Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 05-01-2009, 00:28
Lion_Heart Lion_Heart encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2008
Localidade: Braga
Mensagens: 99
Por Defeito Balanço 2008 e bitaites para 2009

Antes de mais Bom Ano, já estava para escrever este post no final de 2008 mas não tive oportunidade para tal.

Ao contrário da maioria das pessoas vou dizer que o ano de 2008 foi um excelente ano para quem especula nas bolsas ( a maioria de todos nós). Pois como mais que uma vez referi e nos meus inumeros posts estava espelhado que os mercados só podiam ter um caminho , o das quedas.
E desta vez só não acreditou quem foi teimoso.
Estava visto que o famoso subprime não ia ficar por ali e não ficou mesmo, a questão agora é, será que já acabou? Para mim ainda está a meio. Devemos ter vários Madoff por ai e muitas mais falências.

Vou considerar 2008 o ano da bolha no petroleo e o ano da pseudo inflação.

O petroleo foi até a lua e depois desceu aos infernos , o mesmo quase acontecia com as taxas de juro na zona euro e em inglaterra, com a desculpa da inflação.
A coisa normalizou mas o mal estava e esta feito.
Deixou as pessoas descapitalizadas e sem capacidade de pagar os seus compromissos.

Qual foi a solução dada pelos Governos do Mundo inteiro (ou quase) para resolver esta crise? Inundar o mercado com dinheiro , dinheiro a rodos .
Mas a quem "deram" esse dinheiro? Precisamente a quem criou a crise , os bancos ! E o que fez a banca? Ficou com o dinheiro e não o distribuiu como pretendiam ( assim diziam ) os Governos. E depois já tivemos os bailouts as empresas auto,as seguradoras, as quimonda , enfim.

A banca ,foi o pior de 2008 dem qualquer sombra de duvida. Com a sua ganância e sede de enriquecer a qualquer custo criou produtos e subprodutos ( hoje chamados produtos toxicos) que como tudo o que se baseia em nada ia dar para o torto.

A meu ver o que esta a acontecer nas bolsas mundiais não é mais nem menos o ajustar á realidade aos valores reais das empresas e das economias, o resto como por ex: fundos do que hoje se chama produtos tóxicos vão a falência.

Esta primeira fase pode estar a acabar , mas agora vem a segunda e decisiva, a fase em que a economia real vai sentir na pele a escassez de liquidez e as falências em massas que já começam a aparecer mas ainda em quantidade muito pequenas.

Agora sim, quero ver o que vai acontecer.

Mas estou mais descansado (ou talvez não ) pelo discurso do Sr. Sócrates pois para meu espanto até fiquei a saber que vou pagar menos pelo meu empréstimo habitação graças a ele. Este sim deveria estar no lugar do Obama , com ele a crise já era.

Já aqui deixei mais que um post sobre o assunto e volto ao mesmo, está na altura de Portugal que é um País pequeno e portanto é muito facil se reunir, pensar e elaborar um plano estratégico para o País.
Não nos adianta tentar competir com os grandes da Europa em bens e serviços básicos pois eles terão sempre vantagem. E também não nos adianta apostar na mão de obra baixa pois seremos cada vez mais pobres.
Precisamos de saber no que somos diferentes , o que temos que os outros não tem.

Deixo já aqui umas ideas:

Turismo, um bom turismo de qualidade e não o pseudo turismo que temos agora com grande parte dos nossos monumentos em ruinas.

Pescas , é incrivel os nossos vizinhos terem uma frota giantesca e nós ao lado deles termos uma frota para brincar.

Agricultura, temos dos melhores produtos agriculas e com maior qualidade. será assim tão dificil vender no exterior?

Um Bom Ano para todos !!!
__________________
___________________________________

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Responder com Quote
  #2  
Velho 06-01-2009, 11:08
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Viva,

Andei na boa vida na passagem do ao e já voltei às leituras.

Concordo plenamente, foi um excelente ao para quem investe, pois muito mais fortes que as eurofias, é o pânico, quando se tem medo, já se sabe que é sempre a cair, e com os muito previsíveis ressaltos para os bulls ganharem algum também. Foi um bom ano para o trading.

O petróleo foi um pico brutal, gostei de assistir, e claro o decorrente pânico e medo das empresas, e as revoltas, claro que não foi algo de bom, mas foi histórico. E a pseudo-inflacção que o BCE tanto teme.

Os bancos, os eternos gananciosos que só querem dinheiro e mais dinheiro, e as ajudas do Estado aos coitados dos bancos que continuaram a pagar dezenas de milhares por pequenas viagens de trabalho e jantaradas mesmo nos bancos em crise, enquanto o povo continua sem conseguir pagar as prestações e as empresas a falir. É triste terem sido ajudados com o nosso dinheiro (quem paga sim somos nós) os bancos que nos vão "roubando" no dia a dia aos poucos. E injectar-se dinheiro no sistema fazendo o nosso dinheiro perder o valor cada vez mais...

Eu tinha pena de ver um Lehman Brothers a falir mas sinceramente após o que vi, acho que muitos destes bancos deviam era ter falido. Levar a máxima da lei do mais forte à letra, os que não se safam, entram em falência e dão lugar a outros bancos mais robustos e eficientes, com melhores gestores e menos corrupção...

Mas também o que é que se podia esperar de medidas que têm origem naqueles que controlam uma instituição controlada por bancos, senão ajudar os próprios bancos.

E agora sim é que se poderá começar a ver os efeitos retardados da crise, esperemos que passe rápido isto tudo e eles não sejam grandes, mas tenho receio sempre, nunca se sabe. O Sócrates eu não era apoiante dele e não sou, até porque nem gosto dos políticos actuais (apesar de não gostar de políticos no geral acho que já disse tudo), mas tenho de reconhecer que o coitado também apanhou com uma época má. É como o Obama, entrou para lá agora mas o legado do Bush não o deixará lá muito famoso, aliás, até pode ser que o torne como o salvador da Crise. Nunca se sabe.

Eu também acho que não é apostando na mão de obra barata que iremos longe porque só nos tem feito os pobres da Europa, há países que têm subido bem os seus salários e continuam bem competitivos. Temos de apostar é em tornarmo-nos cada vez mais independentes do mundo, não deixando claro está de exportar e tirar proveito do que temos para oferecer, mas tentar agir como a Espanha fez no passado, e por acaso as medidas de Energia Solar que temos estado a ter acho que têm sido boas, esse tipo de medidas que nos tornam mais independentes do mundo e nas crises, são boas, pena não fazerem o mesmo nas pescas sim...

O nosso Turismo é triste e limita-se apenas às praias do Algarve, a Lisboa, e pouco mais que isso, com tanta coisa que temos para oferecer, temos terras simplesmente abandonadas e que seriam super apreciadas pelo pessoal lá de fora. E devíamos desenvolver os acessos ao interior do país, não só para facilitar a repovoação dessas zonas, e evitar a fuga das pessoas para o litoral, como também incentivar o nascimento de empresas por lá, devíamos começar pelas vias, aquilo que o Cavaco Silva começou mas que nunca chegámos a acabar, já os Romanos sabiam bem que um país sem boas vias, nunca se desenvolverá tanto.

Comparem as autoestradas no sul de Espanha tão boas para acelerar () com as nossas estradas que basta irmos a 40 à hora e podemos estragar uma jante num buraco qualquer... Para não falar dos caminhos de terra que temos de usar cheios de rocha para visitar um lugar histórico qualquer do interior do país.

Agora lembrei-me de algo, de uma ligação entre Miranda do Douro a Bragança, que poderia acelerar muito os acessos à cidade, mas que por haver um ratito em extinção no meio do caminho, decidiram não passar por lá a estrada. Depois perguntaram a uma Sra. idosa o que achava do ratito em extinção que por causa dessa espécie não poderiam fazer a estrada para não o matar, e ela responde "mas os ratos não são todos para matar???". Nesse caso acho bem não se fazer uma estrada para não por em perigo uma espécie qualquer em vias de extinção, mas havia outras soluções, não seria preciso ser mais rápido ir de Bragança a Miranda do Douro por Espanha do que por dentro do próprio país! É assim que estamos de vias...

Agricultura temos produtos tão bons, podíamos produzir tanto mais, e tornarmo-nos não só mais independentes neste nosso país que é a Califórnia da Europa rico e cheio de sol, que só sabemos viver de subsídios e deitar fora a fruta, ao menos em vez de a deixarem apodrecer dêem-na aos mendigos e mandem-na para África, como poderia isso estragar a lei da oferta e procura se eles não fariam bem parte dela?

E desenvolvam mais o Turismo em torno das nossas tradições milenares como Gaitas de Foles, e não apenas o Fado, o Fado, o Fado, coisa que nem 200 anos tem.

Já agora, um melhor controlo aos subsídios dados, e se possível, fazerem a redução de funcionários públicos também em cargos políticos e "jobs for the boys", e acessores de deputados e todas essas coisas que nos tiram milhões muitos milhões todos os meses e que a meu ver, para NADA servem... Acabar com o parasitismo, e fazer o país voltar a ser aos poucos o que era...

Bem de qualquer das formas concordo com tudo, e um Bom Ano para todos também é o meu desejo.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
2008-12-10 Tooltips para Webmasters BolsaPT Comunicados Oficiais 0 10-12-2008 02:59
Empresas com balanço à prova de crise Crashh Fórum Geral 0 18-11-2008 03:52
2008-10-30 Cotações para Telemóvel BolsaPT Comunicados Oficiais 0 30-10-2008 14:31
2008-10-21 Gráficos para o Fórum e Cotações BolsaPT Comunicados Oficiais 0 21-10-2008 21:41
Deutsche Bank diz que o BCE vai cortar taxas de juro para os 1,5% em 2009 Crashh Fórum Geral 0 20-10-2008 18:12


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 09:49.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters