Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa

Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa (http://www.bolsapt.com/forum/index.html)
-   Fórum Geral (http://www.bolsapt.com/forum/forumdisplay.html?f=2)
-   -   Dúvidas de um mero leigo (http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=1173)

Libensborn 18-10-2012 22:30

Dúvidas de um mero leigo
 
Boas caros amigos, já há alguns meses que tenho vindo a pensar investir em acções, mas como nunca o fiz ou nunca tive ninguém que me explicasse como fazê-lo, coloquei essa ideia em stand-by.

Então há relativamente 2 ou 3 dias, um amigo do meu pai comentou que tinha comprado acções do BCP porque estavam a muito bom preço, o que reacendeu o meu interesse. E efectivamente, quando vi o preço das acções do BCP fiquei deveras interessado.

Visito muitas vezes este Portal e leio todos os tópicos que penso serem relevantes para clarificar as dúvidas que tenho, mas de certa forma ainda não encontrei a informação necessária para que me sinta pronto a transaccionar acções.

Portanto antes de investir o que quer que seja, agradecia imenso que alguém me pudesse esclarecer acerca de como comprar e vender acções, recomendações e cuidados a ter quando se investe, etc.

Obrigado ;)

Libensborn 22-10-2012 19:58

Peço desculpa pelo post duplo, mas gostaria de dizer que mesmo antes de criar este tópico já tinha efectuado o download do "Livro da Bolsa" e que me encontrava a lê-lo há alguns dias, tendo apenas criado este tópico na esperança de obter um brevíssimo resumo do assunto em epigrafe.

Isto é só para esclarecer que este mesmo tópico não foi criado devido a preguiça ou falta de vontade em ler as 564 páginas do livro :ywink:

WarrenBuffett 22-10-2012 21:27

Orey e BCP
 
Viva!

A Orey iTrade é uma boa corretora, cobra 5 euros por transação.

No entanto, você disse "um amigo do meu pai comentou que tinha comprado acções do BCP porque estavam a muito bom preço, o que reacendeu o meu interesse. E efectivamente, quando vi o preço das acções do BCP fiquei deveras interessado."

Aqui estão 2 erros enormes, a saber seguir conselhos e mergulhar de cabeça no desconhecido.

Eu comprei no Verão ações do BCP e valorizaram 20% até agora. É um valor muito bom, se for contínuo.

Você disse que quando foi ver o preço ficou interessado, isso significa que não acompanha o evoluir da situação, no entanto acho que é uma altura boa para comprar.

Boa sorte!

Libensborn 23-10-2012 20:01

Desde já obrigado pela sua resposta.

Quando referi que fiquei interessado no preço das acções do BCP esqueci-me de referir que, apesar de tudo, não comprei quaisquer acções. Há um provérbio que diz "Ninguém testa a profundidade de um rio com os dois pés", portanto não foi um caso de mergulhar de cabeça no desconhecido. Quando se trata de investimentos sou um individuo cauteloso ;)

Na verdade, tenho acompanhado as acções do BCP - entre outras - desde já há algum tempo, mesmo uns meses antes de estas atingirem os célebres mínimos de 0,04€. Contudo, até então, apenas o fazia de acordo com uma mera visão de alguém interessado em assuntos relacionados com economia, nunca deixando de despertar o meu interesse por tal forma de investimento, mas a falta de alguém com conhecimento de causa neste assunto impediu-me, de certa forma, de dar este passo mais cedo.

Quando a dita pessoa mencionou que tinha comprado acções do BCP, tinha surgido a oportunidade de fazer algumas questões acerca do assunto; no entanto deparei-me que essa pessoa também era um semi-beginner e a maioria das questões ficaram por responder, daí a criação deste tópico.

Mais uma vez agradeço a sua resposta ao meu post, assim como a dica a correctora, que de certo irá facilitar-me a vida neste capitulo. :ywink:

WarrenBuffett 23-10-2012 21:29

Viva!

Não conhecia o ditado, é bom, mas tudo depende da situação.

Continuo a achar que é um bom investimento, a queda de hoje teria sido boa para comprar, não estou à espera de mais quedas prolongadas (comprei hoje a 0,077).

Quanto ao preço que referiu de 0,04, acho que isso aconteceu com os direitos e não com as ações, cujo preço mais baixo foi 6 cêntimos e qualquer coisa...


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 07:24.

Powered by vBulletin Version 3.6.7
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.