Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 24-11-2008, 03:45
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Exclamation O Demónio da Deflação

Pessoal, lamento informar mas vem aí algo que vai piorar ainda mais tudo, o tão temido por todos demónio da Deflação.

Combater a Inflacção é fácil (não me refiro claro a países como o Zimbabwe que já andam com a Inflacção nos milhões percentuais ao ano ), basta fazer coisas simples como subir juros etc, e tudo se resolve.

Mas o que acontece quando os juros estão já a 0%? Ainda não estão mas para lá caminham se isto continua a piorar. Quem não se lembra da luta infindável do Japão contra este demónio nos anos 90 que lutou sem parar anos a fio com taxas a 0% para combater este mal? E está próximo dos 0% e vão lá voltar em breve! Os USA também lá estão muito próximos e lá estarão em breve...

Para os que não pensaram nisto, com estes combates à Inflacção, conseguiram controlá-la mas, o que acontece quando a moeda em circulação ganha valor em relação aos serviços e bens existentes no mercado? Acontece o inverso da frase, há uma queda dos preços destes produtos.

Não só isto vai provocar uma quebra de lucros nas empresas, por terem de vender produtos e serviços mais baratos para acompanhar a concorrência, algo que as poderá levar à falência, como também o próprio consumidor irá ter a tendência para esperar mais antes de comprar cada produto, pois quem vai comprar um computador melhor agora, sabendo que daqui a 2 ou 3 meses valerá muito menos (em quedas de preços muito superiores às que actualmente temos nos mercados)? É um ciclo vicioso, os consumidores esperam que os preços baixem mais, os preços caem, as empresas baixam os preços senão não vendem, etc, e isto também provocado pela falta de dinheiro do consumidor para comprar o que costumava antes, entre outros factores.

As empresas vão assim à falência com as perdas que decorrem desta baixa de preços derivada da falta de procura no mercado, se não forem à falência acabam por ter de cortar nos custos, demitir pessoal, vão haver despedimentos em massa, e voltamos ao tal ciclo vicioso, despedimentos em massa, redução de compras por parte dos consumidores (no desemprego ou com medo de gastar ou à espera de preços mais baixos), que por sua vez vão cortar lucros nas empresas pela falta de procura, que por sua vez vão ter de cortar novamente nos custos e despedir pessoal ou acabam por falir, etc.

No caso da Europa talvez o Banco Central tenha tido bastante culpa em não baixar os juros a tempo e tê-los mantido em níveis tão elevados quando o FED os andou a baixar, faltando dinheiro no mercado, e com o crédito a níveis elevadíssimos (veja-se a Euribor onde andou e como esteve o mercado imobiliário), e essa baixa oferta de moeda teve culpa no que vamos passar em breve.

Agora bem podem começar a estimular da produção, oferecer dinheiro gratuito, injectar moeda aos montes nos mercados, bem podem tentar o que quiserem, e acho bem que se despachem porque a Deflação é um ciclo vicioso muito perigoso e bem mais difícil de combater do que a Inflacção, podemos passar 10 anos nisto, de falências, despedimentos, menos compras, que levam a mais falências e despedimentos, a uma bola de neve que levará tempo até chegar lá ao fundo, especialmente se partir do topo de uma montanha enorme, e parece-me a mim que a montanha onde nos encontramos é bem alta.

Preparem-se, pois a montanha pode ser bem mais alta do que se pensa.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #2  
Velho 25-11-2008, 01:02
Luisveiga Luisveiga encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Nov 2008
Mensagens: 25
Por Defeito

Ta a ficar bonito isto tá.......

Agora está um bom momento para o movimento Zeitgeist entrar em acção!!!

Aproveitar a fragilidade social que se atravessa neste momento... quase que aposto que ficava tão famoso como o documentário do Al Gore. até se podia dar o mesmo titulo
__________________
Ernesto "Che" Guevara

"Uma inspiração para qualquer ser humano que ame a liberdade" (Nelson Mandela)


Responder com Quote
  #3  
Velho 27-11-2008, 00:19
mpcgomes mpcgomes encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2008
Mensagens: 65
Por Defeito Simplesmente assustador....

os pobres não estranham porque sempre foram pobres, os ricos cada vez mais ricos à conta dos pobres cada vez mais pobres, agora o pessoal da classe média/média alta estão a descer de divisão a um ritmo alucinante...

Austrália, fila de 6.000 pessoas para receber bens essenciais de consumo por parte do estado, alguns já dormem nos carros por terem perdido as casas, são os novos pobres, de classe média passaram a classe media baixa ou mesmo baixa !!!

Até a Porsche !!! parou a produção na Alemanha por sete dias...nem é bom pensar na tal deflação, então é que estavamos bem arranjados...estou a ficar deveras preocupado com o rumo que isto está a tomar...

Uma pergunta Crashh, que estás muito mais batido do que eu nestas andanças, confirma-me se estou correcto, se eu tiver acções de uma empresa no Psi 20 e se essa empresa decidir suspender ou retirar-se da cotação em bolsa(se isso for possivel) mesmo antes de as acções cairem para zero , como é ? todo o dinheiro que teria investido nessas acções iria ao ar ou eles davam a verba correspondente a cada acção ao preço e data dessa mesma suspensão ou retirada em bolsa ? não sei se me fiz entender....

um abraço...thanks
Responder com Quote
  #4  
Velho 27-11-2008, 01:29
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por mpcgomes Ver Mensagem
os pobres não estranham porque sempre foram pobres, os ricos cada vez mais ricos à conta dos pobres cada vez mais pobres, agora o pessoal da classe média/média alta estão a descer de divisão a um ritmo alucinante...

Austrália, fila de 6.000 pessoas para receber bens essenciais de consumo por parte do estado, alguns já dormem nos carros por terem perdido as casas, são os novos pobres, de classe média passaram a classe media baixa ou mesmo baixa !!!

Até a Porsche !!! parou a produção na Alemanha por sete dias...nem é bom pensar na tal deflação, então é que estavamos bem arranjados...estou a ficar deveras preocupado com o rumo que isto está a tomar...

Uma pergunta Crashh, que estás muito mais batido do que eu nestas andanças, confirma-me se estou correcto, se eu tiver acções de uma empresa no Psi 20 e se essa empresa decidir suspender ou retirar-se da cotação em bolsa(se isso for possivel) mesmo antes de as acções cairem para zero , como é ? todo o dinheiro que teria investido nessas acções iria ao ar ou eles davam a verba correspondente a cada acção ao preço e data dessa mesma suspensão ou retirada em bolsa ? não sei se me fiz entender....

um abraço...thanks
Sim é mesmo caso para se dizer que quanto maior a subida, maior a queda. Os pobres vivem num 1º ou 2º andar e a queda não é muito grande, há quem viva num 20º, etc. No R/C vivem os desalojados e esses sim são aqueles que não sofreriam tanto com esta queda toda.

Agora os "pobres" da classe média e média-baixa, que vivem no 2º e 1º andar também poderiam ter uma quedazita e partir uma pernita e tal, pois também podem ser afectados com os despedimentos em massa etc que podem acontecer se o pior se concretizar, mas nada comparado com a mudança de vida brusca e brutal de alguém que sempre viveu na riqueza e que de repente se vê obrigado a trabalhar e sem ter onde, etc.

O rumo que isto está a tomar era o rumo previsível e ainda podemos estar na versão mais optimista e com sorte poderemos continuar assim, se passarmos para a versão mais pessimista aí sim estaríamos já bem pior e poderíamos vir a estar bem piores, mas esperemos que seja uma recessão que seja minimamente controlada e que corra pelo melhor (se isso é possível), e claro que isto vai piorar mas esperemos que da forma mais optimista que temos em mente e não na mais pessimista.

Se uma empresa decidir sair de bolsa comprando todo o seu capital (já aconteceu bastantes vezes no passado), como aconteceu com a antiga Telecel, posteriormente Vodafone quando saiu de cotação.

A empresa imaginemos que quer comprar o capital disperso em bolsa e remover as acções de negociação, lança uma oferta sobre as mesmas, e o pessoal vende. Havia aqueles que não as queriam vender, e nem eram obrigados a isso, e ficavam com as acções, só que depois para as venderem já não é fácil, só passando para outra pessoa por outros processos, etc. Há empresas que têm tão pouca oferta e procura que estão apenas no PSI Secundário, como a Fitor (acho que me lembro de ver esta por lá no teletexto da RTP por exemplo, na parte de PSI Secundário), que depois logicamente se ninguém as quiser comprar (que é o mais certo pois depois é difícil vendê-las) poderão atingir níveis muito baixos, cheguei a ver lá a Fitor a 1 cêntimo (salvo erro) e uma pesquisa pelo Google irá revelá-las a 3 cêntimos pelo que vejo hoje em dia.

Agora só vende quem quer, quem não quiser fica com elas e recebe dividendos, só que o dinheiro fica difícil de reaver, difícil de vender a outra pessoa, em certos casos poderia ser como ter depósitos a prazo, e receber juros deles todos os anos (sob a forma de dividendos e só alguns anos), e acabarmos por nunca poder levantar o capital ou levantar muito menos, caso não encontrássemos procura suficiente para isso, já não seria feito como até agora, caso saia de cotação, mas não implica que a acção perdesse o seu valor, apenas o vendedor poderia ter de se sujeitar a vender mais barato caso quisesse mesmo vendê-las à pressa, dado que a procura seria muito menor, ou seja a pessoa teria de se ver livre delas enquanto a empresa ainda estivesse em negociação, ao valor que a empresa oferecesse por elas.

Agora se a empresa fosse sair de cotação por ir à falência, aí seria muito diferente, aí era recomendado vermo-nos livres o mais rápido possível dessas acções, ou ficaríamos mesmo com uma carteira muito negra.

Mas sem falência, no problema, nenhuma empresa pode dizer que quer tirar acções da bolsa sem pagar o devido por elas, preço que pode ser rejeitado pelo mercado, vejamos a Porsche que estava com ideias de entrar na e nem teve tempo de dar pormenores e já a cotação tinha subido para níveis inaceitáveis que inviabilizaram a operação, acontece o mesmo com certas OPAS cujos accionistas fazem subir os preços e ate os especuladores, a níveis que inviabilizam a operação, mas a empresa teria de pagar por elas, se não for caso de falência, e quem ficar com elas depois de sair de cotação aí sim poderiam ser possivelmente perdas pois seria difícil vendê-las depois.

Como falei um pouco apressadamente talvez tenha repetido ideias ou esquecido de algo mas se sim depois escrevo novamente mas acho que era essa a questão.

Abraço.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #5  
Velho 30-11-2008, 00:13
mpcgomes mpcgomes encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2008
Mensagens: 65
Por Defeito Obrigado Crashh, estou elucidado....e esperemos

que passemos por esta recessão sem entrarmos na verdadeira deflação...não estou nada optimista para 2009, mas tudo há-de passar, nada é eterno !!!!!!!!!!
um abraço and thanks
Responder com Quote
  #6  
Velho 01-12-2008, 16:35
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por mpcgomes Ver Mensagem
que passemos por esta recessão sem entrarmos na verdadeira deflação...não estou nada optimista para 2009, mas tudo há-de passar, nada é eterno !!!!!!!!!!
um abraço and thanks
É o que acho também tudo acaba por passar, é caso para se dizer:


__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 09:11.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters