Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 25-08-2009, 11:58
Avatar de psychopath
psychopath psychopath encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2009
Mensagens: 24
Por Defeito

Bom dia a todos, sou novo por cá!
Estou a pensar em breve investir o meu dinheiro na bolsa com a espectativa de conseguir ganhar algum dinheiro se possivel..

Contudo eu estou completamente a ZERO, não sei o que tenho que fazer para poder ter acesso online às ações, (atravez do site online do meu banco, quando tento aceder às ações recebo a mensagem que nao tenho conta)

Depois também não sei como funciona a bolsa..
é 24h sobre 24h? 7 dias por semana?

ha sempre ações disponiveis de qualquer empresa? ou podem estar esgotadas algumas?

posso comprar ou vender ações a qualquer hora e minuto presiso? ou quando dou a ordem de compra e venda ainda demora algum tempo?

comprar ou vender ações pago alguma taxa? se sim é fixa? ou conforme a quantidade ou valor investido?

quando ganho alguma coisa o banco fica com alguma percentagem?

as compras e vendas são feitas atravez do banco? ou outra entidade?

quando faço uma compra posso vender no dia seguinte? caso suba muito por ex?


tenho uma conta a prazo 6 meses que recebo juros daqui a um mês, e depois tenho cerca de 15000€ para investir

como sei que ações devo comprar?

posso tratar de tudo pela net? ou em alguns casos tenho que me deslocar ao banco?


se alguem me poder ajudar a "integrar" ficaria agradecido

cumprimentos
Responder com Quote
  #2  
Velho 25-08-2009, 18:23
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Bom dia a todos, sou novo por cá!
Estou a pensar em breve investir o meu dinheiro na bolsa com a espectativa de conseguir ganhar algum dinheiro se possivel..
Bem vindo!

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Contudo eu estou completamente a ZERO, não sei o que tenho que fazer para poder ter acesso online às ações, (atravez do site online do meu banco, quando tento aceder às ações recebo a mensagem que nao tenho conta)
Bem, isso é preciso em primeiro lugar falar-se com o banco a ver como ele processa a negociação em acções. Mas seria melhor por norma o uso de corretoras que um banco qualquer, ou então um banco especializado nisso, há bancos com bons serviços de corretagem, no nosso sub-fórum sobre corretoras temos vários tópicos com o que os utilizadores pensam de vários deles:

[url=http://www.bolsapt.com/forum/forumdisplay.html?f=10]Fórum Livros, Ferramentas e Corretoras[/quote]

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
Depois também não sei como funciona a bolsa..
é 24h sobre 24h? 7 dias por semana?
As Bolsas por norma têm um horário de funcionamento como por exemplo das 08 às 16:30, pode variar com o país e mercado, e claro as 16:00 dos USA seriam umas 21 cá em certas alturas, etc.

Há mercados como o Forex que funcionam 24h ao dia, de Segunda a Sexta (ver nosso [url=http://www.canalforex.com/]Fórum de Forex[/url]. Mas isso já seriam câmbios e não acções.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
ha sempre ações disponiveis de qualquer empresa? ou podem estar esgotadas algumas?
Por norma há, costuma haver sempre compradores e vendedores, podem é ser a preços que não queremos. Acções com grande capitalização bolsista, como a Portugal Telecom, que movimenta milhões por dia, terá sempre ordens de compra e venda muito próximas, e com diferenças entre a compra e venda na ordem de 1 cêntimo, etc.

Acções com baixo volume diário (das que movimentam 100 acções por dia ou podem estar um dia sem ordens), podem ter diferenças entre o preço de compra e venda na ordem dos 5 ou 10% e aí se vendermos ao melhor poderíamos provocar quedas de 10% ou mais e perder dinheiro, mas não é nessas que se investe a longo prazo por norma.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
posso comprar ou vender ações a qualquer hora e minuto presiso? ou quando dou a ordem de compra e venda ainda demora algum tempo?
A qualquer momento do dia de trading do horário de trading, desde que a acção não esteja suspensa claro.

Se for uma ordem ao melhor preço, ela tentará ser executada nem que o cliente fique a perder 10% ou 15% ou etc (vender a qualquer preço onde hajam ordens de compra), se for em acções de pouco volume diário há esse risco, se for em acções tipo Portugal Telecom, são sempre vendidas sem grandes riscos. As trades são rápidas a não ser que não hajam ordens de compra por exemplo para cobrir a nossa ordem de venda. Eu falei nisso em algum tópico e se for preciso depois procuro onde esteja (são temas difíceis de resumir numa só resposta).

A qualquer momento do dia de trading do horário de trading, desde que a acção não esteja suspensa claro.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
comprar ou vender ações pago alguma taxa? se sim é fixa? ou conforme a quantidade ou valor investido?

quando ganho alguma coisa o banco fica com alguma percentagem?

as compras e vendas são feitas atravez do banco? ou outra entidade?

quando faço uma compra posso vender no dia seguinte? caso suba muito por ex?
É assim, antes usava-se muito uma taxa com base na percentagem, em que pagávamos como comissão um valor tipo 0,25% do total da ordem. Ou seja se comprássemos 100.000€ de acções pagaríamos 250€ na compra e mais 250€ na venda, o que era mau em valores grandes, mas bom em valores pequenos (poderíamos comprar uma acção de um euro e pagar assim só menos de um cêntimo de comissão).

Hoje em dia é mais usado a taxa fixa, que varia de corretora para corretora. Imaginemos que a taxa é de 10€, com compra + venda de 100.000€ pagaríamos assim não 500€ em comissões (250€ + 250€) mas sim 20€ (10€ + 10€) e compensaria mais em ordens grandes. Em ordens pequenas, contudo, é mau.

Quem invista 100€ paga logo 10€ na compra e mais 10€ na venda, e perde assim 20€ (20%) dos 100€. Se a acção não subir, fica com perda de 20% quando as vende. Se subir 20%, o ganho ficaria a 0% anulado pelos 20% das comissões. Quem comprasse e vendesse uma acção de 1€ pagaria 20€ de comissões e 1€ pela acção (). Assim compensa só investir em ordens de pelo menos 3 ou 4 mil euros que só nesses níveis estaríamos a pagar em taxa fixa o equivalente às comissões percentuais de 0,25% por trade de antes.

O lucro do banco é essa taxa (chamada de comissão) que é o que ele cobra em cada ordem dada.

As compras podemos fazê-las nos bancos ou corretoras, sendo que há corretoras/bancos em simultâneo, e são essas lado a lado com as corretoras normais que são os melhores meios para investirmos e não os bancos vulgares em si. Antigamente havia bancos (hoje em dia não sei), em que só poderíamos vender as acções x dias após as comprarmos, que seria quando nos entravam na conta, as corretoras já nos anos 90 eram instantâneas, ou seja, compramos e no segundo depois podemos vender com lucro ou prejuízo. Isso terá de ser visto antes de se abrir uma conta, como funcionam.

Assim o ideal é ter-se uma corretora, ou banco-corretora.

Citar:
Criado Inicialmente por psychopath Ver Mensagem
tenho uma conta a prazo 6 meses que recebo juros daqui a um mês, e depois tenho cerca de 15000€ para investir

como sei que ações devo comprar?

posso tratar de tudo pela net? ou em alguns casos tenho que me deslocar ao banco?


se alguem me poder ajudar a "integrar" ficaria agradecido

cumprimentos
Por norma podemos-nos inscrever em corretoras pela Internet, em que nos enviam os papeis para casa e devolvemos via correio. Outras online.

Quanto aos 15.000€, fica um alerta, com a mesma facilidade com que se ganha dinheiro na bolsa, pode-se perder. Só devemos investir dinheiro que saibamos à partida que não nos fará diferença se ficarmos sem ele. Podemos passar dos 15 para 30 45.000€ etc, mas podemos passar também de 15.000 para 5.000 1.000 etc.

Por isso devem-se investir em acções relativamente "seguras", como as grandes, EDP, Portugal Telecom, Galp, e mesmo essas podem ter grandes desvalorizações (e vice-versa). Agora há outras que mexem não 2% ou 3% ao dia mas sim 20 40% ao dia. Cuidado com elas.

Que acções comprar é complicado, eu pessoalmente não gosto de dizer a ninguém "compre isto" pois a pessoa pode ganhar ou perder dinheiro por minha culpa (mesmo que a pessoa diga o cliché de "não faz mal já conto perder tudo não tem mal"). E tal como eu, ninguém gosta muito de aconselhar trades que podem dar em perdas (pois ninguém prevê com exactidão o futuro).

Agora dá para prever mais ou menos (e pode-se falhar claro), e para isso é que existem as Análises Técnicas, que alguns de nós ou utilizadores vão partilhando com todos, e que servem basicamente para nos ajudar a decidir o que é melhor para nós. Caberá sempre a nós a decisão, ao vermos análises técnicas feitas por outros, de escolher comprar ou vender algo.

Se alguém disser "isto vai subir de certeza" ou vice-versa é para desconfiar. Pois ninguém prevê o futuro. Exemplo disso são tópicos meus a dizer em Agosto e Setembro passado que as acções iriam cair mais e mais e mais e alertar para possíveis futuras quedas (que não adivinhei, mas sim desconfiei, ninguém adivinha), quando uns quantos famosos analistas andavam na TV a dizer que tudo ia subir e já estávamos no fundo. Conclusão, tomar em atenção recomendações de precaução, mas não acreditar piamente nos "gurus" da Bolsa que existem por todo o lado sem pensarmos por nós mesmos e decidirmos nós mesmos com base no nosso raciocínio o que fazer.

Ficam aqui tópicos para livros:
[url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=353[/url]
[url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=20[/url]

E muitos outros, e recomendo vivamente a leitura dos livros (e/ou outros) antes de se aventurarem no trading, é preciso saber-se mais ou menos o que fazemos, e temos de ler muito para isso quando estamos ainda a começar. Este pequeno tópico não consegue fazer o que livros de 500 ou 1000 páginas fazem. É apenas uma pequena ajuda.

E o nosso fórum já tem várias dúvidas de muitos, e ajudas e poderá ser objecto de consulta também.

Agora cuidado com o trading, bons estudos, e qualquer dúvida vamos estando por aqui (eu ando muito pela praia por isso posso não estar sempre ).

Bons negócios.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #3  
Velho 20-01-2010, 22:21
jokerportuga jokerportuga encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jan 2010
Mensagens: 1
Por Defeito

Crashh,

excelente explicação para novatos/iniciantes(como eu).

Obrigado
Responder com Quote
  #4  
Velho 28-01-2010, 16:24
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por jokerportuga Ver Mensagem
Crashh,

excelente explicação para novatos/iniciantes(como eu).

Obrigado
Muito obrigado, e bem vindo.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Trading Systems w0ww Sistemas de Trading Mecânicos 2 04-02-2014 16:03
Estratégia de Trading At0mic Fórum Geral 1 05-02-2009 02:32
muitas duvidas e decepçoes ufs Fórum Geral 1 11-11-2008 08:31
duvidas de investimento filipe_Oliveira Fórum Geral 1 11-11-2008 06:44
Sistemas de Trading sistematico Sistemas de Trading Mecânicos 1 26-07-2007 21:45


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 06:42.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters