Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Dúvidas & Ajuda sobre o Portal Todas as dúvidas que possam ter em relação ao funcionamento deste portal ou ajuda necessária, poderão colocar neste espaço.
Nota: não-inscritos podem colocar mensagens neste fórum.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 29-09-2008, 12:50
Avatar de SHK
SHK SHK encontra-se desligado
Moderador Forex
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 65
Por Defeito Indicadores

Tenho duas perguntas a fazer. Sou ainda novo nisto e as duvidas são muitas

Um colega meu falou que existem uns indicadores (EA, sinais)que normalmente se usa e que ajudam e muito nas decisões de compra e venda que se fazem. A minha questão é, que indicadores são esses, quais os indicadores que vocês aconselham, se são gratis ou pagos e onde posso arranjar?

A outra questão é, eu uso varias plataformas como o Metatrader, Oanda e Marketiva (contas demos, claro) pois sou curioso e gosto de exprimentar varias plataformas antes de me meter nisto a sério, agora, como é que eu meto lá dinheiro real para começar a brincar..... com aquilo a sério.

Abraços
Responder com Quote
  #2  
Velho 29-09-2008, 18:27
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por shaka Ver Mensagem
Tenho duas perguntas a fazer. Sou ainda novo nisto e as duvidas são muitas

Um colega meu falou que existem uns indicadores (EA, sinais)que normalmente se usa e que ajudam e muito nas decisões de compra e venda que se fazem. A minha questão é, que indicadores são esses, quais os indicadores que vocês aconselham, se são gratis ou pagos e onde posso arranjar?

A outra questão é, eu uso varias plataformas como o Metatrader, Oanda e Marketiva (contas demos, claro) pois sou curioso e gosto de exprimentar varias plataformas antes de me meter nisto a sério, agora, como é que eu meto lá dinheiro real para começar a brincar..... com aquilo a sério.

Abraços
Os Expert Advisors são programas, são basicamente sistemas de trading, que nós programamos, quando descobrimos que existe por exemplo um determinado sistema de trading que dá lucro.

Imaginemos (claro que isto que vou dizer é muito fantasioso) que um simples cruzamento de preços com média móvel, desse lucro. Imaginemos que se comprassemos sempre que o preço sobe acima da média móvel, e vendessemos quando ele cai abaixo dela, que dava lucro (algo muito fantasioso). Se isto acontecesse, iríamos programar um EA para fazer com que esse sistema fosse aplicado na prática na plataforma Metatrader por exemplo, numa linguagem de programação chamada MQL4 que é um pouco parecida com a linguagem C.

Agora os sistemas de trading, ou são feitos do 0 por cada um, ou são feitos baseados em vários indicadores, e esses sistemas tentam copiar o que descobrimos no dia a dia sobre a sua performance num dado activo.

Agora que indicadores dão mais lucro? Isso depende de muitas coisas, mas basicamente, dos indicadores normais, nenhum daria lucro em x anos sozinho. Isto porque, se todo o mundo os conhece, e dão lucro, não podem dar lucro a todos. Antigamente ainda se podia fazer dinheiro com simples médias móveis (muitas décadas atrás), hoje em dia todos usam médias móveis e elas deixam de dar dinheiro por si só.

Curiosamente, as médias móveis, em termos de indicadores sozinhos, acabam por ser das mais fiáveis de todos os indicadores! Testes sobre, comprar quando o Estocástico rompe por exemplo os 20, e vender quando quebra uns 80, ou comprar baseado numa Parabolic SAR, etc, não se comparam com as médias móveis. São do mais simples que há, e acabam por ser as que mais lucro dão. Claro que são super simples, e nunca dariam lucro por si só, mas são fiáveis.

Dentro delas, entre a variável, weighted, exponencial, etc, acaba muitas vezes por ser a média móvel simples uma das mais fiáveis, talvez por ser a mais usada por todos. Teoricamente se todo o mundo vender quando o preço quebra uma média móvel de longo prazo de 200 dias, ela irá inevitavelmente funcionar. Tem a ver com a quantidade de pessoas que segue um dado indicador.

Só que claro está por si só nenhuma delas dá lucro nos mercados.

Agora alguém que queira começar a usar indicadores e estudá-los, eu aconselharia, sem qualquer sombra de dúvidas, a não serem usados apenas indicadores mas outras coisas:

Acho que as médias móveis fazem sempre muita falta, especialmente as medidas que todo o mundo possa usar, como 200 dias, 50, etc, seguindo o racioncínio de que se todos a usam, todos a vão seguir. Há outros que poderão ser experimentados, como MACD, Estocástico (que no Forex é para esquecer por exemplo), RSI, etc.

É importante aprender a identificar padrões de Velas Japonesas, usá-los em vez dos gráficos de barras normais, só que elas por si só também não dão lucro, os padrões (tipo o enforcado, a estrela da manhã, etc), por si só não são sinal de lucro. Mas representam padrões muito negativos ou positivos, e apenas nos fazem sobressair à vista de que algo de bom ou mal vem aí, ou seja ajudam-nos muito a ver um gráfico com muita claridade e identificar a intenção dos traders facilmente.

É muito importante, isto a meu ver mais do que tudo, identificar linhas de tendência e suporte, canais ascendentes ou descendentes, linhas de suporte quer sejam horizontais ou inclinadas, aqui está algo super importante para qualquer trader. Sem estes estudos de linhas, um trader não tem grandes chances.

Ou seja nem tudo depende dos indicadores, e os indicadores apenas nos ajudam, e cabe ao trader descobrir quais os ajudam mais.

Eu no início comecei com muitos indicadores no ecrã, e hoje em dia uso um gráfico em Velas Japonesas (apenas para me fazer perceber o gráfico rapidamente sem qualquer esforço), Linhas de Tendência (os tais estudos de linhas), e às vezes ter uma ou duas médias móveis que todo o mundo use (sabendo que o que o mundo pensa, faz acontecer algo).

Tenho claro indicadores feitos por mim em separado ou sistemas de aconselhamento mas ainda não tornei públicos alguns, em breve torno público um deles e com um manual sobre as suas vantagens.

E eu aconselharia colocar lá dinheiro real apenas quando hajam x meses de lucro estável, porque por vezes podemos ganhar dinheiro em contas demo, por alguma sorte de principiante, e depois colocar dinheiro real e aí começarmos a perder. É mais seguro testarmos bem primeiro com contas de demonstração até termos a certeza de que nos safamos no trading real.
Responder com Quote
  #3  
Velho 29-09-2008, 21:57
Avatar de SHK
SHK SHK encontra-se desligado
Moderador Forex
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 65
Por Defeito

Obrigado pela resposta Crashh mas as duvidas continuam...

Sei que existe esses EAs e que se podem arranjar, ou alguem com experiência em linguagem c++ é capaz de os fazer... , mas isso não passa de macros. Isso já entendi .

Agora, não tenho a certeza se os indicadores que falas são os mesmo que eu queria saber. Vou tentar explicar melhor. Um colega meu falou-me que existem indicadores que nos dão sinais. Há empresas, em que se paga "x" por mês e que nos dão esses sinais todos os dias, na melhor altura para comprar ou vender. Que indicadores são esses? E será que só existem a pagar? E será que vale a pena?

Agora outras questões....lol....isto para mim ainda é grego e quando falas coisas como Estocástico, Parabolic SAR, weighted, exponencial, médias móveis, MACD, RSI.... é grego, chinês,chama o que quiseres mas estou a estudar e pelo menos já sei o que que são essas velas japonesas

Tenho consciencia que tenho muito de aprender, mas com o tempo isto vai lá.

Agora mais uma questão. Vou te dar um exemplo para que percebas o que eu quero saber. Tu falas-te num post que quando se dá uma ordem (por exemplo de compra) e quando o grafico começa a subir tem sempre algumas quedas, embora pequenas mas tem, certo? Porque um grafico nunca sobe a pico. Mesmo que o grafico continue a subir e nós estamos a ganhar, nem sempre é lucro por causa dessas pequenas quedas. Fiz me entender? O que eu quero saber é, porque é que se perde com essas pequenas quedas e onde é que se pode ver isso. Eu trabalho mais com o Metatrader.

E já agora, existe algum site em que possamos estar actualizados 24 horas por dia sobre informações dos mercados, bolsas, enfim noticias em que possamos estar sempre informados no que se passa no mundo, neste mundo


Abraços

Última edição de shaka : 29-09-2008 às 22:16.
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 29-09-2008, 22:34
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por shaka Ver Mensagem
Obrigado pela resposta Crashh mas as duvidas continuam...

Sei que existe esses EAs e que se podem arranjar, ou alguem com experiência em linguagem c++ é capaz de os fazer... , mas isso não passa de macros. Isso já entendi .

Agora, não tenho a certeza se os indicadores que falas são os mesmo que eu queria saber. Vou tentar explicar melhor. Um colega meu falou-me que existem indicadores que nos dão sinais. Há empresas, em que se paga "x" por mês e que nos dão esses sinais todos os dias, na melhor altura para comprar ou vender. Que indicadores são esses? E será que só existem a pagar? E será que vale a pena?

Agora outras questões....lol....isto para mim ainda é grego e quando falas coisas como Estocástico, Parabolic SAR, weighted, exponencial, médias móveis, MACD, RSI.... é grego, chinês,chama o que quiseres mas estou a estudar e pelo menos já sei o que que são essas velas japonesas

Tenho consciencia que tenho muito de aprender, mas com o tempo isto vai lá.

Agora mais uma questão. Vou te dar um exemplo para que percebas o que eu quero saber. Tu falas-te num post que quando se dá uma ordem (por exemplo de compra) e quando o grafico começa a subir tem sempre algumas quedas, embora pequenas mas tem, certo? Porque um grafico nunca sobe a pico. Mesmo que o grafico continue a subir e nós estamos a ganhar, nem sempre é lucro por causa dessas pequenas quedas. Fiz me entender? O que eu quero saber é, porque é que se perde com essas pequenas quedas e onde é que se pode ver isso. Eu trabalho mais com o Metatrader.


Abraços
Viva,

Quanto aos sinais de compras e vendas de acções, há dois tipos de sinais dados, os que são 100% automatizados, em que não passam de sistemas de trading a gerar sinais para as pessoas seguirem, ou manuais em que há pessoas reais a decidir o que fazer e lançar os sinais para a Internet.

Alguns são gratuitos (muito poucos) e a maioria deles são pagos. Claro está, com a quantidade de scams que há na Internet, pode ser engraçado usar os que são grátis, e pode ser muito prejudicial andarmos a pagar por sinais que depois venhamos a saber que não passam de vigarices. Há pessoal que usa esquemas de dar uma ordem longa a metade dos inscritos, e curta na outra metade, e ir alternando, e haver sempre alguns que ficam contentes com o dia, outros pura e simplesmente dão ordens erradas, há até quem nem saiba fazer sistemas de trading e os venda como bons sistemas de trading, black boxes que ninguém sabe como são feitos, e podem estar mal feitos e ter dado bons resultados nos históricos do seu criador e no futuro só dar prejuízo (estar curve-fitted).

Ou seja, um trader iniciado pode vir a ser um bom trader, e ter bons resultados sem ter de andar a pagar para que algum outro trader com mais experiência lhes dê sinais. Tendo em conta que todos falham (inclusivé esses bons traders), também falharão as ordens que pagamos para ter, falharão os maus traders que vendem sinais, e também os maus sistemas de trading que dêem sinais (pois até os bons sistemas de trading falham).

Ou seja, não sei se haverá grandes vantagens em pagar para se usar um sistema que gere sinais. Além disso as pessoas têm de estar sempre atentas ao mercado para tentar cumprir o que os sinais lhes dizem às horas que eles dizem, etc, o que as faz ainda ter piores resultados que os sistemas que geram sinais, automáticos ou manuais. Há sistemas de trading gratuitos para quem queira experimentar, basta procurarem por "sistemas de trading mecânicos" no Google e procurarem pelos que são gratuitos, ou mesmo "mechanical trading systems", ou "free trading systems". Mas não aconselho muito fazerem trading baseados neles.

Citar:
Agora mais uma questão. Vou te dar um exemplo para que percebas o que eu quero saber. Tu falas-te num post que quando se dá uma ordem (por exemplo de compra) e quando o grafico começa a subir tem sempre algumas quedas, embora pequenas mas tem, certo? Porque um grafico nunca sobe a pico. Mesmo que o grafico continue a subir e nós estamos a ganhar, nem sempre é lucro por causa dessas pequenas quedas. Fiz me entender? O que eu quero saber é, porque é que se perde com essas pequenas quedas e onde é que se pode ver isso. Eu trabalho mais com o Metatrader.
Ahh é assim, quando compramos algo a 200€ por acção, no dia seguinte imaginemos que ela sobe a 220, depois cai aos 215, depois sobe aos 225, depois cai aos 220, depois sobe aos 250€. Se a vendermos só nos 250€, o nosso lucro é de 250€-200€=50€, ou seja, não vamos perder com as quebras que temos pelo meio. A única coisa que perdemos, é no valor real da nossa carteira, se comprarmos 1000 acções dessas, num dia valem 200.000€, no outro 220.000€, depois 215.000€, depois 225.000€. Há uma perda apenas entre o valor que temos no dia em que está a 215.000€ e o anterior que esteve a 220.000€, de -5.000€ mas estaríamos na mesma com 15.000€ de ganho em relação ao investimento inicial.

Ou seja, é apenas uma quebra diária mas não afectou o nosso capital inicial pois ainda estamos com lucro. No último dia quando fechamos posição a 250€, ficamos com 250.000-200.000=50.000€ de lucro e isso é que conta.

As quebras que tivemos entre o inicial e o final serão irrelevantes.

O problema quando falei nisso, acho que possivelmente falei nalgum tópico sobre alavancagens. O que se passa é que se alavancarmos muito, qualquer quebrazita destas de um dia para o outro nos pode fazer perder logo 80% num dia com uma margin-call qualquer, daí eu ter dito que não se pode alavancar muito quando investimos porque as subidas nunca são a pique, e há pequenos retracements que nos fazem atingir os stop-losses ou margin-calls por estarmos com muito risco e uma quebra de 2% num dia poderem representar 100% num dia alavancando apenas a 50/1.

Quem não alavancar muito, não se arrisca a perder assim com as subidas, mesmo que não sejam a pique.

O Metatrader indica sempre quanto temos em carteira, e podemos ver quanto perdemos em relação ao dia anterior, mas o importante é quando fecharmos posição no fim termos o ganho final positivo. E é importante não alavancar tanto, que faça com que as pequenas curvas que vão havendo pelo meio nos façam perder muito dinheiro.
Responder com Quote
  #5  
Velho 27-12-2014, 10:27
gibbi125 gibbi125 encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Dec 2014
Mensagens: 1
Por Defeito

Os Expert Advisors são programas, são basicamente sistemas de trading, que nós programamos, quando descobrimos que existe por exemplo um determinado sistema de trading que dá lu........!!!!!!!!!!!!!!!!!
__________________
kaleem
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 08:51.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters