Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Análise Técnica Área destinada aos estudiosos da Análise Técnica, ferramenta essencial a todos os traders. Se precisarem de alguma Análise Técnica actualizada peçam que pode ser que algum dos nossos utilizadores a queira partilhar...

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 27-08-2013, 20:21
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Arrow BCP - Análise Técnica

O Banco BCP foi o vencedor da análise semanal. Protagonista de uma das maiores desvalorizações bolsistas de que há memória na nossa praça, este título chegou a desvalorizar 98% face ao seu valor no final do anterior ciclo ascendente. Se não tem sido um exemplo de lucro rápido, que seja pelo menos um exemplo para os buy & holders, que compram na esperança (tantas vezes pouco fundada) de ver um título recuperar simplesmente porque já caiu demais. E a esmagadora queda nem tem sido o pior para os investidores de longo prazo, os sucessivos aumentos de capital e a contínua necessidade de reforçar um investimento perdedor podem levar até os mais avantajados ao desespero. Que o diga Joe Berardo, uma das maiores vítimas do BCP.

Confesso que ando há já algum tempo de olho no BCP. A instituição tem vindo a ser ridicularizado em praça pública durante os últimos anos, até as pessoas que não percebem absolutamente nada de mercados sabem que investir neste banco é um péssimo negócio. Isso atrai-me! Diz-me que o potencial de queda que incendiou esta fogueira durante anos, as acções detidas por milhares de clientes do banco que foram "persuadidos" a comprá-las e que depois se foram despachando delas, já estarão provavelmente vendidas.

Indo à técnica, os sinais de compra efectiva para um horizonte de longo prazo ainda não surgiram. Nos últimos meses pensei que iamos assistir a um fundo em U. Gorada essa possibilidade após o impacto com a zona de resistência ponderei a activação de um massivo cup & handle. O que é facto é que esta teimosa zona de resistência (construída tendo por base uma quebra de 57% em pouco mais de 3 meses) tem impedido a activação de qualquer padrão de inversão.

Se nos focarmos no curto/médio prazo, a linha de tendência que vinha a acompanhar a descida desde o início do ano foi recentemente quebrada em alta com algum volume. Mas a inactivação do padrão de lower-highs que vinha a desenhar-se (ainda por cima com alto volume) deixou-me um pouco de pé atrás. Actualmente, e apesar dos sinais interessantes, uma nova queda até à zona dos 8 cêntimos não pode ser descartada.

Pessoalmente entraria no BCP se a zona de resistência fosse quebrada em alta de forma efectiva e se a minha teoria quanto à inversão de médio prazo no mercado português não se chegar a verificar. Uma entrada neste momento não seria, de todo, prudente. Uma entrada após a eventual quebra em alta da zona de resistência será muito mais prudente e não menos lucrativa, já que existe uma subida potencial de 180% até à próxima resistência! Irrealista? Talvez, mas os mercados são imprevisíveis....

__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Responder com Quote
  #2  
Velho 29-08-2013, 23:50
off-logic off-logic encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2013
Mensagens: 7
Por Defeito

Viva Tiago!

Obrigado pela Análise. Bastante pertinente
Responder com Quote
  #3  
Velho 30-08-2013, 07:21
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por off-logic Ver Mensagem
Viva Tiago!

Obrigado pela Análise. Bastante pertinente
Obrigado off-logic
__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 07-09-2013, 13:11
justiceiro justiceiro encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2013
Mensagens: 17
Por Defeito BCP E A MELHOR COMPRA

O BCP neste momento e a melhor compra para duplicar os rendimentos a longo prazo visto que NUNO AMADO PRESIDENTE DO BCP tem arrumado a casa e corrido com as antigas escumalhas do banco

para quem investe para rendimento de dividendos nao e a melhor opcao



justiceiro
Responder com Quote
  #5  
Velho 02-11-2013, 18:52
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Por Defeito

O vencedor da sondagem semanal foi o BCP. Desde a última análise que lhe fiz, em Agosto deste ano, pouco mudou na minha opinião. O banco mantém-se numa longa caminhada em forma de consolidação e ainda não é possível antecipar um eventual breakout.

Tecnicamente o BCP é uma dor de cabeça para mim já que despreza totalmente o padrão de mínimos e máximos relativos, o meu guia de negociação. Segue no entanto com algum rigor padrões técnicos, suportes e resistências! Um possível cup & handle tem-me feito vigiar atentamente o título, na esperança de um breakout ascendente. Infelizmente, à medida que o tempo vai passando, vão-se desvanecendo as minhas exigentes expectativas no que respeita a essa possibilidade.

Decidi redesenhar a zona de resistência, ajustando-a ao período temporal mais próximo e tornando-a assim mais válida do ponto de vista psicológico. Mesmo que deixemos de considerar como válida a activação do cup & handle podemos ainda assim contar com uma subida considerável caso esta zona de resistência seja quebrada em alta. Até à zona dos 32 cêntimos não existe qualquer resistência adicional e a que existe nesse ponto é já tão antiga que não merece muito mais do que uma simples referência.

Dito isto, parece-me provável do ponto de vista técnico que o caminho no longo prazo seja para cima. A tendência fortemente descendente que marcou o período 2007-2012 parece ter finalmente estagnado e a quebra da resistência assinalaria em definitivo o bull mode do BCP. Até que tal aconteça parece-me precoce arriscar uma entrada (até porque estamos a 5% de distância desse marco), já que não será ainda de descartar nova retracção à zona dos 8 cêntimos no curto/médio prazo.

__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #6  
Velho 03-11-2013, 15:45
justiceiro justiceiro encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Aug 2013
Mensagens: 17
Por Defeito bcp acima de 18 centimos

olá amigos
vamos ver se o BCP conseguiu reduzir as dívidas nos primeiros 9 meses de 2013
se isso por acaso acontecer e muito positivo
pois seria 2014 muito melhor que levaria o BCP acima de 18 cêntimos no final de 2014
Responder com Quote
  #7  
Velho 23-12-2013, 08:34
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Por Defeito

O BCP foi o grande vencedor da análise semanal. E outra coisa não se esperava, depois de uma subida de 40% após o breakout! Tendo o BCP vindo a ser exaustivamente analisado nos últimos meses, vou-me focar hoje sobretudo no curto prazo, que será o timeframe mais importante para quem está actualmente dentro (para uma contextualização de longo prazo ver a última análise semanal).

No curto prazo, e como já referi, o breakout da zona de resistência foi absolutamente explosivo. Confesso que não estava à espera de uma reacção tão violenta, apesar de esperar uma subida rápida de uns 15 ou 20%. Estas reacções geralmente são tanto mais bruscas quanto maior for a tensão acumulada e neste caso havia tensão acumulada em redor do marco dos 11,5 cêntimos pelo menos desde o início de 2013!

A pergunta do dia será: "E o que esperar do seu comportamento futuro?". Já o disse e repito, depois do breakout fiquei bullish no BCP e estou dentro desde essa altura. Não existem quaisquer resistências acima do actual valor, o que lhe confere uma grande liberdade de movimento, mas não existem também suportes de relevo próximos, o que condiciona a negociação por falta de referências.
Uma correcção a estes níveis não será de descartar, já que é normal assistirmos a uma tomada de mais-valias quando ocorre uma subida muito brusca, e a falta de resistência obriga a que estas tenham de vir a ser criadas. Por outro lado, as subidas bruscas dão nas vistas, o que traz mais intervenientes para o mercado.

É totalmente impossível para já tentarmos antecipar onde abrandará este movimento. Não há indicador que no-lo diga, e uma saída precoce só porque já subiu demais poderá condicionar todo o potencial de lucro. Só por curiosidade, para os amantes de indicadores, o BCP está sobrevendido desde o dia do breakout! Quem desse demasiada importância a esses indicadores nunca teria comprado no breakout.

No que me toca, o que farei? Diz-se em Wall Street que não se deve virar costas a um lucro rápido. Eu concordo, mas também concordo com o adágio que defende a não limitação dos ganhos. Então, o que faço nestas situações? Geralmente meto um stop que me permita trancar uma parte do lucro mas que permita ainda assim a livre oscilação do mercado. Temos actualmente um ténue suporte nos 14,2 cêntimos e será essa zona a minha referência em termos de stop. É distanciada o suficiente da zona de cotações para permitir ao mercado respirar (13,2%) mas lucrativa o suficiente para não incorrer num golpe psicológico em caso de inversão (20%).

Como já referi muitas vezes, eu sigo uma estratégia muito pessoal e adaptada ao meu processo e timeframe de negociação, que não se adapta certamente a grande parte dos investidores. Não deve por isso ser replicada, apenas a partilho para satisfazer a curiosidade de quem mo pergunta com alguma regularidade. Existe ainda outra alternativa, talvez mais viável para quem não aguente um potencial de perda de 13%. É o scaling out da posição, estratégia que eu tantas vezes abordo nos workshops. Neste caso em concreto a estratégia consistiria num alívio parcial da posição (25%, 50%, depende) nesta zona ou um pouco mais acima, reduzindo-se o montante total exposto até uma zona de maior conforto psicológico.

Estratégia que não deve ser seguida é a venda total da posição "só porque já subiu muito". Nunca se sabe até onde se pode prolongar um movimento bullish, e ver uma posição que vendemos continuar a subir depois da nossa decisão é quase tão doloroso e marcante a nível psicológico como ver cair uma posição que acabamos de comprar. Não se brinca com a psique da negociação!

__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Análise Técnica - Banco BPI tiagopt Análise Técnica 2 19-10-2013 19:15
BES - Análise Técnica tiagopt Análise Técnica 1 15-07-2012 18:55
EDP - Análise Técnica tiagopt Análise Técnica 0 03-07-2012 18:48
BCP - Análise Técnica tiagopt Análise Técnica 27 21-06-2012 12:00
ZON - Análise Técnica tiagopt Análise Técnica 0 01-06-2012 12:36


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 21:42.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters