Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa

Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa (http://www.bolsapt.com/forum/index.html)
-   Fórum Geral (http://www.bolsapt.com/forum/forumdisplay.html?f=2)
-   -   Análise Semanal - EDP (http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=647)

tiagopt 08-03-2009 16:50

Análise Semanal - EDP
 
1 Ficheiro(s) em Anexo
A análise desta semana tem como protagonista a EDP. Curiosamente, a EDP também foi uma das protagonistas da "semana económica", após ter anunciado resultados acima do esperado e um dividendo de 14 cêntimos.
Quem costuma ler o que eu escrevo, sabe que sou um acérrimo defensor da política de não distribuição de dividendos, porque considero que o benefício potencial que daí advém é mínimo. Quando uma empresa distribui dividendos aos accionistas, o seu valor corrige na sessão seguinte de forma automática. Imaginemos que a distribuição de dividendos é feita hoje, com a cotação a 2,44€. Na segunda-feira, a cotação abriria a 2,30€, corrigindo automaticamente os 14 cêntimos que foram distribuídos aos accionistas! E o que acontece a esses 14 cêntimos? São distribuídos depois de sujeitos a uma taxação de 20%. Como sabemos, as mais-valias em bolsa são taxadas a 10%. Nos dividendos, sofremos o dobro da taxação! Então, o que ganha o accionista com a distribuição de dividendos? Na minha modesta opinião, nada... O grande beneficiado com essa política é mesmo o Estado.
Se o capital produzido pela empresa não tem onde ser reinvestido de forma a criar mais-valias para os accionistas (eu tenho sérias dúvidas, neste caso concreto), então que se proceda à recompra de acções próprias com esses excedentes, beneficiando assim muito mais os accionistas.
Perdoem-me esta pequena palestra sobre dividendos, é que eu continuo sem entender muito bem o porquê das entradas especulativas para a caça ao dividendo...
Sigamos então para a análise técnica!

Mais uma vez optei por fazer a análise desta semana no gráfico semanal. Tem sido uma prática regular nas últimas análises, já que o período de lateralização traz poucas novidades e tende a fazer-nos esquecer que estamos em pleno bear market.
Como é visível na imagem, também na EDP se tem vindo a formar um triângulo simétrico nos últimos meses. A falta de força ascendente durante a sua constituição foi notória pelas poucas abordagens à linha limite superior. Também os volumes foram concisos durante a consolidação, sempre decrescentes.
Estes factos permitiam antever uma quebra em baixa. Infelizmente não quebrou antes dos 3/4, o que lhe retira alguma fiabilidade. No entanto, a literatura é clara neste aspecto. Se um triângulo simétrico não quebrar antes do último 1/4 mantém a validade, apenas a projecção não é tão rigorosa já que o movimento perde fulgor.

Após a quebra, produziu 4 velas negras, com volumes crescentes. As últimas três produziram longas sombras inferiores, o que nos mostra a força compradora abaixo destes valores. Mesmo assim as cotações continuam a cair, e estas velas têm-se regido por lower-lows e lower highs. Até que esse padrão bearish seja contrariado, não podemos sequer pensar num ressalto.
Esse ressalto pode aparecerem em breve (a notícia da distribuição de dividendos pode ajudar a um ressalto, à semelhança do que aconteceu com a REN), mas não deverá ser esquecido que estamos em pleno bear market e todas as subidas são oportunidades para shortar. Uma subida até ao vértice deste triângulo constituiria uma óptima oportunidade de entrada curta, já que fica imediatamente antes do último máximo relativo. Este factor, aliado à resistência que o vértice dos triângulos simétricos proporciona, prometeria uma entrada com muito potencial. Quanto a entradas longas, ainda me parece muito cedo para falar sobre isso. Nada do que vejo actualmente me leva a pensar que estejamos perto de um ponto de viragem. Aguardemos, chegará o dia, mais cedo ou mais tarde.

Crashh 11-03-2009 02:24

Também sou da opinião que em pleno Bear Market as pessoas deveriam ter cuidado antes de se aventurarem na caça ao lucro fácil, e para as que planeiam entrar a longo prazo, estar com acções a vários anos, a análise aos fundamentais das empresas é importante também, e já no tópico do goldie [url]http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=2171#post2171[/url] em que já damos uma espreitadela pelos ganhos e dívidas das empresas também, podemos ver que a empresa não está tão bem assim. É tal como a PT, mais uma vítima dos bancos, eles preferem ganhar dividendos da EDP, e a EDP se quiser algo que peça empréstimos, e os bancos ganham com dividendos e juros todos os anos, já são centenas de milhões que a EDP paga ao ano de juros, e os bancos a alimentarem-se cada vez mais.

Se estamos num Bear Market, se a empresa não está tão saudável assim, e se a A.T. (aquela pela qual me guio a 100% sem mais nada para ganhos a curto e médio prazo) não dá sinais, para quê arriscar? E mesmo que desse, concordo, em tempos de perigo, todo o cuidado é pouco. :)


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 16:19.

Powered by vBulletin Version 3.6.7
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.