Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Tópico Fechado
 
Opções
  #1  
Velho 31-10-2007, 18:04
bonif07 bonif07 encontra-se desligado
Banido
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 3
Exclamation curso de bolsa

Caros
Sabem-me dizer um bom curso de iniciação à bolsa?
obrigado
  #2  
Velho 01-11-2007, 08:32
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por bonif07 Ver Mensagem
Caros
Sabem-me dizer um bom curso de iniciação à bolsa?
obrigado
Viva,

Acho que não devem existir manuais completos ainda mas sim livros completos sobre determinadas áreas, e quais áreas procurar?

É assim, o estudo da Análise Técnica é o que alguém que se inicie em Bolsa deve aprender. Porque não a Análise Fundamental? A análise fundamental, a que estuda os fundamentais das empresas entre outras coisas, normalmente podem revelar o que acontecerá às acções de determinada empresa dentro de alguns anos.

Vejamos a acção da Porsche, quem a tivesse comprado em 2001 por volta dos 300 de preço, poderia vê-la agora nos perto de 2000 de preço, com uma valorização de mais de 500% em 6 anos apenas. A empresa tinha muito bons fundamentais, muito lucro, muitas coisas boas, mas os fundamentais ditam o seu crescimento a longo prazo e não no período de dias. Ela subiu esses 500% em 6 anos e não em poucos dias.

O que alguém que queira viver da Bolsa (ou pelo menos ganhar dinheiro com ela) deseja, será ganhar dinheiro constantemente no dia a dia, com várias ordens por ano, mês, ou mesmo semanas, e nesse caso não serão os fundamentais que irão ajudar o trader na minha opinião.

Agora se virmos as oscilações que a acção tem num ano:


Vemos que o mercado anda constantemente em altos e baixos, em pequenas ondas, que se aproveitadas (comprar quando os preços estão no fundo das mesmas ou lá perto e vender quando os preços estão no topo das ondas ou lá perto), poderemos fazer lucro por diversas vezes ao ano.

A título de exemplo se uma acção subir e cair 10% em cada mês, chegará ao fim do ano com uma valorização nula de 0% (+10%-10%...+10%-10%), mas quem tivesse conseguido ganhar 10% em média nessas 12 ordens (10% ao mês em 12 meses), o trader teria feito não 0% de lucro mas sim 213% de lucro, porque não acabaria com os 100% de investimento inicial mas sim uns 313%.

Claro que quem não saiba investir, poderá terminar com prejuízo em vez de terminar com lucro nulo de 0%, pelo que só convirá alguém investir em vez de estar quieto, caso saiba o que faz.

Agora o tipo de análise que deve ser feita a quem quer ganhar dinheiro com as oscilações das acções no mercado, deverá ser a Análise Técnica, onde o trader irá aprender a analisar gráficos, e começar a detectar padrões, prever inversões de preços, projecções, achar linhas de tendência, de suporte e resistência, etc. Alguém que saiba dominar bem a Análise Técnica terá muito melhores chances de sair vitorioso nos mercados.

Dentro da Análise Técnica existem muitas áreas independentes, mas nada melhor que ler um livro introdutório sobre Análise Técnica em geral, e depois aprofundar as áreas que se queiram.

O primeiro livro de Análise Técnica que li, já data da década de 1990-2000, pelo que neste milénio já não li livros de A.T., pois inicialmente podemos estudar um pouco de A.T., mas posteriormente será a nossa prática que ditará as nossas performances e não os livros em geral.

Os livros serão apenas um ponto de partida até um trader se tornar um bom trader.

O primeiro que li foi este:


O link para o mesmo: [URL="http://www.amazon.co.uk/Technical-Analysis-Explained-Successful-Investment/dp/0071381937/ref=pd_bbs_sr_1/026-3458404-6138014?ie=UTF8&s=books&qid=1193904072&sr=8-1"]http://www.amazon.co.uk/Technical-Analysis-Explained-Successful-Investment/dp/0071381937/ref=pd_bbs_sr_1/026-3458404-6138014?ie=UTF8&s=books&qid=1193904072&sr=8-1[/URL]

Agora uma coisa é certa, eu nunca tirei um curso e acho que cursos normalmente são desnecessários quando se têm bons livros e força de vontade / motivação. Quanto ao livro, não sei se existirão melhores hoje em dia pois eu li muito poucos e já foi há muito tempo, mas este como podem ver é um clássico, é um livro de culto e já com muitas reedições, e por alguma razão falam bem dele ao longo de tantos anos

Este livro não tem cores, é escrito em letras pequenas, tem 900 páginas (só lemos se quisermos), e são imagens a preto e branco, mas é super famoso, é bastante completo para alguém que se inicia, e foi o meu ponto de partida perfeito quando me iniciei no estudo da A.T.

Por vezes aprende-se mais num livro de 50€ que em cursos de centenas ou milhares de €. Porque não começar com um bom livro?

Após o estudo desse livro, tendências, teorias gerais de mercados, indicadores básicos, estudos de linhas etc, eu aconselharia a compra de algum livro sobre Japanese Candlesticks (Velas Japonesas), pois permite-nos identificar muito fácilmente padrões nos preços pela simples visualização dos mesmos. E claro existirão outros livros depois.

Quanto aos sites, há muitos sites com teorias dispersas, mas a mim nada me tira da cabeça que nada melhor há do que ler um livro do início ao fim, onde tudo o que queremos está em apenas um lugar: o livro.

Agora fica à decisão de cada um

De qualquer das formas, como complemento aos livros, podem sempre procurar por aqui por ajuda que o pessoal vai ajudando. Eu pelo menos já me ofereci do início para tirar dúvidas ao pessoal que se queira iniciar pelo que podem contar comigo

Parece que o fórum ia ter formação pelo botão acima mas enquanto não tem, temos de ser nós a ajudar uns aos outros
  #3  
Velho 01-11-2007, 09:25
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito Alguns livros...

Estava eu a falar de livros, e depois fui ao fórum do CanalForex e descobri que já alguém tinha partilhado muitos livros lá destes e gratuitamente.

Está no tópico:
Canal Forex > Área Técnica > Livros, Ferramentas e Corretoras
Colocado pelo tpiardi

O link é:

[URL="http://www.canalforex.com/forum/showthread.html?p=42#post42"]http://www.canalforex.com/forum/showthread.html?p=42#post42[/URL]

Aquilo parece spam por causa da publicidade mas após esperar x segundos aparecem os livros para sacar Há lá alguns úteis pelo que vi, mas não verifiquei tudo
  #4  
Velho 02-11-2007, 10:27
bonif07 bonif07 encontra-se desligado
Banido
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 3
Talking curso

Obrigado pela ajuda crashh, mas um amigo meu falou-me num curso de bolsa, que é bastante completo não sei se compensa? Pelo menos sou obrigado a estudar.
Início de Novo Tópico
  #5  
Velho 04-11-2007, 04:47
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por bonif07 Ver Mensagem
Obrigado pela ajuda crashh, mas um amigo meu falou-me num curso de bolsa, que é bastante completo não sei se compensa? Pelo menos sou obrigado a estudar.
É assim, eu nunca tive um curso na vida e nunca iria pois sou daqueles cuja opinião é a de que "sozinho" é que aprendemos bem e com bons livros e se necessário com ajuda online em chats, fóruns, sites, etc.

É uma questão de se testar, um curso pode ser uma boa introdução (introdução porquê? porque não estou a ver darem matéria de 10 livros de 1000 páginas em umas 30 ou 100 horas, ou seja é mesmo apenas uma intrudução). Mas eu pessoalmente dispenso introduções, normalmente quando quero aprender algo vou directo ao assunto sem gastar dinheiro

Mas há quem possa achar que um curso seja um bom ponto de partida, que precise ou queira mesmo a tal introdução, pode ser que seja boa a frequência do mesmo não faço ideia, mas ou a pessoa tem jeito (e aí aprenderia com livros também), ou não terá (e aí nem com livros nem com 1000 cursos lá iria)
  #6  
Velho 23-11-2007, 02:29
BolsaPT BolsaPT encontra-se desligado
Desde 1998
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 72
Por Defeito

Intervimos neste post devido a várias acusações de scam a uma pessoa que se fez passar por várias usando o mesmo ip criando dois nicks bonif07 e brent, que poderão ver pesquisando no google por bonif07 que já tentou fazer o mesmo número noutros fóruns, que será o de perguntar se alguém recomenda um curso de bolsa para depois afirmar que ouviu falar num curso (o seu próprio curso) e que lhe parece bom, numa tentativa de angariar possíveis candidatos à dita formação e assim obter ganhos monetários.

Antes de mais, não se esqueçam de que podem aprender bastante mais com trocas de conhecimentos em fóruns ou mesmo em livros gratuitos e sites de formação pela Internet (gratuitos), do que gastando dinheiro a frequentar determinados cursos de Bolsa ainda por cima espalhados pela Internet de formas duvidosas como estes jogos com nicks falsos. Não invalidam estes casos contudo a existência de cursos bons nem o valer a pena comprar determinados livros.

Fomos fustigados por diversas vezes com inúmeras tentativas de spam no fórum apesar de termos tentado avisar. Não tivemos remédio senão bloquear as contas destes dois nicks, para pararmos o spam e precaver outros utilizadores de acabarem por se ver inscritos em cursos de formação pagos, muito comuns pela Internet.

Por favor tenham cuidado antes de visitarem algum site aconselhado sob a forma de publicidade escondida em mensagens de fóruns, pois regra geral visam a obtenção de lucro convencendo os seus visitantes a frequentar cursos pagos, adquirir bens ou serviços, usar sistemas seus em troca de pagamentos monetários, entre outros.

Sempre que virem um site deste género, primeiro lembrem-se de que formas de publicidade duvidosas indiciam o tipo de intenção dos seus praticantes, e lembrem-se de perguntar primeiro a outros utilizadores no fórum e em caso de respostas duvidosas esperar pelo menos resposta nossa para lhes podermos dizer que as opiniões partem de utilizadores reais e não de nicks fictícios como estes dois que tivemos de banir, algo que só a administração de cada fórum conseguirá saber, dado que endereços de IP são dados invisíveis aos olhos dos utilizadores.

Só assim se podem precaver contra este tipo de situações.

Tenham cuidado em todo o tipo de mensagens que possam notar que vos forneçam algum tipo de informação ou mesmo dúvidas, dando em troca ou de forma escondida links que vos levem a sites pagos.

Bons negócios
__________________
BolsaPT.com - O seu portal de negócios
Tópico Fechado

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 20:37.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters