Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa

Bolsa PT - Inside Forum & Portal de Bolsa (http://www.bolsapt.com/forum/index.html)
-   Fórum Geral (http://www.bolsapt.com/forum/forumdisplay.html?f=2)
-   -   Investir em Obrigações passo a passo (http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?t=1106)

tiagopt 14-06-2012 20:12

Investir em Obrigações passo a passo
 
As obrigações são um produto financeiro de baixo/médio risco que eu não dispenso na minha carteira de investimento. A diversificação é um aspecto fundamental na gestão de um portfolio e alocar uma percentagem do valor da carteira em obrigações acaba por revelar-se muitas vezes uma escolha acertada. A percentagem a alocar varia com o perfil de risco do investidor e com a realidade da economia. Pegando no meu caso concreto, neste momento tenho cerca de 40% da minha carteira em obrigações, percentagem que diminui bastante em momentos de menor incerteza económica
Visto ser este um produto pouco conhecido pela maior parte dos pequenos investidores, reuni os aspectos práticos que me parecem mais importantes no que diz respeito a este produto.


1: O que são obrigações?
De uma forma muito simplista e resumida, as obrigações representam um pedido de empréstimo por parte de uma empresa ou Estado ao mercado. Dentro deste conceito de mercado estão englobados todos os investidores particulares que queiram emprestar dinheiro a uma determinada empresa/Estado, a uma determinada taxa.

2: Qual é o interesse das empresas em emitir obrigações?
Quem emite obrigações fá-lo porque geralmente lhe fica mais barato do que pedindo o dinheiro à Banca. Para exemplificar, peguemos no caso concreto da SAD do Benfica. A sua história e o seu património imaterial de pouco serviriam junto à Banca enquanto argumentos de solidez, que apenas se focaria na sua relação entre activos/passivos, etc. Pedindo dinheiro emprestado aos pequenos investidores, estes investidores terão um juízo muito mais abstracto relativamente à solidez da empresa, exigindo uma taxa em troca do dinheiro emprestado muito inferior à que seria exigida por uma instituição financeira. Este factor leva as empresas a, muitas vezes, lançarem operações publicitárias antes da emissão de obrigações (acredito que a REN deverá lançar em breve obrigações, isso explicaria a publicidade a que temos assistido).

3: E como posso negociar obrigações?
Geralmente as obrigações são negociadas por um intermediário financeiro. Vários bancos as negoceiam (BPI, BES, Banif, etc). Quando existe uma emissão, é feita uma subscrição inicial. A ZON emitiu obrigações de 1000 euros por unidade. Se eu quiser subscrever 10.000 euros vou dar indicação ao meu banco para subscrever 10 obrigações. E fico, na prática, com essas 10 obrigações? Depende. Continuando neste exemplo concreto, a ZON vai emitir 200 ME em obrigações. Se houver 400 ME subscritos, não vamos ter obrigações para toda a gente, pelo que terá de ser feito um rateio. E neste caso ficaria com apenas 5 obrigações em vez das 10. Se, pelo contrário, forem subscritos apenas 50 ME, então eu iria ver o meu pedido totalmente satisfeito, ficando com as 10 obrigações.


4: Assim sendo, devemos subscrever sempre um valor superior ao que desejamos?
Depende. Eu, pessoalmente, não o faço a menos que seja uma oferta irrecusável associada a uma emissão de pequeno valor. Na prática muita gente fá-lo e os próprios bancos recomendam-no muitas vezes. Alguns recomendam subscrever o dobro do que desejamos na prática, o que pode ser proveitoso para quem está atento. Continuemos a analisar o exemplo da ZON (só estou a insistir na ZON por ser uma situação muito publicitada ultimamente, qualquer outro exemplo serviria). A oferta inicial era para 100 ME, passando para 200 ME a meio do processo. É muito dinheiro... Estou piamente convencido que a subscrição não ultrapassará por 7-8 vezes o valor emitido, como por vezes se vê. O meu palpite vai para uma subscrição tangente ou, quando muito, 1,5x. E, se isto acontecer, significa que muitas pessoas vão investir o dobro do que desejavam.

[URL="http://surfaratendencia.blogspot.pt/2012/06/investir-em-obrigacoes-parte-ii.html"](Continuação deste tópico em surfaratendencia.blogspot.com)[/URL]

osilvas 21-06-2012 12:59

Obrigaçoes
 
Olá,

Post muito util! Faltaram apenas esclarecer algumas dúvidas (talvez simples para quem "mexe" a álgum tempo com este tipo de titulos...)

1.
Quantos dias antes do pagamento de juros terá que se ter a obrigação em carteira para ter direito a recebe-los?

2.
No caso espelhado da ZON e como o valor nominal de cada obrigação é de 1000€, se eu der ordem de compra de, por exemplo, 5000€ a 10x,xx% com quantas obrigações fico em carteira? o pagamento dos juros é em função do capital que se têm em carteira ou em função do nº de obrigações?

3.
Onde consultar as caracteristicas de cada uma das obrigações disponiveis na Euronext? (datas de pagamentos de juros, de reembolso, etc?)

Cumps,

tiagopt 22-06-2012 21:23

Citar:

Criado Inicialmente por osilvas (Mensagem 3514)
Olá,

Post muito util! Faltaram apenas esclarecer algumas dúvidas (talvez simples para quem "mexe" a álgum tempo com este tipo de titulos...)

1.
Quantos dias antes do pagamento de juros terá que se ter a obrigação em carteira para ter direito a recebe-los?

2.
No caso espelhado da ZON e como o valor nominal de cada obrigação é de 1000€, se eu der ordem de compra de, por exemplo, 5000€ a 10x,xx% com quantas obrigações fico em carteira? o pagamento dos juros é em função do capital que se têm em carteira ou em função do nº de obrigações?

3.
Onde consultar as caracteristicas de cada uma das obrigações disponiveis na Euronext? (datas de pagamentos de juros, de reembolso, etc?)

Cumps,

Olá Osilvas,
1 - Não aprofundei este ponto para não complicar, mas é uma boa pergunta. Vou responder com um exemplo, para ser mais fácil de me fazer compreender. Eu compro obrigações no dia anterior ao pagamento semestral de juros. Tenho direito ao pagamento semestral de juros? Sim e não. Quando vamos fazer uma compra de obrigações, além do valor nominal temos de pagar ao portador os juros corridos. Significa isso que eu teria de pagar, além do valor da obrigação, o correspondente a 5 meses e 29 dias de juros na minha transacção. No dia seguinte iria receber o juro semestral total, o que na prática significaria que tive direito a receber um dia de juros! Fiz-me entender?

2 - Nesse caso ficaria com 5 obrigações em carteira. O montante a receber tem como base as obrigações detidas, ou seja, juros brutos anualizados de 68,5X5=342,5. Isto independentemente de ter pago em mercado 5000€ ou 2500€ pelas 5 obrigações. Daí termos uma yield variável, de acordo com o que nos custou na realidade adquirir essas obrigações. Se elas desvalorizassem para 2500 e nós fizessemos a compra nesse nível iríamos ter um rendimento bruto correspondente ao dobro, quando comparado com um subscritor da oferta inicial.

3 - Aqui, por exemplo:
[url]https://bonds.nyx.com/[/url]
Pesquisa pelas obrigações da zon:
[url]https://bonds.nyx.com/en/products/bonds/PTZONDOE0003-XLIS/quotes[/url]
Há um local com informação mais detalhada no site da euronext, mas eu não estou a encontrar.

Espero ter ajudado

riclas 04-07-2012 16:53

o site da euronext é bastante confuso...

de qualquer forma, no directorio de bonds só encontro as bonds já emitidas. não existirá algum sítio que mostre as bonds que existem para subscrição? isso é que era interessante...

tiagopt 04-07-2012 18:13

Citar:

Criado Inicialmente por riclas (Mensagem 3542)
o site da euronext é bastante confuso...

de qualquer forma, no directorio de bonds só encontro as bonds já emitidas. não existirá algum sítio que mostre as bonds que existem para subscrição? isso é que era interessante...

Olá Riclas,
É realmente bastante confuso... Para subscrição poderás consultar a oferta disponível no teu intermediário financeiro. Ou então nos jornais, etc. Neste momento há duas empresas do PSI a emitir obrigações, a PT (6,25%) e a Sonae (7%).

riclas 04-07-2012 18:22

Pois, eu estou a par das ofertas que existem por causa da publicidade que tem havido nos media. De qualquer forma, é triste que produtos destes não tenham informação centralizada nalgum sítio na web (se calhar até tem, mas bem obscuro) e que tenha de me dirigir ao banco ou andar à procura na zona de investidores de cada empresa para conhecer estes produtos.
O portal da euronext já contém bastante informação importante, sobre a bolsa principalmente, mas não deixa de ser super desorganizado. Tenho de oferecer-lhes os meus serviços :ybatty:

tiagopt 04-07-2012 20:03

Não podia estar mais de acordo. Infelizmente só este ano é que as obrigações têm ganho maior visibilidade e adesão por parte das empresas, dada a dificuldade que têm sentido em financiar-se junto da banca. Acredito que se continuarmos a ter tanta oferta vão acabar por organizar a informação de uma forma mais acessível algures. É realmente estranho que ainda ninguém o tenha feito, já que o site da euronext é uma porcaria...

Elias 09-07-2012 18:05

Nos últimos meses, o tema das obrigações tem vindo a ganhar maior visibilidade. Tal fica a dever-se, em grande medida, à emissão de dívida por parte de uma série de empresas portuguesas e isso tem vindo a criar novas oportunidades de investimento, acessíveis ao público em geral.

Com o objectivo de ajudar a esclarecer os menos experientes acerca deste assunto, deixo aqui uma pequena apresentação que explica o que são obrigações, como é calculado o pagamento de juros e o que é o mercado secundário.

[url]http://my.brainshark.com/Obriga-es-49634550[/url]

(Nota: tentei colocar aqui o embed, mas como o código HTML não foi correctamente reconhecido, deixo link externo).

Elias 01-08-2012 15:54

Em complemento à apresentação anterior sobre o tema, preparei uma nova apresentação que explica o funcionamento do mercado secundário de obrigações.

Espero que seja útil.

[url=http://my.brainshark.com/Obriga-es-Merc-Secundario-526623541]http://my.brainshark.com/Obriga-es-Merc-Secundario-526623541[/url]

Jamaria 12-09-2012 09:10

Obrigações
 
Bom dia, com as recentes emissões de obrigações por parte das principais cotadas do psi 20 EDP,ZON,PT,SONAE e por ultimo a REN e com a decisão do presidente BCE Sr Mário Draghi da compra de obrigações dos países da Europa com mais dificuldades "O BCE só irá adquirir dívida de países que estejam sob “um programa de ajustamento macroeconómico total [como é o caso de Portugal] ou de um programa preventivo, desde que este inclua a possibilidade de aquisições da parte” dosTransações Monetárias Diretas” para a aquisição de obrigações de países da zona euro no mercado secundário de dívida soberana, num montante “sem limites”.
E com anunciada para amanhã de baixar a taxa de juro de referencia.
Pergunto perante estas noticias todas ainda é boa aposta comprar fundos com carteira maioritária em obrigações europeias?ou só dos países que estão em dificuldades caso de Portugal Itália e Espanha?

Jamaria


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 11:44.

Powered by vBulletin Version 3.6.7
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.