Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 12-10-2009, 17:44
Gotins Gotins encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2009
Mensagens: 3
Por Defeito Novato

Boa tarde a todos.

Acabei de me registar neste site, e numa 1a vista parece de todo de encontro a possivel resoluçao de imensas duvidas que tenho quanto a bolsa.

Passo a esplicar:

Sempre tive imenso interesse na bolsa, ver quem sobe, quem desce.. e decidi que gostava de investir neste ramo.

Nao sei se estarei certo ou errado mas a minha ideia deste investimento seria investir num curto-médio/médio prazo, em accoes da galp e/ou sonae.

Uma vez que prevejo uma subida dos combustiveis (para nosso mal) num futuro proximo. E sonae, porque nao tem tido grandes quedas.

Mas surgiram me duvidas:

- O melhor sitio para investir; (banco? se sim, best? big?)
- Se há minimo de investimento, máx;
- Os custos nao serao apenas da compra das accoes;
- Se nao seria possivel comprar accoes como se compra pao ou leite, ou seja directamente e pessoalmente; (um pouco de ironia a mistura)
- E no fundo se estarei a ter uma boa ideia, uma vez que tanto neste site como questoes ligadas a bolsa sou um literalmente um principiante.

P.s. Peco desde ja desculpa se postei no sitio errado.

Cumprimentos a Todos
Gotins - Ivan Gomes
Responder com Quote
  #2  
Velho 13-10-2009, 01:01
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Bem vindo, darei a minha opinião no meio do texto.

Citar:
Criado Inicialmente por Gotins Ver Mensagem
Boa tarde a todos.

Acabei de me registar neste site, e numa 1a vista parece de todo de encontro a possivel resoluçao de imensas duvidas que tenho quanto a bolsa.

Passo a esplicar:

Sempre tive imenso interesse na bolsa, ver quem sobe, quem desce.. e decidi que gostava de investir neste ramo.

Nao sei se estarei certo ou errado mas a minha ideia deste investimento seria investir num curto-médio/médio prazo, em accoes da galp e/ou sonae.

Uma vez que prevejo uma subida dos combustiveis (para nosso mal) num futuro proximo. E sonae, porque nao tem tido grandes quedas.
A meu ver convirá ser feita uma análise técnica a essas acções e entrar-se nelas só mediante resultado da mesma para se ter lucro, porque a expectativa da subida dos preços do petróleo no futuro ou não, não será suficiente para lucros a curto prazo.

Para lucros a longo prazo sim poderia ajudar saber que elas poderão ter muito lucro no futuro, etc, etc, num prazo de anos, mas a curto prazo quem queira fazer lucro só mediante especulação em tempo real nos mercados. Ou seja, já vi empresas falidas em Portugal subirem 4500% numa semana, como a Lisnave, e já vi empresas bem sólidas e atractivas cairem 80% e manterem-se em baixo.

As expectativas futuras nem sempre são o mais importante, só interessam mais a longo prazo, aí a Análise Fundamental das mesmas é interessante, a curto prazo o que importa são mais gráficos (Análise Técnica) que outra coisa.

O facto de uma acção não ter tido grandes quedas também não será por si só um motivo forte o suficiente para nos levar à compra de acções. O ideal seria o estudo primeiro sobre Análise Técnica e mercados, talvez a compra de livros como "Ganhar em Bolsa" para uma introdução a este mercado, e uns meses ou se possível um ano de "paper trading", simulações, para ver se já estará apto para os mercados reais ou não, isto para proteger o dinheiro de possíveis perdas derivadas da falta de experiência inicial que todos temos nos mercados no começo.

Citar:
Criado Inicialmente por Gotins Ver Mensagem
Mas surgiram me duvidas:

- O melhor sitio para investir; (banco? se sim, best? big?)
- Se há minimo de investimento, máx;
- Os custos nao serao apenas da compra das accoes;
- Se nao seria possivel comprar accoes como se compra pao ou leite, ou seja directamente e pessoalmente; (um pouco de ironia a mistura)
- E no fundo se estarei a ter uma boa ideia, uma vez que tanto neste site como questoes ligadas a bolsa sou um literalmente um principiante.

P.s. Peco desde ja desculpa se postei no sitio errado.

Cumprimentos a Todos
Gotins - Ivan Gomes
Quanto às melhores corretoras depende muito do gosto de cada um, mesmo sabendo que as corretoras lá fora estão mais evoluídas em alguns aspectos. Mas aconselho a leitura de tópicos como [url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=227[/url] presentes no nosso sub-fórum [url=http://www.bolsapt.com/forum/forumdisplay.html?f=10]Livros, Ferramentas e Corretoras[/url].

Quanto à segunda pergunta e terceira aconselho a leitura de tópicos como [url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=2456[/url] onde falo sobre comissões de compra e os derivados mínimos aconselhados de investimento.

Quanto à quarta pergunta, sim e antigamente até era só pessoalmente que se faziam as compras, nas salas de mercados ou telefonando a corretores para o fazerem lá pessoalmente por nós. Mas desaconselho vivamente esse caminho. No tempo do Pedro Caldeira, dessa crise que houve, chegaram a existir filas enormes à porta da Bolsa de Lisboa à espera que abrisse para venderem as suas acções antes dos outros. Era terrível. Nada como a Internet.

Quanto à última questão. Quem é principiante, recomendo vivamente algumas coisas primeiro. Primeiro a leitura de alguns tópicos relativos ao que se fazer como principiante, tópicos como [url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=330[/url] entre outros.

Mas os passos para um principiante a meu ver são:

1º - Não ir logo comprar na Bolsa pois as perdas serão quase certas;
2º - Procurar livros sobre Bolsa, e não cursos. Porquê? Livros são muito mais baratos e têm muito mais informação do que cursos, e quem não se safar com livros e tenha de ir a cursos, não terá futuro na Bolsa pois só uma pouca percentagem fica rico na Bolsa, e quem não conseguir ir lá com livros, não terá muito potencial em princípio a meu ver. Há muito bons em Inglês, temos vários neste site em Inglês, e também há em sites como Fnac livros em Português como o "Ganhar em Bolsa"; Primeiro livros desses gerais, depois um sobre Análise Técnica, outro como um A a Z de indicadores, um de Velas Japonesas (tudo isto para Análise Técnica), depois há uns de Money Management, uns de psicologia bolsista, há outros sobre comportamentos a ter, ou histórias de traders, etc;
3º - Enquanto se estuda em livros, fomentar a leitura de coisas como jornais económicos, leitura de fóruns, notícias de Bolsa, ir espreitando os gráficos. Tudo isto, mesmo que sem estudar, faz a pessoa inteirar-se do todo e sentir-se mais à vontade dentro do meio (habituação). Experimentar ao mesmo tempo jogos como o "Chart Game" neste site em vez dos "solitaires". Tudo é útil;
4º - Começar em simulações com dinheiro virtual, quer em puro paper trading num bloco de notas quer em simulações demonstração em corretoras e ver se teria lucro. Consulta de fóruns em simultâneo, para tirar dúvidas;
5º - Por fim, quando chegar ao ponto de se ter x meses de ganhos +- constantes, já se saberá que se se colocar dinheiro real sem perder logo 80%, e saberá que assim ao menos se perder será muito pouco, e terá chances de ganhar, pois já se saberá investir. Primeiro com 1/5 do dinheiro, depois por mais se preciso, etc.

Ou seja, primeiro aprender, estudar, praticar, só no fim investir. Sem pressas. É o aconselhável.

Eu movi o tópico para o Fórum Geral que aqui talvez seja mais fácil de se ver por outros.

Bons estudos.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #3  
Velho 13-10-2009, 10:19
Gotins Gotins encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2009
Mensagens: 3
Por Defeito

Bom dia!

Obrigado pela resposta
Foi bastante esclarecedora e irei seguir a metodologia

Entao gostava de fazer uma ultima pergunta por agora.

Tendo algum dinheiro qual sera neste momento a melhor forma de fazer render o dinheiro? os depositos infelizmente tao com taxas muito baixas. (Ora tambem nao podemos querer rendas baixas e recebermos muito pelo nosso dinheiro)

Cumprimentos
Gotins
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 13-10-2009, 15:15
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Gotins Ver Mensagem
Bom dia!

Obrigado pela resposta
Foi bastante esclarecedora e irei seguir a metodologia

Entao gostava de fazer uma ultima pergunta por agora.

Tendo algum dinheiro qual sera neste momento a melhor forma de fazer render o dinheiro? os depositos infelizmente tao com taxas muito baixas. (Ora tambem nao podemos querer rendas baixas e recebermos muito pelo nosso dinheiro)

Cumprimentos
Gotins
Se se tiver mesmo de investir em acções, que seja nas acções mais seguras, as que têm mais volume e movimentam menos, presentes no PSI20 (se forem Portuguesas).

Mas isso é melhor verem-se gráficos e analisar bem a situação.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #5  
Velho 13-10-2009, 16:16
Gotins Gotins encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2009
Mensagens: 3
Por Defeito

Dai eu ter referido por exemplo galp ou sonae nao numa questao curto, mas va medio prazo.
Por exemplo 6 meses.

Eu observei alguns graficos, temos o pico de 2008 relativo a especulaçao do petroleo, e variacoes dentro dos 2/3 euros.

Uma questao que realmente eu nao sabia é que se pagava uma comissao na compra e na venda. E têm toda a razao quando dizem que por vezes o que se vai ganhar nem se quer da para a comissao.

O valor que pensava investir seria na ordem de 250/300 euros, nao me querendo por em loucuras uma vez que sei bem o risco que se tem no mundo da bolsa. E investir outro montante algo seguro como leiloes de Depositos a prazo no best.

Ja agora fazendo um exemplo. Com 300 euros investir agora na galp e sonae por exemplo 20x12.08 + 21x2.73 (galp e sonae). Num futuro poder vender por 20x13 + 21x3 (valor hipotetico) daria mais 23 do que investi. Agora mesmo lendo as outras paginas ainda nao consegui perceber bem é os gastos aparte das accoes.

CUmprimentos
Gotins
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #6  
Velho 13-10-2009, 19:03
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por Gotins Ver Mensagem
Dai eu ter referido por exemplo galp ou sonae nao numa questao curto, mas va medio prazo.
Por exemplo 6 meses.

Eu observei alguns graficos, temos o pico de 2008 relativo a especulaçao do petroleo, e variacoes dentro dos 2/3 euros.

Uma questao que realmente eu nao sabia é que se pagava uma comissao na compra e na venda. E têm toda a razao quando dizem que por vezes o que se vai ganhar nem se quer da para a comissao.

O valor que pensava investir seria na ordem de 250/300 euros, nao me querendo por em loucuras uma vez que sei bem o risco que se tem no mundo da bolsa. E investir outro montante algo seguro como leiloes de Depositos a prazo no best.

Ja agora fazendo um exemplo. Com 300 euros investir agora na galp e sonae por exemplo 20x12.08 + 21x2.73 (galp e sonae). Num futuro poder vender por 20x13 + 21x3 (valor hipotetico) daria mais 23 do que investi. Agora mesmo lendo as outras paginas ainda nao consegui perceber bem é os gastos aparte das accoes.

CUmprimentos
Gotins
Conforme o link que dei como exemplo [url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=2456[/url] podemos ver que para investir o ideal é gastar um máximo de talvez 0,25% por ordem, ou seja 0,5% na compra + venda, e assim se tivermos um lucro de 1% já compensa porque teremos lucro de 0,5% nas mãos.

Mas para tal acontecer convém investirmos perto de 2000 ou 3000€.

Ou seja, se a comissão for de 10€ por ordem, seria aconselhável investir 4.000€ para que à ordem de compra + venda fossem cobradas comissões num total de 20€ ou seja 0,50%. Duplicaria o valor para 1% se fossem investidos só 2.000€ e aí cada ordem teria de ter lucro obrigatório de 1% para o resultado final ser 0%.

O importante de saber é que com cada ordem há uma comissão, normalmente fixa. De resto é fácil.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Varias dúvidas de um Novato Luis_M Fórum Geral 3 10-06-2009 21:26


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 08:43.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters