velho 28-05-2008, 22:13
Aifos Aifos encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: May 2008
Mensagens: 2
Smile Obrigada Crashh

Olá.
Muito obrigada pela explicação.
Agora vou tentar descodificar esta lingua meio estranha e para tal fazer mais umas pesquisas na net. A maioria dos termos são completamente novos para mim. Mas acho que com tempo chego lá.
Os sites são um bom ponto de partida e dão pano para mangas.
Vou ter paletes de dúvidas e depois cá estarei. Entretanto MUUUiiito Obrigada pelo tempo dispensado a responder-me.
Inté
Responder com Quote
  #6  
Velho 29-05-2008, 00:39
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Aifos Ver Mensagem
Olá.
Muito obrigada pela explicação.
Agora vou tentar descodificar esta lingua meio estranha e para tal fazer mais umas pesquisas na net. A maioria dos termos são completamente novos para mim. Mas acho que com tempo chego lá.
Os sites são um bom ponto de partida e dão pano para mangas.
Vou ter paletes de dúvidas e depois cá estarei. Entretanto MUUUiiito Obrigada pelo tempo dispensado a responder-me.
Inté
Viva,

Não há que agradecer, estou aqui para ajudar!

Às vezes podemos usar termos que nos esquecemos que quem nunca tenha estado numa certa área não irá saber à partida por nunca os ter aprendido, mas é apenas por não nos apercebermos disso.

Mas podem perguntar tudo aquilo onde tenham alguma dúvida que eu terei muito gosto em ajudar no que puder e contribuir de alguma forma para ajudar quem começa a chegar mais rápido aos resultados.

Qualquer dúvida é só dizerem que eu ou alguém ajudaremos (quem chegar primeiro)

Aliás, até é bom que coloquem o maior número de dúvidas possíveis no fórum, e se forem temas diferentes em tópicos diferentes, a meu ver, pois assim ficam gravadas no fórum várias perguntas e respostas que poderão já servir para futuros traders que já as vejam escritas sem terem de perguntar Ou seja, coloquem o maior número de dúvidas possíveis na boa, quanto mais dúvidas respondidas, mais informação terão futuros traders que estejam ainda por nascer

PS: Essa letra ficou muito parecida com o fundo lol

Última edição de Crashh : 29-05-2008 às 00:42.
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 19:28.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters