Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 17-09-2008, 15:45
Exciliknite Exciliknite encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 2
Por Defeito Principiante

Nos últimos tempos tenho tido uma curiosidade enorme face aos negócios na bolsa de valores. Decidi tentar aprender umas coisas de maneira a iniciar-me nesta área com alguns conhecimentos. Não tendo qualquer formação em economia ou algo que se pareça (frequento um curso de Engenharia Informática), estou um pouco às cegas neste "mundo". Se me conseguíssem "dar umas luzes", de maneira a complementar com a leitura de alguns livros, ficava muito agradecido.
Agora vou expor uma série de dúvidas, esperando que não seja demasiado básico.
Primeiro, gostaria de saber o que é necessário para se investir na bolsa (além de dinheiro, claro).
Era também importante ter uma opinião sobre a altura certa para investir. Tenho ouvido dizer que estamos numa situação em que mais vale estar quieto. Mas não será uma boa oportunidade visto os mercados estarem tão em baixo?
Existe alguma diferença em fazer investimentos em Portugal e no estrangeiro?
Outra questão é o interesse em fazer câmbios de moedas. É uma boa altura para se compra, por exemplo, dolares?
Desculpem a aselhice, mas espero que dentro de algum tempo esteja mais à vontade nesta área...
Obrigado
Responder com Quote
  #2  
Velho 17-09-2008, 19:29
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Exciliknite Ver Mensagem
Nos últimos tempos tenho tido uma curiosidade enorme face aos negócios na bolsa de valores. Decidi tentar aprender umas coisas de maneira a iniciar-me nesta área com alguns conhecimentos. Não tendo qualquer formação em economia ou algo que se pareça (frequento um curso de Engenharia Informática), estou um pouco às cegas neste "mundo". Se me conseguíssem "dar umas luzes", de maneira a complementar com a leitura de alguns livros, ficava muito agradecido.
Agora vou expor uma série de dúvidas, esperando que não seja demasiado básico.
Primeiro, gostaria de saber o que é necessário para se investir na bolsa (além de dinheiro, claro).
Era também importante ter uma opinião sobre a altura certa para investir. Tenho ouvido dizer que estamos numa situação em que mais vale estar quieto. Mas não será uma boa oportunidade visto os mercados estarem tão em baixo?
Existe alguma diferença em fazer investimentos em Portugal e no estrangeiro?
Outra questão é o interesse em fazer câmbios de moedas. É uma boa altura para se compra, por exemplo, dolares?
Desculpem a aselhice, mas espero que dentro de algum tempo esteja mais à vontade nesta área...
Obrigado
Bem vindo a este ponto de encontro bolsista.

Em primeiro lugar, não é preciso ter um curso de economia para se fazer dinheiro nas bolsas (de preferência não nestes dias de instabilidade ). A esmagadora maioria do pessoal que conheço que faz dinheiro na bolsa nem é da área de economia. Curiosamente muitos são informáticos.

Nem tão pouco são precisos cursos para se aprender a investir. Para se investir são precisos basicamente poucos passos. Um deles é perceber do que isto se trata e se é algo que atrai ou não o principiante (ninguém fará dinheiro a fazer algo que detesta).

Se a pessoa gostar, é existem minhentos livros sobre trading. Lembro-me que no fórum de [url=www.canalforex.com]Forex[/url] existem algures num tópico alguém que partilhou alguns livros (os quais nem sei bem quais são) sobre trading. Há outros livros no mercado (a amazon vende muitos) sobre trading, eu sou daqueles que prefere comprar um livro e lê-lo em formato palpável do que por e-book. Eu comecei há mais de 10 anos por um simples livro que era "Technical Analysis Explained" de Martin Pring, mas é um livro massudo e quase sem imagens e letras pequeninas. Há livros bem melhores hoje em dia, e até em Língua Portuguesa, alguém falou num tópico por aí (é só procurarem) um chamado "Aprender em Bolsa" (salvoerro) que têm dito que é muito bom.

Basta um livro inicial para se aprender os básicos. Vamos ter em breve neste portal até um conjunto enorme de matéria sobre Análise Técnica a ensinar de forma fácil como aprender a interpretar gráficos e investir.

Convém depois fazer algum paper trading, convém a pessoa experimentar fazer trading virtual, quer seja em corretoras em contas de demonstração, ou outros lados. Em breve teremos aqui uma simulação de carteiras onde cada um poderá simular um trading real e ver os ganhos que teria no dia a dia, através de uma simples secção no nosso website, talvez mais um mês e estará pronto a usar para quem queira treinar o trading ou mesmo ter uma forma de organizar o seu trading de forma prática.

Outra forma de aprender, é via Internet, já que tudo o que é matéria de Bolsa existe pela Internet em páginas, mas nesse caso seria mais complicado.

De qualquer das formas mesmo quem não tenha livros, poderá aprender por outros meios. Os fóruns ajudam a isso. Quaisquer dúvidas que tenham, por mais "básicas" que possam parecer, estando o "básicas" entre aspas, pois nada na bolsa será básico para quem nunca entrou na área, já que ninguém nasce ensinado, poderão ser colocadas no fórum e teremos o maior gosto em esclarecê-las. Com o apoio do fórum, não sobrarão dúvidas relativas a Análises Técnicas e outras, que serão tiradas por quem já tenha prática no assunto e as possa tirar.

O dinheiro é por isso, desnecessário no começo da aprendizagem, e até desaconselhável! Não convém alguém investir logo dinheiro real sem ter prática, e por isso é que deverão sempre treinar com contas virtuais e apenas aplicar o dinheiro se virem que já começam a ter lucro constante durante alguns meses. Até lá mais vale juntar o dinheiro para mais tarde ou outras coisas do que o perder por falta de prática.

Quanto aos "mercados estarem tão baixo", há um muito velhinho (muito mesmo) ditado nos mercados mundiais, que é "nunca se deve tentar apanhar uma faca em queda". Da mesma forma como alguém que tenta apanhar uma faca em queda se pode cortar e magoar bastante, na Bolsa as coisas são iguais. Há acções que cairam 50%, depois mais 70%, depois mais 90%, e que nunca mais recuperaram. Há acções que valeram centenas de euros e anos depois continuam a valer cêntimos. A PTM foi em tempos a 150€ (antes de ajustes nas cotações), e pessoal comprou-a a 100 a pensar que subiria e tava barata, outros a 80, outros a 50, enfim, está muito abaixo. Companhias como a Celulose do Caima e outras, já valeram centenas de euros por acção nos anos 80, e nunca mais há mais de 15 anos passaram dos poucos mais de 10€.

Ou seja, concluíndo, não há "acções baratas". O barato é relativo. Uma acção que esteve a 100€ pode parecer barata a 10€ e após comprada, ir aos 1€ ou 10 cêntimos e nunca mais subir daí, e depois ver-se que afinal estava cara. As acções não se compram em alturas de grande recessão que vem aí como esta, mais vale mesmo ficar de fora. Quem é muito experiente pode entrar mas tem de ter muitas certezas de que irá fazer lucro. Não se compra uma acção por "estar barata" mas sim apenas se com a prática e Análise Técnica feita etc, se achar que há um ponto de inversão e que ela poderá voltar a subir, ou pelo menos ter uma subida pequena antes de retomar a queda, e assim fazer-se lucro.

Há quem ganhe dinheiro em short-selling apostando em quedas mas, parece que nos USA já proibiram isso para evitar quebras maiores, pois se tudo aposta na queda, os mercados afundam ainda mais.

Quanto aos câmbios de moedas, há um mercado espectacular, o Forex (FOReign, EXchange), onde podemos transaccionar moedas de uma forma excelente, e dado ser algo muito próprio, foi criado um fórum destinado apenas ao Forex.

Quanto a alturas de comprar moedas, hoje em dia fiz uma análise aqui: [url]http://www.canalforex.com/forum/showthread.html?t=86[/url]

Onde num gráfico:


Tinha achado uma linha de suporte, onde o Euro poderia fazer um bom ressalto, e daí ter aconselhado uma entrada. Claro que poderá retomar a queda, e poderá voltar às subidas face ao dólar. Eu aposto mais na recuperação do Euro que já vai nos 1.4323 mas nunca se sabe...

E é como digo, ninguém nasce ensinado por isso todas as perguntas são válidas, estejam à vontade. Qualquer dúvida estaremos por aqui.
Responder com Quote
  #3  
Velho 17-09-2008, 20:27
Exciliknite Exciliknite encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 2
Por Defeito

Não encontrei o livro que referiu...
Podia-me confirmar se o nome está correcto?
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 17-09-2008, 21:44
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Exciliknite Ver Mensagem
Não encontrei o livro que referiu...
Podia-me confirmar se o nome está correcto?
O livro é o: [url]http://www.amazon.co.uk/Technical-Analysis-Explained-Successful-Investment/dp/0071381937/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1221687480&sr=8-1[/url]


Mas cuidado que este livro tem 900 páginas de letra miudinha e gráficos a preto e branco. Mas é um best seller muito famoso com muitas edições.

Lá aprende-se mesmo, pode é haver livros mais bonitos (sei que há) e talvez mais fáceis de aprender. Mesmo em Português, só que não serei a pessoa mais indicada para conhecer esses livros infelizmente.

Procurei o tópico onde alguém falou em livros recomendados mas não o encontrei.

De qualquer das formas iremos ter muita matéria no futuro neste portal para aprendizagem, e podem contar sempre com a nossa ajuda.
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Muitas Dúvidas - Principiante marcocosta Dúvidas & Ajuda sobre o Portal 12 05-11-2010 01:41


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 07:53.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters