Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login BolsaPT & Canal Forex)


Bem vindo ao Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Análise Técnica Área destinada aos estudiosos da Análise Técnica, ferramenta essencial a todos os traders. Se precisarem de alguma Análise Técnica actualizada peçam que pode ser que algum dos nossos utilizadores a queira partilhar...

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 25-06-2012, 19:45
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Exclamation Portugal Telecom - Análise Técnica

A Portugal Telecom foi a vencedora da sondagem semanal. Desde o seu último máximo relativo, em finais de 2010, a PT já deslizou 70%, e continua sem dar sinais sólidos de recuperação. Após a mega-alienação da Vivo, o mercado perdeu alguma esperança nas capacidades da PT, sobretudo no que diz respeito à América do Sul. Com a Vivo a PT fez um trabalho extraordinário, ajudando a transformar esta empresa na maior operadora móvel do hemisfério Sul! Foi-se a Vivo, ficaram 7,2 mil milhões. Mau negócio, na minha opinião...

Com metade desse dinheiro comprou-se uma participação de 23% na Oi e distribuiu-se uma significante fatia do restante em dividendos. No que diz respeito à Oi, pode ser um investimento no futuro mas será um investimento de longo prazo, exigindo-se muito trabalho até que se consiga abrandar a exponencial subida que a Vivo tem vindo a protagonizar nos mais diversos sectores dentro das telecomunicações.

Além da aposta de risco na Oi, também a capacidade de a PT manter o pagamento de um dos mais elevados dividendos do sector (senão mesmo o mais elevado) tem vindo a preocupar os analistas e os intervenientes no mercado. Se até agora a PT apresentava uma postura de empresa madura, neste momento parece querer inverter essa política. E é mais que certo que no próximo ano teremos uma revisão do dividendo distribuído, afastando-se assim diversos accionistas com um perfil mais defensivo, do tipo buy & hold.

Tecnicamente as coisas não estão famosas. O título está num profundo bear state e não parece querer de lá sair. Mantém padrão de lower-highs desde o início da fase descendente, atingindo recentemente mais um mínimo de... bem, nem sei, só tenho registos até 1998. Pelo menos 14 anos... Esse mínimo, nos 3 euros, representa agora um ténue suporte que não resistirá certamente a uma investida muito forte. Como resistências temos uma nos 3.72, que será o próximo obstáculo. Acredito que lá chegue, que feche o gap down até!

Mas a verdadeira prova vai ser a zona de resistência assinalada no gráfico. A ser ultrapassada poderíamos começar a falar numa inversão de tendência, ou pelo menos a olhar para o título com outro respeito. Como sinal positivo (apesar de não ser muito forte, importa considerá-lo) temos uma divergência de volumes, que têm sido discretamente mais fortes na subida do que na descida. É um sinal que deve ser acompanhado e vigiado de perto, mas até que se quebrem as resistências não vale a pena tentar adivinhar um fundo.

[URL=surfaratendencia.blogspot.com]Esta e outras análises em Surfaratendencia.blogspot.com[/URL]
Imagem Anexada
File Type: png P.TELECOM.png‎ (18,3 KB, 4 vistos)
__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Responder com Quote
  #2  
Velho 28-07-2013, 10:08
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Por Defeito

A Portugal Telecom foi a grande vencedora da sondagem semanal. Depois de um ressalto de médio prazo que lhe valeu uma subida próxima dos 50% num ano, o seu ciclo descendente de longo prazo mantém-se. E, para já, não há quaisquer sinais de que essa tendência esteja próxima de se alterar.

Este pequeno bull mode na tendência de médio prazo foi extinto por um H&S assimétrico de inversão. Os três "ombros" que surgiram à direita da cabeça são indicativos da força de suporte conferida pela neckline, mas não desvirtuam o conceito. E sinal disso é a energia com que se deu a quebra descendente após o pullback à neckline. A pressão compradora residente naquela zona esgotou-se de uma vez e o valor da acção caiu mais de 20% num curto espaço de tempo, números significativos para um título que se move lentamente. De notar que esta quebra aconteceu com forte volume crescente, coincidindo também com a chamada "cruz da morte". Apesar de eu não negociar cruzamentos de médias móveis, vejo-os como um indicador interessante. E de facto na PT estes cruzamentos têm apresentado uma precisão considerável. Só nos últimos quatro cruzamentos, a negociação com recurso exclusivo a este indicador teria rendido cerca de 160% de lucro (sendo consideravelmente mais lucrativos os cruzamentos coincidentes com a tendência principal) .

Assistimos durante este mês ao que pode ser um início de um período de lateralização na PT. A vela do dia 15 mostrou indícios de forte pressão compradora abaixo da zona dos 2,69€, com significativo volume a selar a recuperação de 4% intradiária. Da mesma forma, as velas do dia 23 e 24 confirmaram também a força da resistência nos 3€. Mesmo estando consideravelmente pessimista no que diz respeito ao PSI-20, acredito que poderá formar-se um canal de lateralização na PT durante algum tempo a rondar o intervalo 2,7-3€. A confirmar-se poderá abrir interessantes oportunidades de negociação, por ser um canal com uma amplitude de 12%. Admito que estou a entrar ainda mais do que geralmente nas "artes da adivinhação" mas parece-me um cenário plausível o suficiente para ser considerado.

Factos? A PT continua mergulhada num profundo bear mode e não há qualquer sinal de inversão de longo prazo. Todas as entradas de longo prazo serão tentativas de apanhar facas em queda, até prova em contrário. A negociação de curto prazo deverá ser feita preferencialmente a favor da tendência principal, já que a força das probabilidades continuará do lado da quebra em baixa.


Esta e outras análises no blog [URL="http://surfaratendencia.blogspot.pt"]Surfar a Tendência[/URL]
__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #3  
Velho 02-08-2013, 16:24
BlitzMX BlitzMX encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2010
Mensagens: 17
Por Defeito

Elas que descam... mas podemos estar a presenciar o inicio de um "inverted head and shoulders" se for o caso preparem-se porque não deverá descer muito mais, o k é pena pois gostava de as apanhar a 1€ .

Abraço
Responder com Quote
  #4  
Velho 02-08-2013, 18:04
pcosta84 pcosta84 encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Mar 2013
Localidade: Rio de Mouro
Mensagens: 9
Enviar uma mensagem via MSN para pcosta84
Por Defeito RE: Análise Portugal Telecom

Citar:
Criado Inicialmente por BlitzMX Ver Mensagem
Elas que descam... mas podemos estar a presenciar o inicio de um "inverted head and shoulders" se for o caso preparem-se porque não deverá descer muito mais, o k é pena pois gostava de as apanhar a 1€ .

Abraço
Esperem até vir o mês de Setembro. Com as eleições na Alemanha, com a preparação do OE 2014 e com a impressão que poderá vir um 2º resgate... os mercados são capazes de reagir um pouco mal.... e se verá a a vir a bolsa em queda.

Estou á espera dessa altura para entrar na Portugal Telecom (PT).


Bons negócios!!!!
Responder com Quote
  #5  
Velho 02-08-2013, 20:19
BlitzMX BlitzMX encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2010
Mensagens: 17
Por Defeito

tb pode ser hehe.
Responder com Quote
  #6  
Velho 02-08-2013, 21:48
RML RML encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Jul 2013
Mensagens: 1
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por pcosta84 Ver Mensagem
Esperem até vir o mês de Setembro. Com as eleições na Alemanha, com a preparação do OE 2014 e com a impressão que poderá vir um 2º resgate... os mercados são capazes de reagir um pouco mal.... e se verá a a vir a bolsa em queda.

Estou á espera dessa altura para entrar na Portugal Telecom (PT).


Bons negócios!!!!
Pois meu amigo, se a bolsa andasse pela lógica, que andávamos n´s aqui a fazer............
Responder com Quote
  #7  
Velho 04-08-2013, 14:41
BlitzMX BlitzMX encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2010
Mensagens: 17
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por RML Ver Mensagem
Pois meu amigo, se a bolsa andasse pela lógica, que andávamos n´s aqui a fazer............
Bem visto, olhos no Inverted head and shoulders então, e veremos o k acontece.
Responder com Quote
  #8  
Velho 01-10-2013, 20:11
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Por Defeito

A vencedora da sondagem desta semana foi a Portugal Telecom. Dura missão que me deixaram, a de analisar um título que me enche de dúvidas!
Depois de na última análise eu ter ficado com a ideia de que a PT iria andar uns tempos em lateralização, parece-me agora que a força ascendente que é visível no curto/médio prazo a pode levar um pouco mais acima. Se olharmos para o gráfico diário ficamos com a ideia de que se poderá ter activado recentemente um duplo fundo. Será esse duplo fundo suficiente para produzir uma inversão de longo prazo? Parece-me precoce pensar nessa possibilidade...


Olhando para o gráfico semanal fico sem dúvidas de que o bear mode de longo prazo se mantém presente, pelo menos até que uma eventual quebra em alta do máximo relativo nos 4,18€ seja efectivada. No curto/médio prazo parecem de facto existir diversos sinais animadores a somar ao duplo fundo, nomeadamente os padrões de consolidação que se formaram na subida e o volume decrescente associado aos períodos de congestionamento. Pelo lado "negativo" aponta-se esta subida de 25% sem deixar suportes! Isso poderá significar uma correcção mais severa do que o expectável, o que pode levantar dúvidas a quem está dentro. Pior do que isso, a ausência de suportes aumenta significativamente o risco de quem está fora pois os pontos de entrada segura estão demasiado distantes!

Havendo uma forte resistência nos 3,5€, dificilmente a cotação a ultrapassará sem vir um pouco mais abaixo tomar fôlego primeiro. Eventualmente até à zona dos 3.15€, que é onde poderemos encontrar um ténue suporte. Se vier a essa zona talvez se justifique uma tentativa de entrada longa, apostando numa inversão de tendência secundária. Haverá sinais suficientes de que esta inversão pode estar a dar-se? Alguns, não os suficientes. Repare-se no que aconteceu no ano passado, com a formação de um padrão em tudo semelhante ao actual. Apesar de ter dado início a um ciclo ascendente e de ter sido cumprida a projecção, isso não foi suficiente para uma inversão de longo prazo nem para impedir que as cotações mergulhassem abaixo da linha de activação depois de terem arrancado em alta. Ainda assim, os sinais positivos existem e não devem ser ignorados! A juntarmos ao duplo fundo e ao padrão de volume temos outro sinal, a inversão do padrão de máximos/mínimos relativos, também à semelhança do que aconteceu há um ano atrás.

Se me obrigassem a abrir uma posição na PT para fechar daqui 6 meses posicionar-me-ia provavelmente do lado longo. Se me obrigassem a abrir a mesma posição mas para a fechar no próximo mês posicionar-me-ia provavelmente do lado curto. Como felizmente ninguém me obriga a tomar essa decisão, de momento manter-me-ei de fora, expectante, atento, a aguardar sinais mais consistentes de inversão. Em breve saberemos se é desta que ela arranca em definitivo ou se estamos perante mais um falso alarme.

__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #9  
Velho 02-10-2013, 20:18
Avatar de tiagopt
tiagopt tiagopt encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 155
Por Defeito

Depois da euforia matinal em torno deste inesperado anúncio, começam agora a surgir as primeiras dúvidas e interrogações. A maior delas está relacionada com a perda que a economia portuguesa poderá sofrer. É inevitável que essa perda aconteça, de uma fusão surgem sempre sinergias, muitas vezes traduzidas em dispensas. Havendo uma deslocalização expectável do centro de decisão para o Brasil, é normal que Portugal perca destaque na equação.

Valha-nos Zeinal Bava no comando da CorpCo, nova empresa saída da fusão, que sempre olhará para o nosso país com outra atenção enquanto se mantiver como CEO. Apesar de eu admirar imenso o Zeinal Bava e achar que é a pessoa certa no lugar certo, continuo sem compreender algumas das suas incongruências de gestão. E uma delas surge hoje, em conjunto com o anúncio, falando-se de distribuição de dividendos enquanto se fala em aumento de capital. Não é compreensível, especialmente se tivermos em consideração que um dos maiores problemas apontado à CorpCo passa precisamente pela alavancagem resultante do elevado endividamento.

A reter ainda que a nova empresa cotará no NYSE, no Bovespa e em princípio também no nosso PSI-20. Quem é favorecido e prejudicado com esta fusão? Na minha opinião a fusão é boa para os accionistas (o BES é um dos potenciais beneficiados, mesmo que surja a necessidade de ir a AC), é boa para os consumidores (aumento do poder concorrencial, tanto deste lado como por parte da Zon Optimus) mas é má para os trabalhadores (deslocalização do centro de decisão, eventuais dispensas por sinergias e alterações organizacionais) e para o PIB do nosso país (pelos motivos já apontados).

Entrar agora para aproveitar a potencial benesse para os accionistas? Pessoalmente gosto de ver estes filmes por fora, especialmente enquanto só ainda assistimos ao trailer...
__________________
surfaratendencia.blogspot.com - Actualizações Diárias
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
BES - Análise Técnica tiagopt Análise Técnica 1 15-07-2012 18:55
BCP - Análise Técnica tiagopt Análise Técnica 27 21-06-2012 12:00
ZON - Análise Técnica tiagopt Análise Técnica 0 01-06-2012 12:36
Análise técnica da Galp LPM Análise Técnica 2 14-01-2009 20:01
Análise à Portugal Telecom Cubriclas Análise Técnica 21 07-01-2009 17:23


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 11:39.

Largura do Site:


Copyright@1998-2024 - BolsaPT.com, todos os direitos reservados.
Fórum de Bolsa Cotações de Bolsa Notícias de Bolsa Chat de Bolsa Disclaimer Recursos para Webmasters