Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral Fórum dedicado a assuntos da nossa Bolsa de Valores em Geral, as vossas carteiras, rumores nas salas de mercados, dúvidas sobre Bolsa e investimentos.

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 15-01-2013, 18:46
Armagedeon78 Armagedeon78 encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jan 2013
Mensagens: 1
Por Defeito BES vs PT

Boa tarde a todos

Como sou novo neste forum gostaria desde já de me desculpar se estiver a postar na secção errada do forum.
Sou um pequeno/micro investidor e só há cerca de 9 meses comecei a negociar nos mercados de titulos.
Li algumas coisas e ainda me falta ler muitas mais , mas o tempo não dá para tudo... no entanto agora que descobri este forum vou certamente ter a oportunidade de aprender muito mais.
Para vos enquadrar no meu tipo de perfil de investidor gostaria de referir que me revejo na filosofia de investimento do Warren Buffet, isto é, gosto de investir em empresas sólidas que me oferecam garantias de crescimento e cujo negócio eu consiga entender. Se a isto somarmos dividendos melhor ainda.

Nesse sentido comecei talvez um pouco em contra senso a investir em bolsa estrangeira em vez de na bolsa nacional, isto porque achei que os mercados portugueses eram demasiado pequenos e com pouca possibilidade de crescimento face aos mercados americanos. Opiniões à parte o que é certo é que tentei diversificar o meu portfolio como manda o bom senso, facto que no meu caso teve um impacto negativo nos dividendos que recebo, porque acabam por ser baixos por cada empresa que possuo e por ultimo acabam por ser erodidos pelas comissões de custodia, pelos impostos USA, impostos PT, IVA de comissões...etc...

Nesse sentido estava a pensar em liquidar todas os meus titulos em bolsa estrangeira e investir tudo numa grande empresa Portuguesa, mercado onde agora me parecem haver verdadeiras "pechinchas" com capacidade de valorização bolsita e com pagamento de dividendos.

Estou a falar do BES e da PT.

Sei que o BES agora não está a pagar dividendos no entanto tem um preço muito atractivo para uma entrada que garante que quando começarem a pagar dividendos se consiga um retorno de aproximadamente 6% TANL.
Por outro lado a PT anunciou que vai pagar dividendos este ano e para o proximo, tendo um valor mais alto de entrada que o BES, mas obtendo um valor de mais ou menos 6% TANL para os mesmo valor de investimento. Isto se as medidas recessivas de 2013 não derem uma machadada valente na facturação da PT (MEO, TMN, etc... devem ser dos primeiros serviços que o Tuga cancela em tempos de crise com ordenados a levarem 7% de corte) e lá se vão os dividendos

A minha pergunta é: Qual das duas acham melhor para investir?

Cumprimentos
Responder com Quote
  #2  
Velho 17-01-2013, 11:03
RicardoMoreira RicardoMoreira encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jan 2013
Mensagens: 26
Por Defeito

Citar:
Para vos enquadrar no meu tipo de perfil de investidor gostaria de referir que me revejo na filosofia de investimento do Warren Buffet, isto é, gosto de investir em empresas sólidas que me oferecam garantias de crescimento e cujo negócio eu consiga entender. Se a isto somarmos dividendos melhor ainda.
Bom dia,

Com essa filosofia está certamente no bom caminho, esteja preparado para investir a longo prazo, compre para manter, compre qualidade ao melhor preço possível. como Buffet uma vez disse "compre só aquilo que não se importaria de manter se o mercado fechasse por 10 anos". O mercado a curto prazo é movido pela ganância e especulação, enquanto que a longo prazo considero os lucros como o motor do comboio.

No entanto vou deixar um conselho, não invista tudo só numa empresa, considere pelo menos uma carteira de 10 títulos (10 títulos proporciona um desvio padrão de cerca de 23% minimizando o risco)
Quanto à PT e BES, entre os dois a PT é mais rentável, no entanto com o corte nos dividendos para metade e com um PER de 20 neste momento está excluída das minhas potenciais compras.

De acordo com a minha filosofia só compro quando:
(Salvo raras excepções)

- PER - Abaixo de 11
- Tem lucros regulares e/ou crescentes nos últimos 5 anos
- Pouca dívida em relação ao fluxo de caixa e dinheiro em caixa.
- Tem de estar a transaccionar abaixo do valor intrínseco ou no limite (verdadeira pechincha)
- Paga dividendos razoáveis
- Passou de mal a menos mal
- Não necessita de muito dinheiro para se financiar
- Tem de possuir mais activos que passivos
- Não estar na moda

Em vez da PT, também no ramo das comunicações recentemente comprei France Telecom por 8,31€, paga um dividendo de 1,380 € ao ano, transacciona abaixo de valor intrínseco, tem um PER de 6,521 bastante baixo, a dívida é suportável considerando os lucros, que são bastante regulares. A cotação tem vindo a descer desde à cinco anos até atingir um valor abaixo do valor de liquidação, passando assim para o meu leque de pechinchas. Como costumo dizer comprar qualidade ao melhor preço. Toda esta análise só é rentável a longo prazo. A PT também tem muita qualidade e também não está cara, pode vir a dar muito dinheiro, mas neste momento cortou no dividendo para metade e com as medidas recessivas existe grande probabilidade de a facturação sofrer um corte.

O BES também não faz parte do meu leque de acções, primeiro porque os analistas dizem "Comprar" depois porque apresenta prejuízo, depois porque os bancos necessitam de muito capital para o seu financiamento, o endividamento torna-se maior, é um ramo muito afectado pela especulação e muito instável. Apesar de estar a negociar abaixo do valor intrínseco, cerca de metade, não é uma acção que eu queira manter por um longo período. Com tanta especulação à volta da banca internacional pode-se ganhar rapidamente muito dinheiro mas é necessário ter nervos de aço para quem possui sector bancário.

Lembro-me de à cerca de um ano comprar Corticeira Amorim a 1,18 € quando a análise técnica e os analistas diziam "Vender", fiz uma análise e encontrei ali uma verdadeira pechincha, hoje está a cotar a 1,77€, tal como Sonae à cerca de meio ano comprei a 0,55€ conclusão: não confie na especulação e nos analistas.
À uns tempos atrás fiquei feliz depois de perder cerca de 2000 euros em poucos dias. O que aconteceu? Confiei nas projecções dos analistas e bastou uma semana para eu me arrepender, no final acabei por fiquei feliz por ter aprendido com a experiência. Também é bom errar. Nunca mais confiei em projecções de analistas.

Tenho ainda em carteira:

- France Telecom
- Corticeira Amorim
- Sonae
- Ramada Investimentos
- EDP
- Glint
- Coca-Cola Company
- REN
- Education D
- Ford Motors
- Semapa

Reparem são tudo acções para manter, salvo alguma eventualidade, ou caso alguma acção comece a especular muito troco por outra que esteja uma "Pechincha"

Espero ter sido útil e lembrem-se cada um tem a sua filosofia de investimento.
Bons negócios

Última edição de RicardoMoreira : 17-01-2013 às 12:43.
Responder com Quote
  #3  
Velho 17-01-2013, 13:07
riclas riclas encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jun 2012
Mensagens: 24
Por Defeito

A resposta do Ricardo está impecável.
Partilho da mesma opinião, são boas acções para o longo prazo, mas não neste momento. Sinceramente não sei o que recomendar também no mercado nacional.
O ano passado foi simplesmente fantástico para investir, no entanto falhei algumas compras por ser ganancioso e não ter o meu perfil definido.
Sonae, BES, PT, REN, foram as compras que falhei em tempo útil, mas que de qualquer forma acho que são de qualidade.
A melhor cotação nacional que tenho para o longo prazo é mesmo a Portucel. Todas as cotações relacionadas com a pasta de papel continuam a ser bons investimentos (Altri, Semapa, Portucel).

Infelizmente não tenho tempo para analisar os mercados internacionais, mas vou ter as considerações do Ricardo em conta e começar a olhar para algumas das suas cotações. Parece-me um portfolio bastante interessante.

Cumprimentos
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 22:17.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters