Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 25-11-2008, 00:28
Lion_Heart Lion_Heart encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2008
Localidade: Braga
Mensagens: 99
Por Defeito Grandes demais para falir

Esta é a frase da moda nos mercados em relação a mega empresas.

Eu acho piada aos capitalistas ( ou que se intitulam) que defendem que estas empresas gigantescas devem ser salvas enquanto outras mais pequenas são sacrificadas.

Será esse o objectivo ultimo do capitalismo selvagem? Existir somente uma empresa que englobe tudo? As vezes parece.

Pois eu vou dizer aqui o que acho sobre isto.

Uma empresa se tiver que falir deve falir , qualquer que seja a sua dimensão e custe o que custar.

O capitalismo é isso mesmo, se um pequeno cai outro nasce , se um grande cai porventura nascem uns 10 e outros 10 ficam mais fortes , o que a meu ver permite ainda mais concorrência ( o que permite variações de preço maiores).

Claro que temos os custos sociais e financeiros da mega empresa que faliu. Mas será que os biliões muitas vezes necessários para salvar essas empresas não eram melhores empregues nos trabalhadores porventura desempregados. Os activos são sempre vendáveis a outras empresas.

E não estariamos ai sim a criar uma verdadeira economia de mercado onde todos concorrem em igualdade?

E que assim temos sempre alguns em clara vantagem em relação a outros. Portanto pela logica se os outros todos fossem inteligentes fundiam-se num só e ai teriamos outra mega empresa que também não poderia falir.

Acho que este receio e infundado e só cria mega monstros que são sempre maiores e ja abem que se algo corre mal , vão ficar ainda maiores pois não podem falir.


Já asistimos a quedas gigantescas de mega empresas como a Enron, A Pan Am a TWA ,a Lehman ( que sobreviveu ao crash de 29 mas não ao de 2008!), e a vida continuou.


Por exemplo se a GM falisse acham que o mundo ficava pior? se calhar não , porventura até iamos ter carros mais eficientes e a outro tipo de combustivel mais rapido.

Se o Citibank falisse aconteceria o mesmo? Também acho que não , haveria dezenas de outros bancos a comprar os activos em dezenas de Países por esse mundo fora e porventura teriamos melhor concorrência.

Agora com o pseudo medo de não deixar falir mega empresas pois vai causar um colapso ainda maior para mim vai é criar monstros ainda maiores que um dia podem mesmo falir e ai sim vai ser perigoso.
__________________
___________________________________

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Responder com Quote
  #2  
Velho 25-11-2008, 02:42
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Concordo plenamente, acho muito mau num suposto capitalismo andarem a morrer as pequenas empresas aos milhares, especialmente pela falta de procura nos mercados derivado pela cada vez maior pobreza do zé povinho, e andarem a salvar as empresas gigantes com medo que existisse um rombo enorme na economia.

Se a empresa faliu quando outras sobreviveram é porque essa empresa não foi gerida tão bem, deve ter cometido erros e não deve ser tão apta a sobreviver quanto as outras, e estar a fazê-la sobreviver com soro fisiológico apenas enfraquece a economia, sim possivelmente era bem melhor deixar o Citigroup falir e os seus activos passariam para outros bancos que melhor os saberiam gerir, e aí sim a economia funcionaria melhor e seria bem mais forte.

O Freddie Mac e a , só por serem gigantes já sabem que nunca ninguém os deixaria falir, como a , , ou mesmo a , enquanto que os milhares de pequenas e médias empresas que continuam a falir todos os dias são pura e simplesmente ignorados.

Assim toda a corrupção e maus hábitos que possam existir em instituições mal geridas, irá perdurar para sempre, basta que atinjam um tamanho gigantesco e o governo irá sempre salvá-los.

Claro que tenho pena de ver certas empresas falirem, quando têm muita história, mas acho que seria melhor isso do que estarmos a alimentar empresas com maus hábitos, basicamente parece-me algo parecido com estar a alimentar um vírus qualquer que possamos ter, em vez de o combater com antibióticos e deixar desaparecer. Não tem muita lógica, concordo.

Querem assim tanto o verdadeiro capitalismo? Então deixem as empresas mal geridas falir.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
«Governos não vão deixar cair grandes bancos na Europa» Mcmad Fórum Geral 1 29-09-2008 00:10


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 10:35.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters