Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #11  
Velho 16-12-2008, 13:43
Avatar de SHK
SHK SHK encontra-se desligado
Moderador Forex
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 65
Por Defeito

Como não sabia o que era o [URL="http://cristianomcosta.blogspot.com/2008/12/ponzi-scheme.html"]Ponzi Scheme[/URL] foi ao google e encontrei isto:

"O esquema de Ponzi (Ponzi scheme) consiste em arrrumar um grupo de investidores e prometer-lhes retornos altos. Com o dinheiro de um segundo grupo você paga os retornos dos primeiros, e com mais e mais clientes você continua com o esquema. O esquema leva esse nome em "homenagem" a [URL="http://en.wikipedia.org/wiki/Ponzi_scheme"]Charles Ponzi[/URL], que montou um grande esquema desses na década de 20 nos EUA. O problema desse esquema é que você não consegue manter ele funcionando por muito tempo sem ser descoberto."


Primeiro:
Viram em que década isto foi inventado? eheh..... no final dessa década foi o que foi!!

Segundo:
Mas, se bem me parece (e estou neste mundo do forex á pouco tempo) existe milhares de pessoas que fazem o mesmo. A mim já me ligaram de varios lados, pessoas a convidarem-me a investir e davam 10 a 20% do dinheiro investido. Por acaso nunca me meti nisso mas, se nos prometem tanto dinheiro, é aliciante, não?!! Agora, a pergunta é.... e se nós descontarmos do dinheiro investido, é ilegal?

Abraços
Responder com Quote
  #12  
Velho 16-12-2008, 18:40
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Sim enquanto continuarem a entrar novos clientes no esquema, novo dinheiro fresco a entrar, é possível pagar os juros elevados aos que já lá estão, o grande mal da coisa é que o crescimento é exponencial, quando mais entram, mais se paga de juros aos que lá estão, e mais clientes com muito mais dinheiro é preciso encontrar.

Daí vermos numa das notícias acima alguém de um banco a desconfiar quando alguém lhes foi mostrar os produtos, eles tinham vários vendedores que andavam pelo mundo a aliciar bancos porque precisavam desesperadamente de dinheiro fresco.

Como ficaram sem dinheiro fresco agora (imagino, vai na volta ainda poderia durar uns anos), teria de rebentar.

O Ponzi Scheme talvez pareça muito fácil, como qualquer coisa que existe hoje em dia nos parece óbvia, mas na altura deve ter sido uma grande ideia e difícil de conceber na época, apesar de tão simples, mas a verdade é que funciona por uns tempos até serem apanhados.

Na Internet há muitos esquemas desses. Andam mesmo a telefonar às pessoas, pelo que ouvi há pouco tempo na zona do Porto já me contaram que andam a fazer isso e muitos andam a colocar lá dezenas de milhares de euros! Até faz impressão, gente que acabará muito certamente por ficar sem o dinheiro alguns deles.

Por muito aliciante que seja é preciso saber que não existe de forma nenhuma, nenhuma forma de garantir resultados futuros, por muito bom que seja o investidor, pode-se SEMPRE perder muito dinheiro, não há forma de garantir que nunca se perca, pelo que há que desconfiar sempre de quem prometa rentabilidades boas e constantes.

Lembro-me que até há uns 15 anos na escola secundária tinha um professor meu que nos dizia constantemente que ganhava muito dinheiro com um esquema desses, piramidal, em que se tinha de pagar um x a cada pessoa x níveis acima, e arranjar depois novos clientes, etc, a tentar aliciar-nos para ter novos clientes (de uma forma indirecta claro, falava apenas de que ganhava muito na expectativa de lhe irmos perguntar após as aulas como funcionava).

Esses esquemas são proíbidos por lei, esquemas em pirâmide, por isso nunca poderiam ser descontados nos impostos e são ilegais. O que se ganha é à margem da lei, pois são esquemas não controlados pela lei nem aceites.

A única coisa legal parecida, e essa sim é bem legal, são "esquemas" multi-nível, em que uma pessoa faz vendas ou algo assim, e depois pode referir amigos, e desses amigos receber uma percentagem das suas vendas, e das vendas dos referidos desses, em x níveis, e tem um efeito parecido com uma pirâmide, em que se uma pessoa coloca 10 amigos, e esses 10 outros 10 cada, e esses 10 outros 10, em 3 níveis fica com 1110 pessoas na rede e a receber x% do que vendem.

Claro que é muito mas muito difícil hoje em dia alguém fazer dinheiro com isso pois esse tipo de esquemas já estão explorados e muito conhecidos. Mas são legais.

Exemplos de empresas que praticam o multi-nível, e que são legais, são a Amway, a Herbalife, entre outras. Uma pesquisa no Google revela umas quantas. Nessas pode-se exercer uma actividade em que acho que é preciso estar-se pelo menos a recibos verdes, e descontar x para o Estado de forma legal, mas isso é multi-nível.

Agora os esquemas piramidais são ilegais, não há prestação de serviços, apenas se coloca dinheiro algures e se tenta ganhar dinheiro com a entrada de novos membros dizendo-lhes que os que já lá estão já ganham e com o dinheiro deles pagar os juros dos que já lá estão.

No caso do Madoff parece não ter sido piramidal, mas algo com apenas 1 nível (não tenho a certeza) de referidos, todos ligados directamente ao Madoff, pois um esquema Ponzi não precisa ser piramidal para ser Ponzi, basta que o dinheiro dos novos alimente os velhos que já lá estão.

Mas a meu ver, nada, mas mesmo nada, bate o que para mim é o maior burlão de todos os tempos, e que merece a meu ver respeito pelo que conseguiu fazer, e que é Português!!!

O grande Alves dos Reis, fica aqui um pequeno extracto da sua história:

Citar:
Alves dos Reis, embora o mentor da fraude e o falsificador de todos os documentos ficava só com 25% das notas. Ainda assim, com esse dinheiro fundou o Banco de Angola e Metrópole em Junho de 1925. Para obter o alvará de abertura deste banco, recorreu também a diversas outras falsificações. Investiu na bolsa de valores e no mercado de câmbios. Comprou também o Palácio do Menino de Ouro (actualmente o edifício em Lisboa do British Council) ao milionário Luís Fernandes. Adquiriu três quintas e uma frota de táxis. Além disso gastou uma avultadíssima soma em jóias e roupas caras para a sua mulher aquando das estadias em Paris no Hotel Claridge, e para a amante de José Bandeira, Fie Carelsen, uma actriz holandesa. Compraram uns fantástico Hispano-Suiza.Tentou também comprar o Diário de Notícias.
In [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Alves_dos_Reis]Alves dos Reis[/url]

Ele, sem qualquer dinheiro, com tanta burla que conseguiu fazer e tão bem, fundou o Banco de Angola, e esteve envolvido em montes de esquemas, um deles até imprimiu notas no valor de 1% do PIB Português. São tão incríveis as coisas que fez, que a personagem do filme "Catch Me If You Can" (Frank Abagnale Jr) lhe fica atrás.

Vale a pena ver a história do maior burlão de todos os tempos a meu ver.

Quanto ao Madoff, aqui fica um update... A firma irá ser claro está liquidada...

__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]

Última edição de Crashh : 16-12-2008 às 21:38.
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #13  
Velho 16-12-2008, 22:28
Avatar de SHK
SHK SHK encontra-se desligado
Moderador Forex
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 65
Por Defeito

Já tinha ouvido falar do Alves dos Reis mas não conhecia bem a história.... agora que li no wikipedia fartei-me de rir

Como é que foi possivel ele ter feito aquilo tudo até aos 28 anos ?!!!aahah


Não sei porquê mas fez me lembrar o Sousa Sintra

Abraços
Responder com Quote
  #14  
Velho 16-12-2008, 22:40
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Curtam:

Citar:
Registos financeiros de Bernard Madoff estão "totalmente caóticos"

Os registos financeiros de Bernard Madoff estão "totalmente caóticos", revelou a Securities Investor Protection Corp (SIPC), que está a tratar da liquidação da empresa de Madoff. Os registos foram classificados como "não confiáveis" pelo presidente da SIPC e deverão demorar seis meses a serem organizados.

A SIPC encontrou "registos completamente caóticos", disse Stephen Harbeck, presidente da SIPC em entrevista à televisão da Bloomberg. "Há alguns activos, mas não temos ideia da relação entre os activos disponíveis e as queixas apresentadas. Os registos não são confiáveis", acrescentou o responsável.

Entretanto, o Senador Christopher Dodd já pediu explicações à Securities and Exchange Commission (SEC), regulador do mercado norte-americano. O Senador quer perceber como "é que uma fraude desta dimensão não foi detectada", disse a porta-voz de Dodd.

De acordo com fontes próximas do processo, a SEC não inspeccionou o negócio de Madoff desde que este foi registado em Setembro de 2006.
In [url=http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=345546]Jornal de Negócios[/url]

Registos que levarão 6 meses a serem organizados, e que "não são confiáveis".

E o Senador a querer saber como é que uma fraude tão grande não foi detectada... Simples, porque o capitalismo selvagem que tanto gostam assim o permite, não queriam liberdade máxima nos mercados? Pois aqui a têm.

Citar:
Criado Inicialmente por shaka Ver Mensagem
Já tinha ouvido falar do Alves dos Reis mas não conhecia bem a história.... agora que li no wikipedia fartei-me de rir

Como é que foi possivel ele ter feito aquilo tudo até aos 28 anos ?!!!aahah


Não sei porquê mas fez me lembrar o Sousa Sintra

Abraços
Quanto ao Alves dos Reis, a história dele é linda, esse Sr. apesar de vigarista, tem o seu valor. No fundo é um herói para muitos.

Fundar o Banco de Angola e tudo.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #15  
Velho 16-12-2008, 23:51
Avatar de SHK
SHK SHK encontra-se desligado
Moderador Forex
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 65
Por Defeito

É verdade, fundar o banco em Angola é obra .... ahahah!!!!! A parte que mais gostei foi quando ele foi para Angola, fez-se passar por engenheiro e sabia fazer.........TUDO


Agora falando da actualidade, na minha opinião isto vai dar uma grande volta. Se este senhor Madoff conseguiu fazer um desvio de 50 mil milhoes, imagina quantos Madoff's não andam por aí (em ponto mais pequeno, claro!) mas que eles andam por aí, andam!!!!!!!

abraços
Responder com Quote
  #16  
Velho 17-12-2008, 15:51
Filfangio Filfangio encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 32
Por Defeito

Eles andam aí cuidado com os esquemas marados! Pelo menos duvidem sempre, questionem sempre de onde vem o dinheiro com objectivo de obter lucros fáceis!
Responder com Quote
  #17  
Velho 17-12-2008, 17:19
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Filfangio Ver Mensagem
Eles andam aí cuidado com os esquemas marados! Pelo menos duvidem sempre, questionem sempre de onde vem o dinheiro com objectivo de obter lucros fáceis!
E mesmo ouvindo falar de onde vem o dinheiro, duvidem sempre. E mesmo que seja do próprio presidente de um banco, duvidem. Aliás, eu nem num presidente da Nasdaq confiaria (como por exemplo este Sr. Madoff).

Se querem um bom conselho, não acreditem em ganhos fáceis pura e simplesmente.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #18  
Velho 17-12-2008, 19:02
Luisveiga Luisveiga encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Nov 2008
Mensagens: 25
Por Defeito

Só uma frase que o meu avô e pai sempre me disseram, "Nunca ninguém da nada a ninguém"... há sempre alguma coisa por de traz disso!!!!
__________________
Ernesto "Che" Guevara

"Uma inspiração para qualquer ser humano que ame a liberdade" (Nelson Mandela)


Responder com Quote
  #19  
Velho 18-12-2008, 05:15
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Portugal exposto em 85 milhões ao caso Madoff

Banco de Portugal apura exposição de 11 milhões na banca e 67 milhões na gestão de activos.

Tiago Figueiredo Silva

A factura total sobre a banca portuguesa daquela que é a maior fraude financeira de sempre foi ontem revelada: 85 milhões de euros.

Em comunicado, o Banco de Portugal anunciou que a exposição directa do sistema bancário português ao ‘Grupo Madoff’ ascende a 18 milhões de euros, enquanto que a exposição das carteiras de activos sob gestão atingem os 67 milhões de euros.

Naquela que é a primeira vez que a autoridade presidida por Vítor Constâncio se pronuncia sobre o impacto da fraude cometida por Bernard Madoff, o Banco de Portugal qualifica a exposição do sector nacional como “extremamente reduzida”.

Antes do Banco de Portugal, foram vários os bancos que têm vindo a reconhecer a sua exposição a fundos Madoff. Santander Totta foi o primeiro a reconhecer que os seus clientes tinham uma exposição de 16 milhões de euros, ao qual se juntaram os 15 milhões do BES em Portugal, e 6 milhões da mesma instituição mas em Espanha.

O anúncio feito pelo Banco de Portugal surge no mesmo dia em que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou a exposição das sociedades gestoras de fundos de investimento e de carteiras individuais portuguesas a activos da Madoff Investment.

De acordo com os dados já apurados pela entidade presidida por Carlos Tavares até à passada terça-feira, a exposição ascende a 76 milhões de euros. Do total do montante sob exposição a activos da Madoff Investment Securities LCC, 11 milhões de euros dizem respeito a fundos de investimento, ou seja, 0,07% do seu valor total. Já os restantes 65 milhões de euros incidem sobre as carteiras individuais, ou 0,11% do seu valor total.

No entanto, o regulador de mercado sublinha que estes valores “não são definitivos” face à dificuldade em identificar todos os activos detidos ou geridos pela sociedade Madoff.

Este parece ser o ponto comum entre as entidades reguladoras mundiais. O facto das actividades da Madoff Investment, sociedade norte-americana liderada por Bernard Madoff, se basear num esquema em pirâmide - conhecido como “ esquema de Ponzi” - e que terá causado prejuízos de 50 mil milhões de dólares, tem dificultado a tarefa de avaliar e contar os prejuízos causados a instituições e a investidores de todo o mundo.

Detido pelas autoridades norte-americanas na passada quinta-feira, Bernard Madoff encontra-se sob prisão domiciliária e obrigado a utilizar uma pulseira electrónica após decisão judicial anunciada ontem.

Regulador reconhece que falhou no caso Madoff

O presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), Christopher Cox, admitiu ontem que o regulador dos mercados norte-americanos falhou na investigação de “alegações credíveis e específicas”, que existiam há quase uma década, sobre os negócios de Bernard Madoff. Segundo Cox, as acusações chegaram várias vezes à SEC “mas nunca foi recomendada a actuação da comissão”. Madoff, responsável pela maior fraude financeira de sempre, recebeu ontem ordem do juiz responsável pelo processo para ficar em prisão domiciliária. A fraude executada pelo antigo presidente do Nasdaq, que até há bem pouco tempo era considerado um dos gestores mais influentes de Wall Street, pode chegar aos 50 mil milhões de dólares. Atingiu bancos de todo o mundo, gestoras de activos, fundações de caridade e investidores individuais.
In [url=http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1193027.html]Diário Económico[/url]

Bem parece que já são mais 85 milhões de prejuízos para ajudar à Crise, e já outros bancos assumiram perdas. Isto está bonito está...

Citar:
Criado Inicialmente por Luisveiga Ver Mensagem
Só uma frase que o meu avô e pai sempre me disseram, "Nunca ninguém da nada a ninguém"... há sempre alguma coisa por de traz disso!!!!
Há quem dê, há muita gente que dá, e gosta de dar, perto de 0,1% da população talvez, mas há.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #20  
Velho 19-12-2008, 02:47
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito Maior lesado com fraude de Madoff quer processar PwC

Citar:
Maior lesado com fraude de Madoff quer processar PwC

A Fairfield Greenwich, a empresa com maior exposição à fraude financeira aplicada por Bernard L. Madoff está a considerar processar a PricewaterhouseCoopers (PwC), a sua consultora, devido à empresa não ter detectado o esquema fraudulento.

De acordo com uma notícia hoje avançada pelo Financial Times, a Fairfield, que poderá perder 7,5 mil milhões de dólares com o esquema aplicado pelo ex-presidente da bolsa tecnológica Nasdaq, está a ponderar avançar com uma acção em tribunal, depois de ter sido nomeado um auditor num caso trazido por uma outra vítima.

O mesmo artigo acrescenta que com três das quatro grandes empresas de serviços financeiros – a PwC, a KPMG e a Ernst & Young – a auditarem fundos ligados à empresa de Madoff, é provável que as companhias sejam alvo de acções legais por parte dos seus clientes.

Ontem, o burlão americano, que poderá ser responsável pela maior fraude financeira de sempre, foi condenado a ficar em prisão domiciliária, enquanto a sua mulher teve que entregar o seu passaporte às autoridades.

O New York Law School acusou esta semana a BDO Seidman, na sua acção legal contra a Ezra Merkin e o seu fundo Ascot Partners, que investiam o seu capital em produtos Madoff.

A BDO Seidman já adiantou que a sua auditoria da Ascot Partners é “adequada a todos os standards profissionais e vamos vigorosamente defender-nos contra estas alegações sem fundamento”.
In [url=http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=345888]Jornal de Negócios[/url]

Já começam os ataques e já vão começar outras empresas a cair. 7.500 milhões de dólares é obra, devem ser os maiores enganados, mas, a 10% ao ano se estiveram lá 10 anos, devem ter duplicado o dinheiro, resta saber se terão ganho mais do que realmente perderam... Dependendo de há quanto tempo lá estão.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Lucros da EDP passam os mil milhões de euros Crashh Fórum Geral 0 06-11-2008 03:42
A Maior Fraude da História Crashh Fórum Geral 7 05-11-2008 01:24
CGD empresta 200 milhões de euros ao BPN Lion_Heart Fórum Geral 1 11-10-2008 23:12
FBI investiga suposta fraude de gigantes financeiros dos EUA Crashh Fórum Geral 0 24-09-2008 05:07


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 14:28.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters