Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 01-03-2010, 15:29
anabela anabela encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Mar 2010
Mensagens: 4
Post dúvida....

boa tarde, preciso responder a uma questão de um teste que terei que mostrar professor, não estudo há anos, e a minha área não tem nada a ver com números, estou ligada área comercial (texteis), e tenho apenas este exame de investimento internacional para concluir o curso que deixei sem acabar por motivos profissionais...
assim, gostaria de saber se poderei ter resposta via fórum:
imaginemos que tenho um determinado nr de acções 10.000 da empresa X, que comprei no passado, não me quero desfazer delas porque acho que vão subir e poderei ganhar com isso daqui a uns tempos
no entanto vou ao banco e este propõe?????, porque por uma quantia pouco significativa as acções ficam a salvo de qualquer perda? o que é que o banco me pode propôr? não sei....
obrigada
m. cumpts
anabela
Responder com Quote
  #2  
Velho 02-03-2010, 10:19
one one encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2009
Mensagens: 1
Smile penso que..

Se as acões ficarem ao cuidado desse banco.
Eles irão cobrar um x por ano.
Agora se elas desvalorizarem o banco não vai perder nada.
Quem perde será voçê.
Penso que o banco apenas lhe cobra, o terem á guarda deles essas acões.

Mas também não sei responder mais.
Responder com Quote
  #3  
Velho 02-03-2010, 23:25
anabela anabela encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Mar 2010
Mensagens: 4
Thumbs up obrigada pela resposta... estava a ver queeste forum não funcionava!!

pedi ajuda a uma pessoa amiga que me respondeu o seguinte:
o banco aconselhar-me-ia a comprar uma PUT OPTION (contrato opcção venda)das acções da empresa.
Neste caso mediante o pagamento de um prémio (preço/valor-percentagem... que vou pagar pela opcção -PUT OPTION) ficarei protegida contra uma descida do valor das acções, isto até data vencimento opcção.
No caso do preço acções subirem vou beneficiar desse movimento, porque com a compra da PUT OPTION, também foi comprado o direito mas não a obrigação de vender.
Se preço acções baixar (abaixo do strike) exerçe-se a opcção e não se perde dinheiro com a queda (excepto o prémio-valor pago pela opcção)
penso que será isto, dado ser um dos items da matéria
se bem que as CALL OPTIONS e as PUT OPTIONS e os direito compra venda, preços abaixo strike, acima strike, fazem-me muita confusão
de qualquer forma fico mais uma vez muito grata
cumprimentos
anabela
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 02-03-2010, 23:30
anabela anabela encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Mar 2010
Mensagens: 4
Thumbs up

Citar:
Criado Inicialmente por one Ver Mensagem
Se as acões ficarem ao cuidado desse banco.
Eles irão cobrar um x por ano.
Agora se elas desvalorizarem o banco não vai perder nada.
Quem perde será voçê.
Penso que o banco apenas lhe cobra, o terem á guarda deles essas acões.

Mas também não sei responder mais.
Pedi ajuda a uma pessoa amiga que me respondeu o seguinte:
o banco aconselhar-me-ia a comprar uma PUT OPTION (contrato opcção venda)das acções da empresa.
Neste caso mediante o pagamento de um prémio (preço/valor-percentagem... que vou pagar pela opcção -PUT OPTION) ficarei protegida contra uma descida do valor das acções, isto até data vencimento opcção.
No caso do preço acções subirem vou beneficiar desse movimento, porque com a compra da PUT OPTION, também foi comprado o direito mas não a obrigação de vender.
Se preço acções baixar (abaixo do strike) exerçe-se a opcção e não se perde dinheiro com a queda (excepto o prémio-valor pago pela opcção)
penso que será isto, dado ser um dos items da matéria
se bem que as CALL OPTIONS e as PUT OPTIONS e os direito compra venda, preços abaixo strike, acima strike, fazem-me muita confusão
de qualquer forma fico mais uma vez muito grata
cumprimentos
anabela
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #5  
Velho 03-03-2010, 16:11
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por anabela Ver Mensagem
Pedi ajuda a uma pessoa amiga que me respondeu o seguinte:
o banco aconselhar-me-ia a comprar uma PUT OPTION (contrato opcção venda)das acções da empresa.
Neste caso mediante o pagamento de um prémio (preço/valor-percentagem... que vou pagar pela opcção -PUT OPTION) ficarei protegida contra uma descida do valor das acções, isto até data vencimento opcção.
No caso do preço acções subirem vou beneficiar desse movimento, porque com a compra da PUT OPTION, também foi comprado o direito mas não a obrigação de vender.
Se preço acções baixar (abaixo do strike) exerçe-se a opcção e não se perde dinheiro com a queda (excepto o prémio-valor pago pela opcção)
penso que será isto, dado ser um dos items da matéria
se bem que as CALL OPTIONS e as PUT OPTIONS e os direito compra venda, preços abaixo strike, acima strike, fazem-me muita confusão
de qualquer forma fico mais uma vez muito grata
cumprimentos
anabela
Bem vinda,

Só hoje vi a mensagem, mas sim o banco deu uma das hipóteses correctas. Antigamente criaram os contratos de futuros, que serviam para esse tipo de coisas (ou também para pura especulação). Alguém podia comprar por algum dinheiro um contrato apostando na queda (short) ou subida (long) de um determinado activo financeiro. Assim se o activo subisse poderíamos ganhar com a subida, e se caísse poderíamos ganhar com a queda, caso fosse um contrato short.

As pessoas usavam isto para hedging também, e estes contratos ajudavam o pessoal a proteger-se contra quedas na Bolsa. Pois há pessoas que querem apenas ter as acções para terem o dinheiro lá empatado e terem parte da empresa, e direitos de votos, ou dividendos, etc, mas não querem estar sujeitas a oscilações bolsistas.

Assim se uma pessoa tivesse 1000 acções PT (por exemplo), compraria por exemplo 10 contratos referentes a 100 acções cada (1000 no total), e apostaria na queda das mesmas. Em vez de ter de pagar o valor de 1000 acções, como cada contrato custaria na altura uns 100€ (referente a 100 acções), só ficaria por 1000€ a aposta na queda, equivalendo a um valor de 1000 acções PT (imaginemos que estariam há uns 9 anos em 13€). Assim com 1000€ cobririamos os 13000€ empatados nessas acções. Retirei exemplo de há 8 anos ou 9, que desde essa altura que não invisto em futuros em Portugal, mas desta forma, se a acção caísse na Bolsa, os futuros dariam um ganho correspondente à perda, e se a acção subisse, então os futuros perderiam dinheiro mas as acções compensariam. Desta forma o cliente estaria sempre, sempre protegido, e quer a acção perdesse 50% num ano ou duplicasse de valor, não ganharia nem perderia nada.

O bom é que a Bolsa poderia estar a cair toda e não perderíamos dinheiro. O mau é que a acção poderia ficar 2 vezes mais valiosa e não ganharíamos nada com isso, a não ser que fechassemos os contratos pelo meio com stop losses ou margin calls ou algo do género.

Como os contratos de futuros eram de difícil acesso, criaram-se opções e warrants para tentar fazer o mesmo efeito de forma mais fácil e acessível via online trading, daí nascerem esse tipo de activos.

Deixo aqui um link onde falo um pouco num outro tópico sobre contratos de futuros para ficarmos com ideia sobre isso.

[url=http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=74/]Dúvidas sobre Futuros[/url]

__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #6  
Velho 05-03-2010, 15:00
LGalv LGalv encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Mar 2010
Mensagens: 2
Post Duvida

Boa tarde,
Gostaria de saber qual o último dia possivel para adquirir acções da Martifer, EDPR e REN, e ainda poder receber dividendos referentes a essas mesmas acções.
Pelo que sei, se as acções de uma determinda empresa forem adquiridas até ao último dia de compra possível, poderemos usufruir dos seus dividendos (caso existam) relativos ao último ano de actividade dessa mesma empresa, correcto???
Obrigado
Responder com Quote
  #7  
Velho 06-03-2010, 19:24
anabela anabela encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Mar 2010
Mensagens: 4
Smile

Obrigada, Grata pela resposta
já estive com o professor e também me falou que os futuros também poderiam ser ums resposta, mas eu optei pela compra de opcções de venda (PUT OPTIONS) e gostou da resposta
vamos ver, depois informo o resultado do exame!! para quem não percebe nada de Bolsa e investiomentos até que aprndi algumas oisas bem interessantes
m. cumpts
anabela
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #8  
Velho 07-03-2010, 17:48
Avatar de Mcmad
Mcmad Mcmad encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2008
Mensagens: 149
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por LGalv Ver Mensagem
Boa tarde,
Gostaria de saber qual o último dia possivel para adquirir acções da Martifer, EDPR e REN, e ainda poder receber dividendos referentes a essas mesmas acções.
Pelo que sei, se as acções de uma determinda empresa forem adquiridas até ao último dia de compra possível, poderemos usufruir dos seus dividendos (caso existam) relativos ao último ano de actividade dessa mesma empresa, correcto???
Obrigado
Existe uma data pré-defenida como entrada em ex-dividendo. Não sei se já existem datas certas para o pagamento dos dividendos das empresas em questão, mas nos últimos 3 dias úteis ao pagamento do dividendo por parte da empresa em apreço, as mesmas não conferem direito ao pagamento da remuneração.

Imagina que a MARTIFER pagava os seus dividentos na próxima terça-feira dia 09-Março 2010, então as acções adquiridas na 5ª, 6ª e 2ª feira anteriores não conferem direito ao pagamento desse mesmo dividendo.

Contudo o dividendo bruto é descontado no valor da acção no dia em que entra em ex-dividend.
__________________
"Em questões de ciência, a autoridade de um milhar de pessoas não vale a razão humilde de um único indivíduo."
Galileu
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Dúvida sobre TAE zetorres Banca e Créditos 5 20-04-2015 09:07
Alguma dúvida perguntem-me :-) vset Análise Técnica 12 05-03-2010 15:23
Duvida Alavamcagem L.Bento Fórum Geral 2 08-01-2010 00:46
Dúvida lsilva04 Dúvidas & Ajuda sobre o Portal 1 05-01-2010 00:10
duvida na bolsa x_dragoner Dúvidas & Ajuda sobre o Portal 1 21-11-2007 20:53


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 12:11.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters